Qual a diferença entre publicidade e propaganda?
Muitas pessoas fazem confusão sobre esses termos e, hoje,
iremos diferenciar esses 02 elementos.
Propaganda
Diferentemente, do que o senso comum acredita, propaganda
não é só uma divulgação televisiva. Ela é todo o tipo de comunicação ao mercado
promovendo a imagem de uma empresa ou de uma pessoa. Exemplo: Outdoor, anuncio
em rádio, revista, utilização de mídias alternativas e outros.
A agencia EVEF diz: "é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou instituição política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.
A agencia EVEF diz: "é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou instituição política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.
Diferente do Jornalismo imparcial, a propaganda apresenta informações com o objetivo tendencioso de principal de influenciar uma audiência. O resultado desejado é uma mudança de opinião e atitude em relação ao assunto no público-alvo para promover uma agenda."
Publicidade
Teoricamente é uma divulgação não paga de sua empresa, uma inserção de conteúdo em um jornal de negócios sem cunho comercial. A assessoria de imprensa está diretamente ligada a publicidade e no que se refere a imagem institucional da empresa.
Veja a diferenciação feita pelo Senac dos dois termos:
Para o autor os dois termos estão diretamente ligados, mas
para propor uma diferenciação considera-se que a PUBLICIDADE uma mensagem
enviada a sociedade do que ela realmente é, com um direcionamento
institucional, já a PROPAGANDA impõe uma imagem a ela por meio de sua
divulgação. E, ainda, a propaganda é uma veiculação predominantemente paga pela
empresa, em quanto a publicidade não deveria ser.
Baseado nisso posso afirmar: Utilize recursos como a propaganda e a publicidade para divulgar seu negócio.
Comentários
Postar um comentário