5 Ss

Imagem: Dana2


Vindo com o objetivo de melhor a qualidade dos processos, o conceito dos 5Ss tem origem oriental, mais precisamente no Japão na época de 1950, tinha uma finalidade de facilitar atividades domésticas. Chegou ao Brasil como um conceito a ser utilizado pelas organizações, sendo mérito do trabalho feito pela Fundação Christiano Otton.


De maneira geral sua funcionalidade está relacionada a o incentivo à criatividade, redução de custos, reaproveitamento; estimulo e implantação do trabalho em equipe, melhoria do ambiente de trabalho, minimização de riscos e acidentes, melhor aproveitamento funcional e melhoria na qualidade geral. São melhoras significativas na qualidade do serviço.


Relacionado com o conceito QT (qualidade total) ele promove o crescimento sustentável e melhoria continua das indústrias e empresas, ele tem como origem as 5 palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.


Seiri
A priori é a liberação da área, identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias existentes no local de trabalho. Objetiva eliminar ferramentas, prateleiras e materiais em excesso; eliminar dados de controle ultrapassados; eliminar itens fora de uso e sucata; diminuir risco de acidentes, ele consiste basicamente em identificar o grau de utilidade de conseguir liberação de espaço.
Identificar ferramentas, equipamentos, recursos humanos para disponibilizá-los de maneira racional, sempre priorizando a disposição daqueles que tem maior freqüência de uso, e possivelmente descartar, ou arquivar os que não são usados. Para isso devem ser definidas e instaladas áreas de eliminação, todo material descartado deve ser etiquetado e controlado


Seiton
Tem como principal objetivo simplificar, ordenar e organizar as coisas que sobraram depois do Seiri. Os materiais devem ser colocados em locais de fácil acesso e de maneira que seja simples verificar quando estão fora de lugar.
Além de contribuir para a melhor utilização do tempo, diminuição de acidentes, rapidez e facilidade para encontrar documento, materiais, ferramentas e outros objetos.


Seiso
Visa investigar as rotinas que geram ruídos, iluminação deficientes, obstáculos. Todos os agentes que agridem o meio-ambiente podem ser englobados para melhorá-las e também limpar a área de trabalho. Cada usuário do ambiente é responsável pela manutenção e limpeza. A prática da melhoria do local de trabalho; satisfação dos empregados por trabalharem em ambiente limpo; maior segurança e controle sobre equipamentos, máquinas e ferramentas; eliminação de desperdício, reaproveitar materiais e não saturar equipamentos.


Seiketsu
Prevê a melhoria do padrão, asseio, saúde. É uma palavra unificadora os 5 Ss, visa identificar e assinalar dados do processo, pois se não houver mudanças no comportamento das pessoas e nas rotinas que geram sujeira logo voltaremos a situação inicial.
Como o ambiente de trabalho o asseio pessoal acaba melhorando, pois os funcionários, gostando do ambiente limpo e agradável, querem conservá-lo, acabam por incorporar hábitos mais sadios quanto à aparência e higiene pessoais. equilíbrio físico e mental; melhoria do ambiente de trabalho, melhoria nas condições de segurança.


Shitsuki
É a autogestão, autodisciplina, fazer o certo sem ninguém dizer que é certo. Tem como vantagens trabalho diário agradável; melhoria nas relações humanas; valorização do ser humano; suprimento dos procedimentos operacionais e administrativos; melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho.


Determina fase comprobatória de que os 5 Ss estão sendo executados: as pessoas passam a fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feito, mesmo que ninguém veja, significa que existe disciplina.


Baseado nisso posso afirmar: Muitas vezes é mais barato, rápido e eficaz melhorar processos já existentes do que investir em outras ações.


TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários