Como faço para exportar de maneira simples?


Tree Solution

           Já abordamos este assunto em nosso blog a um tempo atrás falando de quais são as taxas de exportação e mais algumas dicas (aqui). E por ser um assunto de grande interesse resolvi falar um pouco mais sobre esse grande canal dentro do mundo globalizado.

           Logo de "cara", conseguimos identificar alguns benefícios de realizar transações internacionais:
           
           - Acréscimo de um novo canal de vendas.
           - Aumento do faturamento.
           - Possibilidade de dobrar seu faturamento - Lei do Simples Nacional.

           Já a Peiex lista as principais vantagens de se exportar:
           - Antecipação à concorrência internacional.
           - Diversificação e aumento de mercados e clientes.
           - Diminuição da capacidade ociosa.
           - Know how internacional.
           - Melhoria na gestão e operação.
           - Nome, marca e imagem internacional
               - Desoneração tributaria - PIS, COFINS, ICMS e IPI de acordo com o regime da empresa.

               Já o Sebrae criou um vídeo institucional bem legal sobre o assunto:




           Vamos elencar alguns conceitos para facilitar nossa dinâmica:

           Vendas reativas - quando a empresa recebe um pedido.
           Vendas proativas - quando a empresa busca mercado.
           Exportação indireta - quando uma empresa usa um intermediário (comercial exportadora) para realizar a exportação - .
           Exportação direta - a empresa é responsável por todo o processo, desde a prospecção até o envio da mercadoria.


           Para facilitar a apresentação iremos utilizar o fluxograma do PEIEX COM 12 PASSOS para exportação.


            1 - Planejamento e pesquisa de mercado

            Quando vamos começar a exportar temos que buscar informações sobre o mercado que iremos atingir, da mesma forma que precisamos conhecer nosso cliente aqui no Brasil, devemos buscar saber preferencias do consumidor, como é gosto deles, qual a frequência de compra, concorrentes, etc.
            Podemos realizar uma pesquisa na própria internet no esquema Desk research - pesquisas feitas pelo computador em sites e instituições gratuitas, nesse momento eu recomento o site de pesquisa Inves & Export e o Trade Map.
            Buscar associações que são especialistas no segmento , PEIEX, SICIEX, Sebrae (no caso de micro e pequena empresa, APEX, SECOMs, etc.
            Missão empresarial - conversar com a agencia normativa, não é a visita comercial, visitar concorrentes.
            Tudo isso para diminuir o risco de lançar um produto que não tenha boa aceitação.

           2 - Prospecção de clientes e negociação com o importador.

           É hora de ir a campo, buscar clientes e negociar com o importador, é a etapa da negociação em si, ou o momento que colocamos o produto na prateleira - exemplo e-commerce.
           Nesse momento é importante entendermos que existem termos relativos a onde o exportador deve entregar a mercadoria ou onde o importador deve coletar a mercadoria, quem é responsável pelos fretes e quem deve contratar um seguro internacional. Todos esses termos são padronizados por siglas que possuem essas definições - são chamados de Incoterms, exemplo: EXW, DDP, FOB, DAP, CIF, etc.
          Lembre-se que a partir do momento que você vai prospectar clientes, de preferencia, tenha em mãos todos os dados principais: tempo de entrega, preço, descontos, volume minimo e outros.

           3 - Emissão e envio de Proforma ao importador.

           Vamos a mecânica da ação agora, é um modelo para envio das mercadorias e nele deve conter informações sobre preço, volume, peso, descrição, dados da empresa, forma de pagamento e o Incoterms acrescido do porto de origem (ex: FOB-Santos). Segue modelo de templete da microsoft word:



            4 - Aguarda recebimeto de Purchase Order e Letter of Credit.

            E depois deve-se receber a ordem de compra, vale atentar para o risco da negociação, sendo o pagamento antecipado o meio mais comum. Também considere que o fato de ter a ordem de compra (purchase ordem) não lhe garante o recebimento e não é um documento obrigatório.
           Já a carta de crédito ou Letter of Credit é um documento obrigado quando você negocia essa forma de pagamento e cada banco possui um modelo especifico.

            5 - Gera Commercial Invoice.

            A invoice é um documento criado para facilitar o desembaraço no pais de destino. Ela é um documento contabil e funciona como uma nota fiscal internacional - deve conter as informações similares ao Proforma. Veja o exemplo do site Shipwire:



            6 - Produção do Pedido.
          
            Verifique a embalagem que pode ser primaria (embalagem de venda), secundaria (embalagem grupada) e terciaria (embalagem de transporte). 
             Também é preciso buscar os certificados especificos para cada produto, como o certificado de origem, de livre venda (solicitação), certificação de fumigação de pallets (desinfetação) e outras específicas de acordo com cada associação.

           7 - Transporte até o porto / aeroporto de embarque.

           É de responsabilidade da empresa qualquer problema que ocorrer até a hora do embarque, as mercadorias deverão circular com a nota fiscal e podem sofrer fiscalizações durante essa movimentação. Recomenda-se a realização de um seguro de carga ou a contratação de uma empresa que apresente esse benefício.


Imagem: Porto Seguro Viagem


                        
            8 - Registro Siscomex e Despacho aduaneiro.

           Canal Verde - mercadoria liberada para embarque sem conferência aduaneira.
           Canal laranja - a documentação apresenta pelo exportador está sujeita a uma nova conferecnai e, a príncio, a mercadoria está liberada para embarque.
           Canal vermelho - tanto a documentação como a mercadoria deverão passar por uma nova conferência fiscal.

o despachante aduaneiro facilita esse processo

             9 - Contratação de Frete Internacional.

            Deve ser feita no PASSO 2 para auxiliar no processo de formação de preço, devemos levar em consideração se a carga vai ser levada de forma maritima, aérea, rodoviaria e/ou ferroviaria - apresente dados como: peso, volume, dimensões, fragilidade, valor e distancia.
              Faça ao menos 3 cotações - se possível - e dê preferencia a empresas que já estão acostumadas a transportar o seu tipo de carga. Uma das empresas mais famosas é a Fedex: 

Cena do filme "O naufrago"


            10 - Desembaraço aduaneiro.

            É a liberação da mercadoria pela alfandega no pais de entrada e esse é o procedimento no qual a importação é considerada finalizada, nesta fase há a verificação dos dados declarados pelo exportador e a conformidade com a legislação específica verificado no PASSO 6.
           De acordo com o site da Receita Federal, no artigo 571 do Regulamento Aduaneiro estabelece que o desembaraço aduaneiro na importação é o ato pelo qual é registrada a conclusão da conferência aduaneira.

         
          11 - Feedback e envio de documentos.

          Etapa para fortalecer o relacionamento, enviar os documentos pendentes, é o famoso "pós venda". Veja algumas estratégias de marketing de relacionamento aqui.

          12 - Liquidação do Câmbio.

          Vale a pena buscar o melhor cambio, muitas vezes temos urgência em receber o dinheiro de imediato, a ideia é aguardar a melhor cotação de sua moeda, negociar diretamente com o banco o melhor momento para liquidar o cambio, ou seja, transformar a moeda com a qual o cliente pagou para nossa moeda nacional. Essa liquidação pode ser realizada desde o PASSO 4 em caso de venda com recebimento antecipado, mas se você tiver a possibilidade de aguardar uma melhor valorização da moeda, pode ser bem interessante o 
retorno.
            

Imagem: Dicas de Nova York
                                                                                                                                                                                                                   
Baseado nisso posso afirmar: Aumente seu faturamento com mais um canal de vendas, empreenda sem limites!!!        


E aí!? Vale a pena exportar dentro do seu negócio? Comente sobre sua experiencia e faça perguntas...  






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