Gestão de Pessoas - Como fazer um Desenho de cargos?
A força de vendas da empresa se destacava no mercado por prestar um atendimento customizado, cortês e ágil, resolvendo os problemas de seus clientes em pouquíssimo tempo. John era o vendedor mais experiente, sempre batia as metas e auxiliava nas dúvidas de sua equipe, foi considerado vendedor modelo da empresa e designado como uma ótima referencia para os vendedores que estavam entrando na compania. Motivado pelos resultados que John havia trazendo em sua posição como vendedor, o dono da empresa "não pensou duas vezes" na hora de promove-lo a supervisor de departamento.
A partir daí vocês já podem imaginar o que aconteceu.,.
- John replicou sua formula de sucesso aos demais?
Muito diriam que sim, mas, ao contrario do que muitos achariam que seria o desempenho de John, ele acabou tomando uma série de decisões precipitadas, fez mau uso de sua função para receber vantagens e acabou perdendo a liderança de seu time, que passou a não respeitá-lo mais. No intervalo de 3 meses John voltou a assumir sua posição de vendedor.
No fim das contas, a empresa de departamento perdeu um ótimo VENDEDOR e ganhou um péssimo SUPERVISOR.
A situação listada acima é mais comum do que você imagina! Diariamente, pessoas são promovidas sem estarem preparadas para assumir uma nova função, deixam de fazer aquilo que elas fazem bem para começar a desempenhar papeis diferentes dentro do negócio com um desempenho inferior.
Quando falamos de dar direcionamento na carreira das pessoas, estamos falando de colocar as pessoas certas nos lugares certos, e montar esse "quebra-cabeça" é uma das principais tarefas do Líder Empreendedor, mesmo que isso incomode as pessoas.
Veja o vídeo abaixo, no qual o Investidor Marcos Lemones toma a decisão de redirecionar as pessoas dentro de uma empresa. Nesse caso, podemos ver claramente o descontentamento da funcionária de RH (Sandy) quando recebe uma crítica de sua atuação na empresa.
Mas como fazer para não cometer esses erros?
Um ponto de partida será determinar as funções de cada um dentro da empresa, saber quais são as responsabilidades e deveres de cada função e como será monitorado o desempenho destes profissionais.
DESENHO DE CARGOS
Consiste em estabelecer um modelo determinado de atribuições para detalhar as funções de cada colaborador na empresa e definir quais são os requisitos que cada um deve ter para exercer o trabalho com qualidade. Ele funciona como um norteador do gestor para monitorar e até mesmo contratar profissionais no mercado que correspondam as suas expectativas. Existem diversos modelos de DESENHO DE CARGOS no mercado, mas elenquei aqui os poque julgamos ser os mais importantes itens.
A seguir iremos explicar cada item do modelo:
CARGO | VENDEDOR |
OBJETIVO DA FUNÇÃO | Obter
a satisfação completa do cliente por meio da comercialização de produtos e serviços na medida certa da necessidade de cada cliente. |
- Essa é a hora de explicar em poucas palavras qual é o objetivo MACRO da função, que diz respeito ao que a empresa espera que um colaborador alocado naquela função realize.
- Os requisitos possuem caráter eliminatório para desempenhar determinada função, caso o colaborador não possua minimamente eles, ele não poderá desempenhar "aquele papel" dentro da empresa.
- Já o diferencial serve para definir algumas atribuições que poderão contribuir para melhorar desempenho do profissional naquela função, é tudo aquilo que o gestor acredita ser desejável.
REQUISITOS | Ensino Superior Completo. |
Ter exercido
mais de 2 anos de atividades de atendimento a clientes. |
|
Possuir no
mínimo 6 meses de experiência em vendas. |
|
Disponibilidade
para viagens no fim de semana. |
DIFERENCIAL | Ter conhecimento avançado em Excel. |
Formação em
Administração de Empresas. |
ATIVIDADES | Realizar orçamentos a clientes. |
Fazer follow up de vendas. | |
Atendimento a clientes. | |
Realizar vendas
com base em metas estabelecidas. |
|
Expor materiais
de divulgação em feiras e eventos. |
|
Acompanhamento
de carteira de cliente. |
|
Resolver e
propor soluções para reclamações de clientes. |
- Nesse momento devemos detalhar quais as atividades do profissional no exercício da função, essas atividades devem ser confrontadas com os demais profissionais para que uma função não sobreponha a outra.
RESPONSABILIDADES | Atuar como
gestor de sua carteira de clientes. |
Atender a
totalidade das reclamações de seus clientes. |
|
Zelar pela
Imagem da empresa perante ao mercado. |
- Esse campo proporciona a empresa delimitar quais são as maiores responsabilidades da função e dará subsídio ao gestor para traçar as metas de desempenho de cada um dos cargos dentro da empresa.
OPERAÇÃO | Horário de
Trabalho das 9h00 às 18h00 com 1 hora de almoço. |
Trabalho com 40 horas semanais. | |
Atuação em
feiras e eventos aos finais de semana. |
SUBORDINAÇÃO SUPERVISOR DE VENDAS
- Definição do superior imediato.
Agora, veja o quadro completo...
Baseado nisso posso afirmar: Defina as funções de cada um dentro da sua empresa! Faça com que cada colaborador saiba o que esperam dele!!!
Ótimo conteúdo, bem esclarecedor. Muito útil.
ResponderExcluirMuito bom, ajudou muito!
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