Gestão de Inovação - Tipos de Inovação


Tipos de Inovação - Post 2 de 10.

         Como vimos no post anterior (aqui) inovação diz respeito a criar algo novo, podendo ser até um método novo de forma que podem ser comercializados. E nesse post vamos falar dos tipos de inovação:

INCREMENTAL X RADICAL

        A inovação INCREMENTAL é a mais comum dentro das industrias e empresas brasileiras, pelo fato de agregarem valor a um produto já existente, esse tipo de inovação exige que tenha um produto já criado e consolidado no mercado para fazer sentido. Um grande exemplo de inovação incremental está presente no mercado de vendas de celulares, como é o exemplo dos celulares S8 e S8+. Veja o que a diferenciação é muito pequena, mas existe uma melhoria de um modelo para o outro.

comparativo tudocelular.com

         Já a inovação RADICAL pressupõe a criação de algo 100% novo, criação de um produto novo para o portfólio para acessar um novo mercado ou entregar um novo benefício ao mercado já existente.
         A Gillette fez um trabalho excepcional no mercado de laminas de barbear ao criar o Mach 3, produto que revolucionou este segmento, mudando o hábito do consumidor de descartar a lamina e o suporte de barbear para descartar, apenas, a lamina. Além de aliar conforto e design para o produto. Segue imagem:



ARQUITETURAL X MODULAR

        As inovações ARQUITETURAL E MODULAR estão relacionadas ao grau de modificação que a mudança promovida pela inovação tem em relação ao bem. Esse conceito normalmente é a aplicado a produtos e não a serviços. Ou seja, a distinção está relacionada a representatividade da inovação em cima do produto primário.
        Veja as mudanças que a bicicleta teve ao longo do tempo como exemplo de inovação Arquitetural:
               

        Note que até 1880 a bicicleta sofreu diversas inovações do tipo ARQUITETURAL.
        Por outro lado, a inovação MODULAR implica na modificação de um produto sem realizar nenhuma mudança na estrutura. O grande exemplo de mudança que ela traz são a parte da frente dos carros que são alteradas ano a ano para sinalizar uma mudança de linha de veículo, é muito comum você ver uma chamada veja novo modelo 2019 do carro X, e na verdade a mudança de uma linha para outra ser mínima. Veja a evolução MODULAR dos modelos do Gol (preste atenção no segundo e no quarto veículo da foto que possui apenas algumas modificações).



INOVAÇÃO EM PRODUTO X SERVIÇO X PROCESSO

         Decidimos diferenciar estes tipos de inovação para reforçar que você pode fazer inovação em qualquer área da empresa, não é só criar um produto novo, pode ser criar um serviço novo ou diferencial para o serviço já desenvolvido, alterar uma forma de cobertura de garantia, mudança no processo ocasionando maior produtividade ou diminuição de desperdício.

         De fato, você já deve ter realizado alguma inovação em sua empresa por questão de sobrevivência ou para melhorar a sua competitividade. Considere que a inovação em produto e serviço se refletem em benefícios direcionados para "fora da empresa", benefícios para o consumidor. Agora, a inovação de processo traz benefícios internos para a empresa.

INOVAÇÃO DISRUPTIVA

          Essa é a Rainha das INOVAÇÕES, diz respeito a uma criação ou uma tecnologia que impactará no dia a dia de todos os consumidores, ela por si só promove uma mudança cultural de como consumir ou utilizar determinado tipo de tecnologia. Os grandes exemplos são: O fogo, a roda, a eletricidade, a internet, etc.

          Veja a história da invenção disruptiva mais incrível dos últimos anos: a internet:




Discovery Channel

          Fonte: Erasmus University Rotterman - Innovation Management

          Baseado nisso posso afirmar: Comece a inovar em sua empresa, pode ser inovação incremental ou modular no início, em pouco tempo você pode criar um diferencial estratégico para sua empresa.

Comentários