Diagrama de Ishikawa

Imagem: Spc Group



Quando nos deparamos com um problema, muitas vezes, não sabemos por onde começar.  A resolução dele deverá ser o mais rápido possível para minimizar o dano causado, por isso devemos achar uma solução coerente e adequada para transformá-lo numa oportunidade de melhoria. Para uma tomada de decisão eficiente precisamos de dados consistentes e identificar uma ferramenta adequada para identificação dos obstáculos que deveremos ultrapassar, nesse contexto venho apresentar uma ferramenta voltada a identificação das causas de cada problema: o Ishikawa. Criado pelo professor Kaoru Ishikawa  da Universidade de Tóquio em 1943.
“O Diagrama de Causa e Efeito, também chamado de “Diagrama de Ishikawa” ou “Diagrama Fishbone”, tem como objetivo facilitar a identificação das causas de problemas que devem ser sanados ou mesmo os fatores que levam a determinado resultado que desejamos obter através da representação gráfica.”
Basicamente este método voltado para a engenharia de qualidade visa ramificar o problema identicando cada uma das causas que estão relacionados a ela e posteriormente – se necessário – identificar as subcausas das causas. Seu criador enumera 6Ms como principais motivos de problemas: Método, Matéria-Prima, Mão de Obra, Máquinas, Medição e Meio Ambiente. Abaixo um gráfico ilustrativo:




A Espinha de Peixe (Fishbone) pode ser utilizada dentro de empresas seguindo o mesmo princípio, porém deverá sofrer adaptações e se adequar a cada realidade.

Vamos imaginar que uma empresa apresente uma queda no seu faturamento e a partir de uma pesquisa ela encontre pontos de melhoria no atendimento e nos serviços prestados. O administrador poderá representar graficamente o cenário de acordo com o diagrama.



Dessa forma, ir identificar cada causa para resolução do problema específico. Exemplo: Atendimento ruim – funcionários desmotivados e sem treinamento.



Após a identificação poderemos montar um plano de ação para resolvermos cada causa


DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
INÍCIO
DURAÇÃO
RESPONSÁVEL
FUNCIONÁRIOS DESMOTIVADOS
CRIAÇÃO DE CAMPANHA MOTIVACIONAL VISANDO O ENGAJAMENTO
IMEDIATO
30 DIAS
GERENTE DA ÁREA
FALTA DE TREINAMENTO
APLICAR UM TREINAMENTO ESPECIALIZADO EM ATENDIMENTO
1/1/2013
1 SEMANA
EMPRESA TREINAR

Fonte:





Baseado nisso posso dizer: Quanto antes identificar um problema na empresa, mais fácil será resolvê-lo. Fique ligado!!!

TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários