Criatividade e Inovação


Imagem: Inepad

         Conforme exposto no post anterior (aqui) o departamento de criatividade e inovação tem ganho grande importância em grandes empresas.

         - Afinal, o que esse departamento faz e como ele trabalha?
         - As pessoas ficam apenas inventando coisas? 
         - Como se mede a criatividade? 

        Perguntas como essas podem surgir quando falamos de uma área relativamente nova. 
        
        Vamos fazer algumas explicações:
      
        - Esse setor dentro de uma empresa é responsável por criar produtos ou serviços, desenvolver diferenciais competitivos e realizar pesquisas para auxiliar a tomada de decisão. Para que esse departamento tenha sucesso ele precisa de algumas ferramentas e atributos:

         - Um ambiente descontraído e informal.
         - Autonomia dentro da empresa de maneira geral.
         - Uma politica que estimula idéias de qualquer natureza.
         - Diversidade de pessoas (etnias, gêneros e classes sociais).
         - Banco de dados eficiente com informações fidedignas.

         Ótimos exemplos de empresas que trabalham muito bem esse lado são a Google e o Facebook e uma grande dica de filme que retrata bem o cenário é "Os estagiários". Veja o trailer:



         Não é preciso ter um departamento especifico para que a criatividade e inovação tenha espaço em sua empresa, pode-se criar espaços de inovação, recrutar pessoas diferentes, estimular novas idéias com campanhas e outros.
         Veja duas ferramentas de inovação de baixo custo:
           
          Caixa de Sugestões

          Uma simples caixinha com sugestões de melhorias na empresa pode fomentar a mentalidade inventiva da organização, diminuindo obstáculos como: insegurança dos participantes, receio, pensamentos pessimistas e timidez. Esse modelo já foi muito utilizado para uma empresa referencia em inovação, como é o caso da Toyota.

          Feedback

          Muitas vezes nós achamos que conhecemos os clientes, mas de fato não sabemos o que ele realmente quer. Pedir um feedback constante a eles e aos próprios funcionários amplia a visão dos gestores e lhe trazem maiores informações sobre a percepção e a expectativa de cada um. O feedback pode ser realizado em uma entrevista individual, em questionários de massa ou até em uma reunião semanal com a equipe. Basta ter  disposição para perguntar e ouvir o outro lado.

          Nesse sentido que empresas inovadoras transformam insights em negócios, estou falando das famosas Startups, veja o post sobre o assunto na resenha sobre "A startup enxuta" de Eric Ries ( aqui ).

           
          Baseado nisso posso afirmar: Diversifique sua forma de pensar. Pessoas adoram coisas novas!!!

TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.

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