Pesquisa de Mercado

Imagem: Junicon


Tomar decisões estratégicas, mudar o rumo dos negócios, avaliar um novo tipo de investimento, aumentar o volume dos negócios, reavaliar preços. Tudo isso somente é possível com a ajuda de uma PESQUISA DE MERCADO.

O papel de uma pesquisa é muito importante para uma empresa, através dela o Gestor obterá dados e fontes importantes para o processo de tomada de decisão.

Basicamente a pesquisa deve ter alguns aspectos:

1- Ser clara e objetiva.
2- Não ser cansativa.
3- Ser bem direcionada.
4- Ser auto-explicativa.
5- Mesclar perguntas ( abertas e fechadas).


Seguindo esses aspectos a pesquisa torna-se um meio mais fácil de adquirir informações. É fundamental que o entrevistado - aquele que responde a pesquisa - esteja ciente do objetivo dela para que suas respostas não sejam mal interpretadas.

As perguntas abertas deixam margem para o entrevistado responder. Exemplo: Qual seu hobby. Já as perguntas fechadas não dão margem e podem enumerar itens de resposta ou apresentar as alternativas na própria pergunta.

Exemplo 1:
Qual meio de comunicação você tem mais contato?
( ) Rádio
( ) TV
( ) Internet
( ) Revistas.

Exemplo 2:
Você prefere praia ou montanha?

A pesquisa ela pode buscar diferentes pessoas dividida em 4 grupos: clientes, colaboradores, fornecedores e concorrentes. Sendo que estes dois últimos se relacionam com o macroambiente. Uma pesquisa direcionada aos clientes pode ter como objetivo medir a satisfação deles, verificar suas necessidades, antecipar problemas e identificar oportunidades. Os colaboradores precisam estar satisfeitos com suas empresas, por isso cada vez mais as empresas buscam identificar o que lhes deixam satisfeitos.

O network ( veja o post ) maximiza resultados das companhias e diminui custos, nesse contexto pesquisar ajuda muito a obter essas informações. Uma grande empresa do ramo de decoração e eletrônicos aumentou em mais de 30% seu lucro substituindo fornecedores nacionais por estrangeiros. Já a concorrência também nos traz dados preciosos sobre o mercado, como: definição dos preços, prestação de serviço, garantia, estratégias de vendas e outros.

A pesquisa possui 3 fases:

1º Elaboração

2º Aplicação

3º Interpretação dos dados.

Na primeira fase o pesquisador formula e organiza as perguntas de maneira cronológica e didática, ele defini a amostragem (quantas pessoas irão responder), faz a impressão do material e organiza as equipes de aplicação. A aplicação é efetivamente a resposta da pesquisa, nessa fase - aparentemente menos complexa - é necessário tomar bastante cuidado para que as informações colhidas sejam verdadeiras e fidedignas. Na ultima fase o pesquisador irá receber todas as pesquisas, tabular as respostas e elaborar gráficos com a interpretação de todos os dados.

Qual seria o melhor lugar para se divulgar uma propaganda de um veiculo estilo SUV? Muitos responderiam na televisão aberta ou fechada, no cinema utilizando merchandising, ou em revistas especializadas em autos. Mas foi através de uma pesquisa que uma montadora identificou nas crianças um potencial de decisão de compra e por isso a empresa divulgou o anuncio numa revista direcionada a esses pequenos influenciadores.

Sites como IBGE e sites do municipio tembém podem fornecer muitas informações a respeito da cidade, população, faixa etária, renda e outros.


Fontes: Pesquisa de marketing de Carl McDaniel e Roger Gates




Baseado nisso posso afirmar: Não tome decisões sem nenhuma base confiável. Pesquise para achar alternativas. Uma decisão errada pode acabar com seu negócio.


TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.


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