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Brasil - Mercado Automotivo

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Imagem: Z Boo Blog Montadoras As vendas de veículos no Brasil cresceu 13,94% em relação a janeiro, tornando-o o quarto maior mercado automobilístico do mundo, superando a Alemanha. O mercado doméstico registrou aumento de 10,5% no total negociado no ano anterior, enquanto o país europeu que registrou queda nas vendas. Os números são especializados de consultoria JATO Dynamics. Entre as montadoras, a Volkswagen iniciou 2011 na liderança entre os automóveis de passageiros, com uma quota de mercado de 26,06%. A Fiat aparece na segunda posição com 20,40%, seguida por GM (19,17%) e Ford (9,79%). A China ultrapassou a casa dos 13 milhões de carros vendidos na liderança e disparou, com um vertiginoso crescimento de 35,1% comparado com 2009. O número é ainda mais significativo porque inclui apenas os veículos de passageiros, enquanto em outros países também são adicionados luz modelos comerciais. A partir desse aumento constante Volkswagen chinês está a planea

Marketing de Relacionamento

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            Imagem: Blog Luz VC                          Surgindo como uma ferramenta de diferenciação estratégica o marketing de relacionamento visa fortalecer a relação cliente e empresa. O primeiro passo para utilizar essa estratégia é integrar os funcionários a todo processo da empresa, deixando-os conscientes e envolvidos com os objetivos e valores dela. Dessa forma o colaborador atenderá o cliente com excelência e terá um compromisso sério com a satisfação dele.    O marketing de relacionamento está totalmente ligado ao atendimento ao consumidor, quando um consumidor entra em contato com uma empresa ele tem a expectativa de ser bem recebido e ter a solução de um problema, nesse sentido posso dizer que um atendimento será relacionado a imagem da empresa como um todo e não deve ser medida isoladamente como uma prestação de serviço qualquer.   Oliver, R. L., em 1999, teve uma visão mais complexa sobre a fidelidade, levando em conta a preferência pela marca, avaliação

CRM

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Imagem: Superoffice Para iniciar a definição de CRM vale citar o (SWIFT, Ronald S., 2001) “Gerencia de Relacionamento com Clientes é uma abordagem destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de comunicações significativas para melhorar as compras, a retenção, a lealdade e a lucratividade deles”. Utilizado como uma importante ferramenta de fidelização o CRM ganha cada vez mais espaço nas empresas, pois como dizem o ditado popular “Clientes são a alma de qualquer negócio”. Mas o difícil é mantê-los satisfeitos o tempo todo diante da concorrência feroz do mercado. Muitas companhias ainda estão à procura de fórmulas mágicas para encantar seus consumidores. Outras começaram a praticar o CRM (Customer Relationship Management), sigla do inglês de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Para (ZAPPA, Ana, 2007) “As corporações descobriam que o custo da perda de um comprador é mais alto do que o investimento aplicado na conquista de um novo”. Prova de que

Teoria de Maslow

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Imagem: Ability Trade News          Segundo (VINIC, Richard, 2006) “Uma das mais importantes e conhecidas teorias motivacionais é a teoria de Maslow”. Essa teoria considera que as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhumas pessoas procurarão reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas. Maslow apresenta uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base é as necessidades fisiológicas e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização).           As necessidades seguem a seguinte ordem de baixo para cima:                   Fisiológicas > S

5 Ss

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Imagem: Dana2 Vindo com o objetivo de melhor a qualidade dos processos, o conceito dos 5Ss tem origem oriental, mais precisamente no Japão na época de 1950, tinha uma finalidade de facilitar atividades domésticas. Chegou ao Brasil como um conceito a ser utilizado pelas organizações, sendo mérito do trabalho feito pela Fundação Christiano Otton. De maneira geral sua funcionalidade está relacionada a o incentivo à criatividade, redução de custos, reaproveitamento; estimulo e implantação do trabalho em equipe, melhoria do ambiente de trabalho, minimização de riscos e acidentes, melhor aproveitamento funcional e melhoria na qualidade geral. São melhoras significativas na qualidade do serviço. Relacionado com o conceito QT (qualidade total) ele promove o crescimento sustentável e melhoria continua das indústrias e empresas, ele tem como origem as 5 palavras japonesas: Seiri , Seiton , Seiso , Seiketsu e Shitsuke . Seiri A priori é a liberação da área, identificar e eliminar

Marketing Mix

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          Imagem: Blogs Ubc Ca           Conforme descrito Jerome McCarthy em 1960, Marketing Mix é o composto do marketing que é representado por 4 Os:           Place (Praça) – Localização, ponto de venda. Tem maior ligação com distribuição dentro de serviço, considerando que para distribuir serviço demanda estrutura.           Price (Preço) – Preço comercializado, já com a margem do vendedor. Em serviço tem maior incidência de custo fixo sobre os custos variados. A vantagem desse ponto em serviço é que quanto melhor o serviço, maior pode ser seu ganho. O preço está agregado à qualidade.           Promotion (Promoção) – São atrativos que fazem alavancar vendas dos produtos comercializados. Até a indicação pode ser englobada nela, ressaltando que serviço é considerado experiência vivida, pois nada melhor que uma pessoa de credibilidade próxima de cada cliente relatando experiências boas.            Product (Produto)– Refere-se ao produto e suas características, sendo elas a

Benchmarking

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                     Blog Luz   O Benchmarking tem a função de agilizar o processo de melhorias nas corporações, surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprendizado rápido ou como forma de corrigir um problema empresarial.  Para aplicar-lo - como todo o processo - é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma melhoria constante.   Neste processo existe um controle constante, desde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo). A empresa interessada em implantar Benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo de atividades, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método , pois cada empresa tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente.   Outro ponto favorável ao B enchmarking é a mudança da maneira de pensar da organização sobre a necessidade de melhoria, no qual ele forn