Diferença entre Marketing 1.0 ao 4.0

        
Capa parcial Philip Kotler



          Muito se fala do conceito de Marketing ao longo do tempo, da mesma forma que o comportamento do consumidor foi se alterando, o MKT, também, foi evoluindo e para cada época foi estabelecido uma nova diretriz. Assim foi criado o conceito 1.0, 2.0, 3.0 e o atual 4.0. No post de hoje iremos tratar das principais características de cada um.


MARKETING 1.O

        Nesse blog eu já havia falado da época do fordismo enquanto falávamos de marketing de serviço (aqui), período que conhecemos como revolução industrial. Fato é que nesse período a oferta (fornecedores) era muito menor do que a demanda (consumidores), e o poder de decisão - barganha - do consumidor era baixo. 
        Com isso o marketing acabou focando seus esforços no produto e não no cliente.

Fonte: Auto Garagem

Marketing 2.0

          Com o crescimento do numero de empresa, o cliente começou a ter mais opção de escolha, ele poderia comprar da empresa A ou da B. Esse novo cenário forçou as empresas a perseguirem a satisfação do cliente, algo além de somente atende-los. Nesse contexto práticas de CRM e de estudos de mercado são muito eficientes. O foco passou a ser o cliente: 


Fonte: Action Coach



Marketing 3.0

          Kotler define 3 pilares da teoria 3.0: Colaboração, cultura e espiritualidade. Esse modelo de marketing possui foco nos valores, entende o consumidor como ser humano. Está totalmente atrelado ao planejamento estratégico da empresa (veja).




          A razão da empresa existir deve ser justificada pela diferença que ela fará no mundo. Podemos usar o Inbound Marketing como estratégia para o Marketing 3.0.

           1. A ERA DA PARTICIPAÇÃO E DO MARKETING COLABORATIVO
           2. A ERA DO PARADOXO DA GLOBALIZAÇÃO E DO MARKETING CULTURAL
           3. A ERA DA SOCIEDADE CRIATIVA E DO MARKETING ESPIRITUAL.

          O consumidor não compra um produto visando satisfazer suas necessidades básicas, ele compra com o coração, algo que ele identifique valor, considera, muito mais, o emocional. E quando falamos de sentimentos, temos que ressaltar o benefício do uso do Marketing de Experiência.

          Veja o quadro comparativo com os 3 primeiros conceitos:




Marketing 4.0

           O conceito principal já está na própria capa do livro: "Moving from Traditional to Digital". Sair do Tradicional para o Digital é a vertente mais importante. Não é novidade falar que o mundo digital é uma dos mais importantes meios para interagir com o seu cliente e divulgar sua empresa, mas temos que saber que a internet está repleta de tubarões. Todo conteúdo que temos no meio virtual é  titulado BIG DATA e este ambiente está cada vez mais concorrido.
           Vamos fazer um teste. Ao buscar Maquina de Solda em Florianópolis acessei mais de 60 mil resultados. Veja a imagem abaixo: 



           Pergunto: Ambiente concorrido, não?
           
           O Marketing 4.0 utiliza conceitos estabelecidos no 3.0 e acrescentando a necessidade de se tornar digital. E como trabalharemos uma estratégia de diferenciação nesse contexto? Veja algumas dicas:
           
            - Esteja antenado nas novidades da internet, novas redes sociais, novas formas de divulgação, tendências do mercado.
            - Busque assessoria de uma empresa especialista em Marketing Digital.
            - Estude o comportamento do consumidor digital. (Pesquisa E-Bit 2016)
            - Peça feedback ao seu cliente, não seja omisso.

           A internet é inclusiva, pessoas de diferentes segmentos conseguem buscar a mesma informação, nosso cliente é multicanal, ele acessa a internet, escuta rádio, televisão, etc. E a principal mudança está no poder do consumidor. O cliente vai até seu estabelecimento e consulta preços para comparar com sua oferta, faz reclamação ou elogio de um serviço simultaneamente com a execução dele. 
           Por outro lado, tudo é estatística no meio virtual, podemos saber quantos clientes acessaram seu site, quantos deixaram de comprar seu produto no meio do processo de compras (abandono de carrinho), quantas foram as visualizações de sua fanpage, etc, etc.

            E o famoso momento WOW, vocês conhecem??? 


            

           É outro conceito abordado por Philip Kotler. É aquele momento surpreendente, sabe aquele estalo em que você se pergunta: "É isso mesmo". Um exemplo é uma ação nas redes sociais que o restaurante Paris 6 realizou: 

>>>>Em meio as constantes chuvas do verão uma de suas clientes foi empurrada ladeira abaixo pela água de uma valeta, logo o restaurante lançou em rede social uma procura pela tal cliente, não demorou muito e ela foi localizada, sabem o que ela ganhou? Uma free-pass vitalício, acho que a redundância aqui é válida, ela conseguiu o direito de para comer TODOS os dias de sua vida GRATUITAMENTE no restaurante. <<<

           É ou não é um momento WOW.

 DICAS e EVENTOS empreendedorismo e inovação? 
...segue no Insta @tiagodamazio

           Baseado nisso posso afirmar: Abuse da criatividade e aumente seu potencial de crescimento, está na hora de sairmos do marketing tradicional e nos tornarmos digital.
           

             

           








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