Diagrama de Ishikawa
Imagem: Spc Group
Quando nos deparamos com um problema, muitas vezes, não sabemos por onde começar. A resolução dele deverá ser o mais rápido possível para minimizar o dano causado, por isso devemos achar uma solução coerente e adequada para transformá-lo numa oportunidade de melhoria. Para uma tomada de decisão eficiente precisamos de dados consistentes e identificar uma ferramenta adequada para identificação dos obstáculos que deveremos ultrapassar, nesse contexto venho apresentar uma ferramenta voltada a identificação das causas de cada problema: o Ishikawa. Criado pelo professor Kaoru Ishikawa da Universidade de Tóquio em 1943.
“O Diagrama de Causa
e Efeito, também chamado de “Diagrama de Ishikawa”
ou “Diagrama Fishbone”, tem como
objetivo facilitar a identificação das causas de problemas que devem ser
sanados ou mesmo os fatores que levam a determinado resultado que desejamos
obter através da representação gráfica.”
Basicamente este método voltado para a engenharia de
qualidade visa ramificar o problema identicando cada uma das causas que estão
relacionados a ela e posteriormente – se necessário – identificar as subcausas
das causas. Seu criador enumera 6Ms como principais motivos de problemas: Método,
Matéria-Prima, Mão de Obra, Máquinas, Medição e Meio Ambiente. Abaixo um gráfico
ilustrativo:
A
Espinha de Peixe (Fishbone) pode ser utilizada dentro de empresas seguindo o
mesmo princípio, porém deverá sofrer adaptações e se adequar a cada realidade. 
Vamos
imaginar que uma empresa apresente uma queda no seu faturamento e a partir de
uma pesquisa ela encontre pontos de melhoria no atendimento e nos serviços
prestados. O administrador poderá representar graficamente o cenário de acordo
com o diagrama. 
Dessa
forma, ir identificar cada causa para resolução do problema específico. Exemplo:
Atendimento ruim – funcionários desmotivados e sem treinamento.
Após a identificação
poderemos montar um plano de ação para resolvermos cada causa
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 
 | 
  
INÍCIO 
 | 
  
DURAÇÃO 
 | 
  
RESPONSÁVEL 
 | 
 |
FUNCIONÁRIOS DESMOTIVADOS 
 | 
  
CRIAÇÃO DE CAMPANHA MOTIVACIONAL
  VISANDO O ENGAJAMENTO 
 | 
  
IMEDIATO 
 | 
  
30 DIAS 
 | 
  
GERENTE DA ÁREA 
 | 
 
FALTA DE TREINAMENTO 
 | 
  
APLICAR UM TREINAMENTO
  ESPECIALIZADO EM ATENDIMENTO 
 | 
  
1/1/2013 
 | 
  
1 SEMANA 
 | 
  
EMPRESA TREINAR 
 | 
 
Fonte:
Baseado nisso posso dizer: Quanto antes identificar um
problema na empresa, mais fácil será resolvê-lo. Fique ligado!!!
TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.
TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.


Comentários
Postar um comentário