Demanda e oferta


Imagem: Eli Rodrigues

Em economia muito se fala de demanda e oferta em relação ao mercado. Como toda empresa esta inserida num mercado e esse mercado está em constante mutação poderemos utilizar um pouco mais esses conceitos.
 A oferta nada mais é que a quantidade de um bem ou serviço oferecido no mercado. Quanto maior for a oferta desse bem num determinado local, maior será o acesso das pessoas a eles. Com isso a tendência é que seu preço diminua para atender esse mercado mais competitivo. Exemplo: O preço de venda de castanhas no Pará - local de origem.
Já a demanda esta do lado dos consumidores e diz respeito a necessidade, ou gosto por um bem ou serviço em determinada região. Quanto maior a demanda, maior a procura e, consequentemente, maior será o preço que determinado consumidor estará disposto a pagar para ter seus desejos realizados, ou suas necessidades sanadas. Ex.: O preço de venda da castanha no estado de São Paulo - que não é o local de origem.
Com isso algumas empresas traçam estrategias para melhor atingir os mercados com maior demanda, muitas vezes antecipando uma necessidade ou até criando-as (Oceano Azul). Todos querem fazer parte de um mercado em que  a demanda seja grande e a oferta seja pequena,  todavia esses mercados estão cada vez mais escassos.
Um dos grandes exemplos é do medicamento Viagra que age contra a impotência sexual. Por anos o laboratório Pzifer explorou sozinho esse novo nicho.
O departamento de inovação e criação (veja) ganha destaque em grandes corporações para criarem produtos ou serviços que usufruam dessa oportunidade.

 Baseado nisso posso dizer: Criem, inovem e colham os frutos antes de novos agricultores.

TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários