Marketing Experience - Cases Fantásticos

            



            O Marketing de experiência está em grande evidencia na vida das grandes corporações, trata-se da maneira pela qual a empresa se comunica com o cliente final por meio da experiência de compra, para deixar de ser mero comprador para ser um usuário da marca, ou seja, tudo aquilo que ele passa quando esta em contato com a empresa (seus sentimentos, suas angustias, seus desejos, suas ansiedades, etc.) compõem a percepção que ele terá sobre a marca, assim, ela deixa de ser um simbolo ou um nome para ganhar vida e criar um vinculo emocional com seu público. Caso a percepção seja melhor do que as expectativas deles, eles ficarão satisfeitos, e se essa satisfação for de alto nível ele ficará "encantado".


           O OBJETIVO DO MARKETING EXPERIENCE É CRIAR UMA EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEL.


           Esse conceito não é novo! Muitos de nós consumidores já vivenciamos isso em algum ponto de venda. Já foram em alguma loja que possui um aroma agradável que você até gostaria de levar para casa? Sabe aquela loja com uma iluminação aconchegante? Ou até mesmo um ambiente com o som ambiente que torna ainda mais prazeroso o momento da compra? Tudo isso são estratégias bem difundidas nos grandes varejistas, e muitas vezes ajudam na hora do consumidor escolher determinado produto.
           Veja 02 ótimas ações de grandes empresas que usaram e abusaram do Marketing Experience:

           O primeiro da Marca Contrex.


           
           O segundo da Skol - famosa pelo publico masculino:




           A ideia é que o cliente identifique sua marca pelos seus sentidos. Veja o vídeos da Coca-Cola e identifique como podemos melhorar a experiência....

           ... a partir de um simples som:




           ... ou de exercícios físicos:




           A empresa Banco de Eventos sintetiza “Uma experiência em que as sensações foram pensadas para aproximar consumidor e marca”, veja mais um “case”, desta vez do sorvete Magnum:




          Para aumentar o rol de exemplos, o site da Endeavor definiu 7 empresas que inovaram nesse quesito:

          "1. Portobello

          A Portobello vende cerâmica. Se antes ela ganhava dos concorrentes pela qualidade, hoje esse diferencial não é mais suficiente. Portanto, a empresa agregou vários serviços à sua estrutura. São mais de 100 lojas só com produtos da marca para facilitar o acesso do consumidor aos produtos. Nas lojas monomarcas, ao contrário das lojas multimarcas, a Portobello consegue personalizar a comunicação visual, o cheiro do lugar, o atendimento. Além disso, à venda de cerâmicas, foi agregado o serviço de desenvolvimento de projetos. Arquitetos fazem projetos para os clientes e mostram em 3D como ficaria o resultado final da obra. Portanto, a empresa começou a vender mais projetos e experiências do que cerâmicas.

          2. Chilli Beans

        Na loja conceito inaugurada na Oscar Freire, em São Paulo, o cliente pode customizar seus óculos. Há inúmeras armações entre as quais ele pode escolher, com formatos, cores e texturas diferentes. Dá até para escrever seu nome na armação. Além disso, na hora de provar um modelo, as pessoas podem tirar foto, postar e pedir ajuda para os amigos na escolha.

          3. Ray Ban

        Mais um case de loja de óculos, a loja flagship da Ray Ban inaugurada no bairro do SoHo, em Nova York, conta até com uma impressora 3D para criar armações. Oficialmente, a própria Ray Ban afirma que o local é “parte loja, parte sala de espetáculo, parte galeria, parte centro de expressão criativa, parte seja o que você quiser que seja”. Atualmente, a loja está disponibilizando um oftalmologista. Os clientes podem agendar uma consulta no site, da qual já sairão com um diagnóstico e indicações dos melhores produtos para seu caso.

           4. Hermès

       Outra loja em Nova York também aposta na customização. A loja de perfumes da Hermès inaugurada em 2015 no Brookfield Place tem uma perfumista que ajuda a desenvolver uma fragrância personalizada, com base nas preferências dos clientes.

           5. Poit Energia

       A grande sacada de Wilson Poit, dono da Poit Energia (vendida em 2012 para a Agrekko), foi perceber que seu diferencial seria ir além do simples aluguel de geradores. Ele passou a oferecer vários serviços: locação de aparelhos complementares, como cabos, torres de iluminação e transformadores, além do apoio profissional, para garantir toda a energia dos eventos atendidos.

           6. Macy’s

          Juarez conta que certa vez comprou um vinho na Macy’s, uma das maiores lojas de departamento do mundo. Liberou seu cadastro e voltou depois de alguns meses para ver o que aconteceria. Ao entrar na loja, foi surpreendido com uma mensagem de boas-vindas, anunciando que a loja lembrava da compra de um Malbec e que, naquela nova visita, ele estava convidado para ir até o andar onde estavam os vinhos, fazer uma degustação com um sommelier e garantir 30% de desconto na compra de uma nova bebida.

           7. Amazon

         A Amazon vende milhões de produtos, mas encontrou na segurança de seus serviços de entrega um de seus diferenciais. Aos poucos, se torna uma grande empresa de logística. Para ser cada vez mais eficiente, precisou dominar a cadeia logística e montou uma estrutura específica para atender a demanda de seus clientes por entregas no mesmo dia do pedido, por exemplo.
         As iniciativas dessas marcas podem servir de inspiração para a sua empresa também encontrar soluções criativas. Oferecer uma experiência que esteja em sintonia com o perfil dos seus clientes cria um vínculo que diferencia o seu produto da concorrência."
   
           - É preciso muito dinheiro para usar o Marketing de Experiencia?
           
           Não! Muito mais do que os recursos financeiros, precisamos usar e abusar da criatividade que é a maior aliada para realizar ações nesta esfera. Um café da manhã com seus clientes, um suporte para tirar duvidas de determinado produto, uma aromatização na empresa, qualquer ato que estimule o cliente a vivenciar sua marca, tudo isso pode tornar a experiencia dele em contato com sua empresa mais prazerosa.

               Veja a ação que a empresa ArtCenter fez:



           Baseado nisso posso afirmar: Dê vida a sua marca e estimule o seu cliente a vivencia-la.
                    



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