Gestão de Pessoas - Como fazer um Desenho de cargos?


         


      Uma determinada loja de departamento no Norte da Califórnia estava em constante ascensão e começou a chamar muita atenção dos "gigantes" do setor. A empresa tinha um ótimo clima para se trabalhar, profissionais engajados e começava a apresentar um resultado bem expressivo comparada a outras lojas do mesmo segmento naquele estado. 
      A força de vendas da empresa se destacava no mercado por prestar um atendimento customizado, cortês e ágil, resolvendo os problemas de seus clientes em pouquíssimo tempo. John era o vendedor mais experiente, sempre batia as metas e auxiliava nas dúvidas de sua equipe, foi considerado vendedor modelo da empresa e designado como uma ótima referencia para os vendedores que estavam entrando na compania. Motivado pelos resultados que John havia trazendo em sua posição como vendedor, o dono da empresa "não pensou duas vezes" na hora de promove-lo a supervisor de departamento.
      A partir daí vocês já podem imaginar o que aconteceu.,.

     - John replicou sua formula de sucesso aos demais?
  
     Muito diriam que sim, mas, ao contrario do que muitos achariam que seria o desempenho de John, ele acabou tomando uma série de decisões precipitadas, fez mau uso de sua função para receber vantagens e acabou perdendo a liderança de seu time, que passou a não respeitá-lo mais. No intervalo de 3 meses John voltou a assumir sua posição de vendedor. 

      No fim das contas, a empresa de departamento perdeu um ótimo VENDEDOR e ganhou um péssimo SUPERVISOR.

      A situação listada acima é mais comum do que você imagina! Diariamente, pessoas são promovidas sem estarem preparadas para assumir uma nova função, deixam de fazer aquilo que elas fazem bem para começar a  desempenhar papeis diferentes dentro do negócio com um desempenho inferior. 

     Quando falamos de dar direcionamento na carreira das pessoas, estamos falando de colocar as pessoas certas nos lugares certos, e montar esse "quebra-cabeça" é uma das principais tarefas do Líder Empreendedor, mesmo que isso incomode as pessoas.






      Veja o vídeo abaixo, no qual o Investidor Marcos Lemones toma a decisão de redirecionar as pessoas dentro de uma empresa. Nesse caso, podemos ver claramente o descontentamento da funcionária de RH (Sandy) quando recebe uma crítica de sua atuação na empresa.


     Mas como fazer para não cometer esses erros?

     Um ponto de partida será determinar as funções de cada um dentro da empresa, saber quais são as  responsabilidades e deveres de cada função e como será monitorado o desempenho destes profissionais.  



DESENHO DE CARGOS

      Consiste em estabelecer um modelo determinado de atribuições para detalhar as funções de cada colaborador na empresa e definir quais são os requisitos que cada um deve ter para exercer o trabalho com qualidade. Ele funciona como um norteador do gestor para monitorar e até mesmo contratar profissionais no mercado que correspondam as suas expectativas. Existem diversos modelos de DESENHO DE CARGOS no mercado, mas elenquei aqui os poque julgamos ser os mais importantes itens.

       A seguir iremos explicar cada item do modelo:



CARGO VENDEDOR
OBJETIVO DA FUNÇÃO Obter a satisfação completa 
do cliente por meio da 
comercialização de produtos e
 serviços na medida certa da 
necessidade de cada cliente.



- Essa é a hora de  explicar em poucas palavras qual é o objetivo MACRO da função, que diz respeito ao que a empresa espera que um colaborador alocado naquela função realize.


REQUISITOS  Ensino Superior Completo.
Ter exercido mais de 2 anos de 
atividades de atendimento a clientes.
Possuir no mínimo 6 meses de 
experiência em vendas.

Disponibilidade para viagens no fim
de semana.
- Os requisitos possuem caráter eliminatório para desempenhar determinada função, caso o colaborador não possua minimamente eles, ele não poderá desempenhar "aquele papel" dentro da empresa.


DIFERENCIAL  Ter conhecimento avançado 
em Excel.
Formação em Administração 
de Empresas.


- Já o diferencial serve para definir algumas atribuições que poderão contribuir para melhorar desempenho do profissional naquela função, é tudo aquilo que o gestor acredita ser desejável.


ATIVIDADES Realizar orçamentos a clientes.
Fazer follow up de vendas.
Atendimento a clientes.
Realizar vendas com base em metas 
estabelecidas.
Expor materiais de divulgação em 
feiras e eventos.
Acompanhamento de carteira de 
cliente.
Resolver e propor soluções para 
reclamações de clientes.


- Nesse momento devemos detalhar quais as atividades do profissional no exercício da função, essas atividades devem ser confrontadas com os demais profissionais para que uma função não sobreponha a outra.



RESPONSABILIDADES   Atuar como gestor de sua 
carteira de clientes.
Atender a totalidade das 
reclamações de seus clientes.
Zelar pela Imagem da empresa
 perante ao mercado.


 - Esse campo proporciona a empresa delimitar quais são as maiores responsabilidades da função e dará subsídio ao gestor para traçar as metas de desempenho de cada um dos cargos dentro da empresa.


OPERAÇÃO Horário de Trabalho das 
9h00 às 18h00 com 1 hora 
de almoço.
Trabalho com 40 horas semanais.
Atuação em feiras e eventos
 aos finais de semana.

 - Serve para detalhar como será a operacionalização de cada função, neste quesito é importante que o Empreendedor se oriente pela lei que rege a CLT (veja)


SUBORDINAÇÃO    SUPERVISOR DE VENDAS


 - Definição do superior imediato.


Agora, veja o quadro completo...


Baseado nisso posso afirmar: Defina as funções de cada um dentro da sua empresa! Faça com que cada colaborador saiba o que esperam dele!!!


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