Marketing Mix

         
Imagem: Blogs Ubc Ca


          Conforme descrito Jerome McCarthy em 1960, Marketing Mix é o composto do marketing que é representado por 4 Os:

          Place (Praça) – Localização, ponto de venda. Tem maior ligação com distribuição dentro de serviço, considerando que para distribuir serviço demanda estrutura.


          Price (Preço) – Preço comercializado, já com a margem do vendedor. Em serviço tem maior incidência de custo fixo sobre os custos variados. A vantagem desse ponto em serviço é que quanto melhor o serviço, maior pode ser seu ganho. O preço está agregado à qualidade.


          Promotion (Promoção) – São atrativos que fazem alavancar vendas dos produtos comercializados. Até a indicação pode ser englobada nela, ressaltando que serviço é considerado experiência vivida, pois nada melhor que uma pessoa de credibilidade próxima de cada cliente relatando experiências boas.


           Product (Produto)– Refere-se ao produto e suas características, sendo elas a aparência, a qualidade, a garantia, dentre outros aspectos.


Outros autores também consideram adicionais 3Ps, além dos 4 Ps citados:


          People (Pessoas) – a equipe integral envolvidas direta e indiretamente na produção e consumo de um serviço.


          Process (Processos) - os procedimentos, mecanismos e fluxo de atividades da consumação de serviço são elementos essenciais da estratégia de marketing.


          Physical Evidence (Evidências Físicas) - o ambiente no qual um serviço é prestado, assim como materiais impressos e outros itens físicos, podem tornar palpável a promessa que um serviço representa.


          Primeiramente irei falar do tradicional Marketing Mix (4ps):


          A Praça de uma empresa deve favorecer o acesso aos clientes, aos fornecedores e aos intermediários (empresas de crédito, seguradoras). É normal montadoras instalarem suas fábricas em locais que possuem menor taxação de impostos para produzirem com menor custos, tudo isso deve ser levado em consideração.


          O Preço pode ser elemento fundamental na escolha de alguns produtos, porém as empresas devem evitar a famosa “Guerra dos Preços”, onde vale-tudo para buscar os clientes. Dentre as estratégias de preço posso citar: Price Skimming que alterna o periodo deacordo com a fase que o produto está, como exemplo posso citar o Iphone que na fase da introdução do produto possui um valor elevado e na fase do declinio dele, ele diminui o preço.


          A promoção é o fator chamariz que irá atrair o cliente, ela deve ser clara e objetiva. Uma boa promoção deve passar por 4 estágios: Pesquisa, Análise, Implementação e Controle. O primeiro periodo é caracterizado pela busca de informações, posteriormente essa informação será tabulada e analisada, a implementação é a ação em si, seja a colocação de um banner ou a organização de um evento, e seguindo o cronograma é feito o controle da promoção, onde será analisado o retorno dela, a lucratividade e o desempenho.


Já o Produto merece uma atenção especial, pois ele deve estar antenado com as tendências, gostos e necessidades do consumidor. Com isso eles ficam cada vez mais satisfeitos e podem escolher um produto com qualidade superior.


Brevemente falarei sobre os outros 3 Ps e sua importância:


            Os funcionários (Pessoal) qualificados são valorizados pelas grandes empresas, o investimento em um funcionário é um investimento na empresa e isso tem que ficar bem claro para um empreendedor de sucesso. De acordo com o depoimento prestado pelo empresário Renato Feder na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios: “Um bom funcionário nunca é caro demais”, por maior que seja feito o investimento nele, se seu talento for bem gerido o retorno será maior que o investimento.


               O Processo, conforme descrito, é o fluxo das atividades. Grandes empresas como o Mac Donald´s possuem um processo muito bem definido, tanto na montagem do produto (fast food) quanto no recebimento do dinheiro.


             Por fim o espaço físico influência no comportamento tanto dos colaboradores o quanto dos consumidores. Empresas cada vez com mais frequência investem nessa área para obter maior produtividade e desenvolver atrativos. Algumas empresas desenvolvem produtos que ajudam o consumidor a assimilá-las com a percepção do olfato (ex.:incenso e perfumes).


             Baseado nisso posso afirmar: Não adianta uma empresa se situar no melhor ponto de São Paulo se não tiver um preço compatível, ou possuir um ótimo produto sem estratégias promocionais para divulga-lo. A extensão desses 4 Ps indica a necessidade de otimizar o treinamento de pessoal, a melhoria do processo e a atmosfera da empresa. Todos esses fatores devem ser utilizados em conjunto!!!


              TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários