Vendedor

           
Imagem: Psicologia Auto estima e Beleza


            Nos tempos antigos as empresas não tinham muita concorrência e consequentemente as pessoas não tinham escolha e diversidade de produtos, para retratar essa época temos a famosa e já mencionada frase de Henri Ford (1947):"O carro é disponível em qualquer cor, contanto que seja preto.", ou seja total poderio do fabricante diante seus clientes.
            Hoje, com o mercado competitivo, quem dita a regra são os consumidores. Os produtos e serviços são cada vez mais equiparados, com garantias, qualidades e preços semelhantes. E as empresas buscam diferenciais para potencializar suas vendas. Nesse contexto surge o consultor de vendas que tem enorme importância na hora da venda e tem como a principal atividade influenciar o comportamento do consumido.
             Abaixo segue uma sucinta lista de características de um bom vendedor:           
            Pro – atividade: poder de iniciativa e interesse do funcionário em resolver os problemas da empresa, essa qualidade mostra o grau de engajamento do colaborador. Costumo relacionar a palavra com a junção de Iniciativa e Presteza.
            Entusiasmo: Todo dia é dia. O vendedor tem um ritmo de trabalho muito puxado com prazos e metas diárias. O pensamento do começo do dia deve ser relacionado a “correr atrás do lucro” e não “correr atrás do prejuízo” que já é jargão popular.
            Curiosidade: É muito importante que o profissional de vendas tenha curiosidade e sede pelo conhecimento, pois quando detém mais informações sobre a empresa ou o mercado ele terá mais argumentos para apresentar aos clientes e possivelmente vender mais.
            Planejamento: Muito se fala do processo de vendas, existem inúmeras teorias sobre procedimento e fases de uma venda. O fato é que o vendedor deve ter em mente tudo que é preciso fazer para atingir uma venda, do começo até o final. Com isso ele consegue ter dados para implementar um planejamento consistente para atingir suas metas.
            Empatia: É a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar do próximo, se o consultor de vendas tiver essa visão ele conseguirá adaptar seus produtos e serviços para melhor atender a necessidade de um consumidor.
            Imagem: Essa característica está atrelada tanto a apresentação pessoal: higiene, arrumação, linguagem, cabelo, barba. Quanto ao vestuário: roupas, acessórios, sapatos, etc. Vale ressaltar que é importante que o profissional se vista como de acordo com o seu publico alvo, como exemplo: uma agencia bancária que deve passar a imagem de responsabilidade e seriedade, onde os funcionários usam vestimentas de tipo social completo. O mesmo na daria certo em lojas do tipo surf wear.
            Resiliência: Apesar de muitos estranharem essa palavra, ela pode representar uma grande diferença na produção de resultados. O significado nada mais é que a capacidade de administrar ambientes de conflito. Imagine uma esponja, ao apertá-la ela rapidamente retorna a sua forma original, diferente de uma massa de argila que quando é apertada ela mantém-se retraída. Com o profissional acontece algo semelhante. Quando ele sofre alguma crítica ou é colocado num ambiente de pressão ele não deve se abalar e retornar rapidamente como antes, se agir dessa forma pode considerar que ele possui um alto grau de resiliência.
            Determinação: É o conjunto de ações realizadas para atingir uma meta. Lembre-se sempre que “o não você já tem, você pode conseguir o sim”. O profissional quando é determinado ele não para até atingir o seu objetivo.

            De uma maneira fantástica Evaldo Costa, diretor do Inst. Concessionárias do Brasil, traz mais 14 características positivas nesses profissionais:


         "1. Perspicácia. Tem de ser sagaz. Inteligente o suficiente para saber onde e como prospectar novos clientes, criar e manter relacionamentos e saber lidar com cada tipo de situação que envolve a venda. Os mais antigos na profissão, que se julgam saber mais, são de fato os mais vulneráveis;
            2. Atitude positiva. O vendedor de sucesso crê no seu potencial. Sabe que um "não" pode significar "ainda não". Ele tem confiança em si e por isso faz a venda. Ele aceita cada limão da gerência, contabilidade, financeiro, cliente, etc. e abre uma banca de limonada para vender a eles próprios. O campeão de vendas sabe transformar suor em dinheiro;
            3. Hábil comunicador. O verdadeiro consultor é um grande articulador. Comunica-se como ninguém. A sua fala atrai a atenção do ouvinte. Quando junta a arte da comunicação e habilidade de convencer, com as suas crenças e entusiasmo, a venda é certa;
           4. Disciplina. O vencedor sabe que precisa ser disciplinado para alcançar a sua meta no tempo e na dose certa. Nenhum talento pode vencer sem a contribuição da disciplina. Trabalhar muito sem disciplina é o mesmo que nadar, nadar e morrer na praia;
           5. Cuidados físicos e mentais. Ninguém poderá vencer se a mente e o corpo não funcionarem perfeitamente e em sintonia. Nenhum cliente vai querer comprar de um vendedor desequilibrado e que fala coisas sem nexo; 
           6. Informática. O consultor de vendas dos dias atuais tem por obrigação dominar os recursos online. Não é mais possível manter contatos regulares, criar relacionamento, sem recorrer à mídia social e outros aplicativos da rede digital;
           7. Foco no planejamento. É imperioso que o profissional de vendas tenha um plano com metas bem definidas. É como revela o dito popular: “não há bons ventos para quem não sabe para onde ir”. O foco no planejamento cuidadoso separa o vencedor do fracassado. A meta é como se fosse o carro e o foco o combustível. Metas sem foco é como um carro sem combustível;
           8. Busque uma carreira e não um bico. Não faça como aquela pessoa desempregada que, perguntada pelo amigo em que área deseja trabalhar, diz: “de vendedor mesmo serve”. É preciso querer ganhar comissão maior e não salário fixo melhor. É necessário querer mais desenvolvimento pessoal e profissional do que ganhos rápidos;
            9. Trajetória vitoriosa. Crie uma história de sucesso para contar aos filhos e netos. Mediocridade só é boa para os medíocres. O vencedor atrai o sucesso, já o perdedor a derrota. Saia de perto dos fracassados e junte-se aos que brigam pelo pódio;
           10. Oscile, mas não vacile. Esteja aberto a novos aprendizados. “Não veja problemas, e sim desafios”. “Não enxergue obstáculos, e sim horizontes”. A sua capacidade de adaptação será fundamental na jornada até o topo. Os vencedores sabem que há sempre o que aprender e os derrotados acham saber tudo. Seja um eterno aprendiz;
           11. Trabalhe com obstinação. Trabalhe muito e com alegria. Comece a sua jornada cinco minutos antes e encerre cinco minutos depois. Se não puder vencer pelo talento, que vença pela dedicação ao trabalho. “Reze como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse só de você”;
           12. Tenha muita fé e agradeça. Acorde e ore a Deus pela benção de estar vivo e com saúde para lutar por dias melhores. Lembre-se que você é um ser iluminado, equipado com todos os recursos para vencer. “Creia que pode e poderá, creia que não pode e não poderá”. Sonhe com o sucesso. Você não paga nada para sonhar grande, então por que sonhar pequeno? Saiba que o sucesso ou o fracasso depende somente de você e virá na proporção que você determinar.


            Baseado nisso posso afirmar: O departamento comercial é o coração da empresa e o vendedor é parte essencial nesse sistema!!!


TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

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