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Criatividade e Inovação

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Imagem: Inepad          Conforme exposto no post anterior ( aqui ) o departamento de criatividade e inovação tem ganho grande importância em grandes empresas .          - Afinal, o que esse departamento faz e como ele trabalha?          - As pessoas ficam apenas inventando coisas?           - Como se mede a criatividade?          Perguntas como essas podem surgir quando falamos de uma área relativamente nova.                   Vamos fazer algumas explicações:                - Esse setor dentro de uma empresa é responsável por criar produtos ou serviços, desenvolver diferenciais competitivos e realizar pesquisas para auxiliar a tomada de decisão.  Para que esse departamento tenha sucesso ele precisa de algumas ferramentas e atributos:          - Um ambiente descontraído e informal.          - Autonomia dentro da empresa de maneira geral.          - Uma politica que estimula idéias de qualquer natureza.          - Diversidade de pessoas (etnias, gêneros e classes so

Demanda e oferta

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Imagem: Eli Rodrigues Em economia muito se fala de demanda e oferta em relação ao mercado. Como toda empresa esta inserida num mercado e esse mercado está em constante mutação poderemos utilizar um pouco mais esses conceitos.  A oferta nada mais é que a quantidade de um bem ou serviço oferecido no mercado. Quanto maior for a oferta desse bem num determinado local, maior será o acesso das pessoas a eles. Com isso a tendência é que seu preço diminua para atender esse mercado mais competitivo. Exemplo: O preço de venda de castanhas no Pará - local de origem. Já a demanda esta do lado dos consumidores e diz respeito a necessidade, ou gosto por um bem ou serviço em determinada região. Quanto maior a demanda, maior a procura e, consequentemente, maior será o preço que determinado consumidor estará disposto a pagar para ter seus desejos realizados, ou suas necessidades sanadas. Ex.: O preço de venda da castanha no estado de São Paulo - que não é o local de origem. Com isso algumas em

Devo formalizar minha empresa?

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Imagem: Saia do Lugar -Chegou a hora de crescer.... Ao iniciar um novo negócio, empreendedores optam por agir na informalidade sem constituírem empresa ou criarem um CNPJ. Para evitar o pagamento de impostos essas empresas - normalmente familiares - podem ficar anos e anos sem se enquadrar em qualquer modalidade formal. Isso ocorre pelo fato dos administradores não enxergarem vantagem no negócio formal, a relação custo x beneficio não representa ganho. Atualmente os principais benefícios da formalização são: - acesso a linhas de crédito. - incentivo em programas governamentais. - habilitação para participar de leilões, pregões e outros. - poder de emissão de Notas Fiscais para pessoa física e jurídica. - maior credibilidade para nos negócios com os clientes. - possibilidade de progressão da empresa para outras modalidades. Onília Araujo, contadora, diz o principal motivo que levam seus clientes a se formalizarem: "... existem apenas dois motivos válidos pa

Diagrama de Ishikawa

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Imagem: Spc Group Quando nos deparamos com um problema, muitas vezes, não sabemos por onde começar.  A resolução dele deverá ser o mais rápido possível para minimizar o dano causado, por isso devemos achar uma solução coerente e adequada para transformá-lo numa oportunidade de melhoria. Para uma tomada de decisão eficiente precisamos de dados consistentes e identificar uma ferramenta adequada para identificação dos obstáculos que deveremos ultrapassar, nesse contexto venho apresentar uma ferramenta voltada a identificação das causas de cada problema: o Ishikawa. Criado pelo professor Kaoru Ishikawa  da Universidade de Tóquio em 1943. “O  Diagrama de Causa e Efeito , também chamado de “ Diagrama de Ishikawa ” ou “ Diagrama Fishbone ”, tem como objetivo facilitar a identificação das causas de problemas que devem ser sanados ou mesmo os fatores que levam a determinado resultado que desejamos obter através da representação gráfica.” Basicamente este método voltado para a engen

Tive lucro ou prejuizo?

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Imagem: Iniciativa Jr VISIBILIDADE FINANCEIRA Uma grande dificuldade das empresas de modo geral é verificar precisamente o valor que estão ganhando ou que estão perdendo, a visibilidade financeira é essencial no negócio. Diversas vezes as pessoas confundem o faturamento com o lucro obtido, uma empresa pode faturar R$100.000,00 em um mês e lucrar menos do que quando faturou R$95.000,00. O ideal é calcularmos o lucro da seguinte forma:  Lucro Bruto (LB) = Preço de venda - preço de custo. Com isso devemos identificar transação a transação o valor do LB adquirido. Exemplo: Preço de venda de um shampoo - 20,00 Preço de custo do um shampoo -  15,00 (subtraindo) Lucro bruto da transação ---------  5,00 (25% de margem bruto) *A margem bruta nada mais é que o percentual de lucro do produto, quanto você ganha na venda desse produto. Quando tivermos esses dados ficará mais claro para a loja o quanto está recebendo de fato, em contrapartida temos que ter relacionados todas as d

Pesquisa de Mercado

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Imagem: Junicon Tomar decisões estratégicas, mudar o rumo dos negócios, avaliar um novo tipo de investimento, aumentar o volume dos negócios, reavaliar preços. Tudo isso somente é possível com a ajuda de uma PESQUISA DE MERCADO. O papel de uma pesquisa é muito importante para uma empresa, através dela o Gestor obterá dados e fontes importantes para o processo de tomada de decisão. Basicamente a pesquisa deve ter alguns aspectos: 1- Ser clara e objetiva. 2- Não ser cansativa. 3- Ser bem direcionada. 4- Ser auto-explicativa. 5- Mesclar perguntas ( abertas e fechadas). Seguindo esses aspectos a pesquisa torna-se um meio mais fácil de adquirir informações. É fundamental que o entrevistado - aquele que responde a pesquisa - esteja ciente do objetivo dela para que suas respostas não sejam mal interpretadas. As perguntas abertas deixam margem para o entrevistado responder. Exemplo: Qual seu hobby. Já as perguntas fechadas não dão margem e podem enumerar itens de resposta ou apresentar as

O que é churn na telefonia móvel?

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Imagem: Teleco É a relação entre os planos de telefonia móvel ativos e cancelados. Sendo assim quanto maior o numero de planos prospectados e quanto menos os planos de celulares são cancelados menor   será o churn. De uma forma mais simplificada podemos entender churn como a taxa de cancelamento. Operadoras o utilizam para nortear as ações de uma empresa em qualquer segmento tanto em ações de prospecção de clientes, CRM, quanto em pós-venda. Um bom exemplo dessas ações para baixar o churn seria o programa de desbloqueio de celular gratuito oferecido pelas operadoras, venda de planos sem fidelidade, sistema de pontuação para retenção de consumidores, promoções de combos de serviços e utilidades, dentre outros. A baixo um exemplo dessas ações: “A Oi foi a primeira operadora a anunciar a venda de celulares desbloqueados, pratica adotada em 2007. Em janeiro de 2009, a empresa anunciou o fim da multa para cancelamento e mudança de planos pós-pagos e, no final de 2009, anunc