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Tive lucro ou prejuizo?

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Imagem: Iniciativa Jr VISIBILIDADE FINANCEIRA Uma grande dificuldade das empresas de modo geral é verificar precisamente o valor que estão ganhando ou que estão perdendo, a visibilidade financeira é essencial no negócio. Diversas vezes as pessoas confundem o faturamento com o lucro obtido, uma empresa pode faturar R$100.000,00 em um mês e lucrar menos do que quando faturou R$95.000,00. O ideal é calcularmos o lucro da seguinte forma:  Lucro Bruto (LB) = Preço de venda - preço de custo. Com isso devemos identificar transação a transação o valor do LB adquirido. Exemplo: Preço de venda de um shampoo - 20,00 Preço de custo do um shampoo -  15,00 (subtraindo) Lucro bruto da transação ---------  5,00 (25% de margem bruto) *A margem bruta nada mais é que o percentual de lucro do produto, quanto você ganha na venda desse produto. Quando tivermos esses dados ficará mais claro para a loja o quanto está recebendo de fato, em contrapartida temos que ter relacionados todas as d

Pesquisa de Mercado

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Imagem: Junicon Tomar decisões estratégicas, mudar o rumo dos negócios, avaliar um novo tipo de investimento, aumentar o volume dos negócios, reavaliar preços. Tudo isso somente é possível com a ajuda de uma PESQUISA DE MERCADO. O papel de uma pesquisa é muito importante para uma empresa, através dela o Gestor obterá dados e fontes importantes para o processo de tomada de decisão. Basicamente a pesquisa deve ter alguns aspectos: 1- Ser clara e objetiva. 2- Não ser cansativa. 3- Ser bem direcionada. 4- Ser auto-explicativa. 5- Mesclar perguntas ( abertas e fechadas). Seguindo esses aspectos a pesquisa torna-se um meio mais fácil de adquirir informações. É fundamental que o entrevistado - aquele que responde a pesquisa - esteja ciente do objetivo dela para que suas respostas não sejam mal interpretadas. As perguntas abertas deixam margem para o entrevistado responder. Exemplo: Qual seu hobby. Já as perguntas fechadas não dão margem e podem enumerar itens de resposta ou apresentar as

O que é churn na telefonia móvel?

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Imagem: Teleco É a relação entre os planos de telefonia móvel ativos e cancelados. Sendo assim quanto maior o numero de planos prospectados e quanto menos os planos de celulares são cancelados menor   será o churn. De uma forma mais simplificada podemos entender churn como a taxa de cancelamento. Operadoras o utilizam para nortear as ações de uma empresa em qualquer segmento tanto em ações de prospecção de clientes, CRM, quanto em pós-venda. Um bom exemplo dessas ações para baixar o churn seria o programa de desbloqueio de celular gratuito oferecido pelas operadoras, venda de planos sem fidelidade, sistema de pontuação para retenção de consumidores, promoções de combos de serviços e utilidades, dentre outros. A baixo um exemplo dessas ações: “A Oi foi a primeira operadora a anunciar a venda de celulares desbloqueados, pratica adotada em 2007. Em janeiro de 2009, a empresa anunciou o fim da multa para cancelamento e mudança de planos pós-pagos e, no final de 2009, anunc

Vendedor

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            Imagem: Psicologia Auto estima e Beleza             Nos tempos antigos as empresas não tinham muita concorrência e consequentemente as pessoas não tinham escolha e diversidade de produtos, para retratar essa época temos a famosa e já mencionada frase de Henri Ford (1947):"O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto.", ou seja total poderio do fabricante diante seus clientes.             Hoje, com o m ercado competitivo, quem dita a regra são os consumidores. Os produtos e serviços são cada vez mais equiparados, com garantias, qualidades e preços semelhantes. E as empresas buscam diferenciais para potencializar suas vendas. Nesse contexto surge o consultor de vendas que tem enorme importância na hora da venda e tem como a principal atividade influenciar o comportamento do consumido.               Abaixo segue uma sucinta lista de características de um bom vendedor:                         Pro – atividade: poder de iniciativa e in

A importância do atendimento

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Imagem: Good Reads          Atendendo aos pedidos vou falar sobre o atendimento, apenas um simples trocadilho, vamos lá!            Ele tem o mesmo papel de uma carta de apresentação , é a primeira impressão da empresa na visão do consumidor, seu principal objetivo é solucionar problemas, identificar necessidades e encantar o cliente. Um bom atendimento deve apresentar ser:            Cordial – Contar com colaboradores motivados que fazem o usa da saudação, boa comunicação e positividade.            Prestativo – o atendente deve achar alternativas, tirar duvidas, direcionar atendimento e lembrar-se que a principal razão dele estar naquele cargo é o cliente.            Empático – o funcionário do atendimento deve se colocar no ponto de vista do cliente para utilizar a melhor forma de linguagem e tratamento.            Direcionado – um atendimento direcionado facilita a prestação de serviços e dá agilidade nas operações da empresa.            Personalizado –

Consultor de Marketing x Plano de Marketing

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Imagem: Pro action            Objetivamente falando, o trabalho de um consultor de marketing consiste em identificar a necessidade de uma empresa através de uma consistente pesquisa de mercado e utilizar técnicas de marketing para propor soluções .   Ele precisa ter um perfil analítico e enxergar alternativas que outros não conseguem ver, por isso o profissional deve manter-se atualizado com as tendências e novidades, ter uma boa bagagem teórica e utilizar sua criatividade para realizar um planejamento estratégico inovador.             Antes de começarmos a falar sobre o planejamento, vale citar a Daniela Khauaja , especialista em marketing pela Western International University de Londres, ela diz: “plano de marketing é derivado do plano corporativo. Assim, deve começar pela formulação estratégica do negócio, que contém a síntese dos objetivos e das diretrizes estratégicos. É muito importante que haja um perfeito alinhamento entre os dois planos.” O departamento de marke

Categorias de Merchandising

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Imagem: 123rf                 A palavra tem origem francesa do termo “merchand” que significa negociante. De fato esse é o papel dela, por que o negociante, antigo consultor, influencia o consumidor na tomada de decisão.             O merchandising é uma importante ferramenta de marketing que acompanha todo o ciclo de vida do produto e pode ser utilizada durante a introdução, crescimento, maturidade e até no declínio dele. Autores o dividem em dois tipos: de gestão, considerando o espaço ocupado pelo produto na prateleira e de sedução, enquadrado num ambiente de exposição atrativo.             De acordo com o grupo Outform: “ 90% do que se vende no comércio passa por um ponto-de-venda, os estímulos se tornam cada vez mais necessários a fim de provocar o impulso e o desejo de comprar. Aliado à propaganda, informando as qualidades de um produto, o merchandising em PDV fecha o ciclo, permitindo a experiência, e conseqüentemente, a empatia e a preferência por esta ou aquela mar