Consultor de Marketing x Plano de Marketing

Imagem: Pro action


           Objetivamente falando, o trabalho de um consultor de marketing consiste em identificar a necessidade de uma empresa através de uma consistente pesquisa de mercado e utilizar técnicas de marketing para propor soluções.  Ele precisa ter um perfil analítico e enxergar alternativas que outros não conseguem ver, por isso o profissional deve manter-se atualizado com as tendências e novidades, ter uma boa bagagem teórica e utilizar sua criatividade para realizar um planejamento estratégico inovador.
            Antes de começarmos a falar sobre o planejamento, vale citar a Daniela Khauaja, especialista em marketing pela Western International University de Londres, ela diz: “plano de marketing é derivado do plano corporativo. Assim, deve começar pela formulação estratégica do negócio, que contém a síntese dos objetivos e das diretrizes estratégicos. É muito importante que haja um perfeito alinhamento entre os dois planos.” O departamento de marketing não deve agir isoladamente na implementação de um plano, ele deve ter apoio de outros departamentos para conseguir informações fidedignas que podem auxiliar diretamente na construção do trabalho, como exemplo da necessidade dessa sintonia posso falar sobre a empresa IOB  (autoridade em consultoria tributaria e fiscal) que fornece dados a respeito da constante mudança da legislação  “a cada hora ocorrem duas alterações nas normas brasileiras”, com isso uma simples mudança legislativa pode alterar significativamente o cenário competitivo.
             Sobre o período de duração Daniela também fala: “Geralmente, um plano estratégico abrange um período de médio a longo prazo, isto é, de 3 a 5 anos. Se o setor de atuação exigir investimento muito alto, pode chegar até 10 ou 20 anos.O plano tático, por outro lado, abrange o curto prazo, um ano ou menos. Em ambos, são definidos objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, mas, naturalmente, as ações e o orçamento são mais detalhados no plano tático”. O fato é que o planejamento deve ter o tempo definido de acordo com a finalidade dele.

            O site do SEBRAE disponibiliza aos empresários um programa gratuito chamado Click Marketing. E ele identifica que o plano de marketing básico deve conter: uma analise interna e analise do ambiente da empresa (post Analise SWOT); as tendências que podem impactar no comércio, considerando se é um cenário estável ou não; analise detalhada da concorrência; identificação dos objetivos da empresa; o publico alvo que a organização almeja atingir; os diferenciais; mix de marketing (post 4 Ps). Com todos esses dados é possível estabelecer um cronograma eficiente. Após essas etapas o consultor deve fazer o acompanhamento do das ações propostas e confrontar o programado com o realizado.
           
            Baseado nisso posso afirmar: O plano de marketing deve ser realizado por um consultor especializado. Para se ter um trabalho profissional as empresas devem procurar Profissionais.

            Fonte: www.clickmarketing.sebrae.com.br; www.exame.abril.com.br; www.iob.com.br; www.sebrae.com.br; www.lcnetconsultoria.com.br.

TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

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