Brasil - Mercado Automotivo

Imagem: Z Boo Blog



Montadoras

As vendas de veículos no Brasil cresceu 13,94% em relação a janeiro, tornando-o o quarto maior mercado automobilístico do mundo, superando a Alemanha. O mercado doméstico registrou aumento de 10,5% no total negociado no ano anterior, enquanto o país europeu que registrou queda nas vendas. Os números são especializados de consultoria JATO Dynamics.
Entre as montadoras, a Volkswagen iniciou 2011 na liderança entre os automóveis de passageiros, com uma quota de mercado de 26,06%. A Fiat aparece na segunda posição com 20,40%, seguida por GM (19,17%) e Ford (9,79%). A China ultrapassou a casa dos 13 milhões de carros vendidos na liderança e disparou, com um vertiginoso crescimento de 35,1% comparado com 2009. O número é ainda mais significativo porque inclui apenas os veículos de passageiros, enquanto em outros países também são adicionados luz modelos comerciais. A partir desse aumento constante Volkswagen chinês está a planear criar um 11 º, exclusivamente para vender marca nova na China. Segundo a revista alemã WirtschaftsWoche, o grupo usaria o novo lacre para fornecer veículos para determinados grupos demográficos do país asiático, em áreas fora das grandes cidades como Pequim e Xangai. Dadas as regras do país, que exige que as empresas de carros estrangeiros é associado a uma empresa no país.
O segundo lugar é dos Estados Unidos, aumento de 11,2%, com o Japão em terceiro lugar com uma alta de 7,5%. A Alemanha, que perdeu o seu quarto lugar no Brasil, traz ela sofreu um 21,9%. Em seguida, chegou à França, Índia, Reino Unido, Itália e Rússia - destes, apenas o mercado italiano caiu.
Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou o balanço das vendas para o mês de janeiro mostram uma queda de 38% nas vendas de veículos nacionais e veículos comerciais leves no total vendido em dezembro passado. 172.879 unidades foram comercializadas no mês passado em comparação com 278.911 do ano anterior. Na comparação com janeiro de 2010, quando 158.925 unidades foram vendidas, há um aumento de 8,8%. As vendas de modelos representaram 1,0% do total de 46,2 meses atrás, em comparação com 52% de motores equipados com entre um e dois litros de deslocamento.A seguir alguns dados das próprias montadoras.


Chevrolet

Fundada em 26 de janeiro de 1925, quando montava veículos importados em galpões alugados no Bairro do Ipiranga, na capital paulista, a GM do Brasil chega aos 85 anos de atividades no País no próximo dia 26, na condição de a empresa da indústria automobilística que tem a tradição de oferecer ao mercado brasileiro os veículos com a mais avançada tecnologia, além de serem modernos, seguros e confortáveis.


A GM do Brasil tem três complexos industriais que produzem veículos, em São Caetano do Sul (Região do ABCD paulista) e São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba), ambos no Estado de São Paulo e Gravataí (RS).


Em São Caetano, atualmente, são produzidos os modelos Classic, Corsa hatchback, Corsa sedã, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback). Em São José dos Campos, os modelos Corsa hatchback, Corsa sedã, monovolumes Meriva e Zafira, picapes Montana, utilitário-esportivo Blazer e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla. Em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, dois modelos, Celta e Prisma. Em Rosario, Argentina, são produzidos os modelos Agile e Classic.


Além destas fábricas a GM também tem um Complexo Industrial em Mogi das Cruzes (SP), onde produz componentes estampados e peças, um Centro de Distribuição de Peças em Sorocaba (SP) e o Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) em Indaiatuba (SP), que é o mais moderno e completo da América Latina e um dos mais avançados do mundo. Em todas as suas atividades no país a GM emprega um efetivo em torno de 21 mil funcionários.


Fiat

Compromisso com o Brasil, pioneirismo e inovação como características


marcantes, produtos de alta qualidade e tecnologia, design admirado, respeito ao consumidor e responsabilidade social. Estes atributos compõem o perfil da Fiat Automóveis, uma das empresas automobilísticas com maior crescimento no Mercado brasileiro e líder de vendas no setor.


Instalada em Betim (MG), desde 1976, a Fiat Automóveis opera atualmente em três turnos com capacidade produtiva para até 800.000 veículos por ano. Resultado de investimentos na ordem de R$ 5 bilhões até 2010, o que a torna uma das maiores fábricas de automóveis do mundo.
A Fiat Automóveis investe também em pesquisa e desenvolvimento de produtos, novas tecnologias, qualidade e capacitação da engenharia para executar projetos cada vez mais ousados e inovadores. Tudo em sintonia com os desejos e as aspirações dos clientes.
Em 2009, o faturamento líquido da Fiat foi de R$ 20,6 bilhões, 11,5% maior que o obtido no ano anterior, refletindo o maior volume de vendas no mercado brasileiro. A maior empresa do Grupo Fiat no Brasil fechou o ano com 736.973 veículos emplacados. Já as exportações atingiram 45.218 unidades.


Crédito bancário

Uma boa oportunidade para as empresas do setor de autopeças (substituição) é mudar os critérios de concessão de crédito. Sob a nova medida do Banco Central para liberação de crédito para financiamento se torna mais difícil. O consumidor tem mais dificuldades em financiar um carro novo ou usado, desde que o Banco Central anunciou novas regras para a liberação de crédito.
Para obter novas receitas, os bancos exigem pelo menos um financiamento de 20% para 24 a 36 meses. Acima disso, o valor inicial sobe para 30%. Entre 48 e 60, vai para 40%. Durante 60 meses, todo o financiamento será limitado, com ou sem entrada. Para garantir os empréstimos, o banco central vai exigir dos bancos para fazer uma reserva de capital 50% maior.
Com esta medida, a comercialização de veículos usados aumentou a demanda e, conseqüentemente, haverá um aumento no mercado de autopeças no segmento de reposição. Para ser mais vantajoso para o consumidor realizar a manutenção do veículo do que comprar um carro novo.

BRASIL - REGIÕES

Sudeste
56% do PIB nacional

Destaca-se o elevado nível de serviços especializados prestados, com profissionais qualificados e empresas de alto padrão. Detém 70% do ferro brasileiro. As 500 maiores empresas do Brasil mais de 60% estão no Sudeste. Os três estados são os seguintes:

São Paulo - 58% do PIB regional
Estado bem estruturado, com mais de oito aeroportos, portos e dois sediar a copa de 2014. É o lar de mais de 51,4% dos residentes no Sudeste.
Principal Feira Automotiva - Automec

Realizado de 27 abril - 1 maio, reuniu 480 marcas de expositores nacionais e internacionais e contou com a visitação de 28.517 pessoas, entre empresários e compradores da indústria automobilística nacional e internacional, comerciantes de autopeças e acessórios, representantes de oficinas mecânicas, proprietários de embarcações, os profissionais da logística, entre outros. Se eles pudessem aprender a notícia da pesada e do setor comercial e com a participação na quinta edição do Congresso da Reparação de Veículos Indústria do Estado de São Paulo. A próxima edição será em 10 de Abril de 2012.

Rio de Janeiro - 20% do PIB regional

Principal Feira Automotiva - Rioparts

Mais de 30 000 visitantes movimentaram R $ 180 milhões em negócios.
O RIOPARTS 2010 - Feira Internacional de Peças Automotivas e Reparação Automóvel - realizada entre os dias 6 e 09 de outubro no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ), reuniu todas as expectativas e recebeu mais de 30.000 profissionais do segmento. A gama de produtos e serviços apresentados por 250 expositores na feira, além do grande número de visitantes permitidos um volume de US $ 180 milhões em transações, confirmando a importância do setor para a economia do Rio de Janeiro e também para o país.

Minas Gerais - 17,3% do PIB da região
O número é o segundo país a demanda do mercado de autopeças, com 10,29% de todas as receitas geradas pela indústria de reparação automotiva no Brasil.
Estadual, mais de 4,5 milhões de veículos. O comércio de peças automóveis em 4000 é distribuído pontos de venda, entre lojas, centros automotivos, concessionárias e revisões. Ainda assim, mais de 18.000 oficinas independentes.
Todo esse potencial irá garantir a circulação de US $ 6,5 bilhões na cadeia automotiva, em Minas Gerais em 2010. "Em 2011, a expectativa é de crescimento.

Principal feira Automotiva - Minasparts
O Minasparts reunirá o setor de autopeças e centro de reparação automotiva no país entre 10 e 13 de agosto de 2011. Minas Gerais tem mais de 45 000 estabelecimentos no setor automotivo, mais de 6 milhões de veículos (que representam 10% da frota nacional), e um enorme potencial de consumo, com 6 milhões de consumidores num raio de 100 km eo PIB per capita 45% maior que a média nacional.
Além disso, Belo Horizonte, capital mineira, é uma das cidades mais importantes do país, e tem influência econômica não só em Minas Gerais, mas também em vários estados da região, grande parte do Sudeste e Centro-Oeste e Nordeste. Assim, as expectativas de atendimento e negócios já para a primeira edição do Minasparts é muito otimista. O evento reúne 180 expositores, 25 000
visitantes e adicionar mais de US $ 120 milhões em negócios.

Sul
16,6% do PIB

Anunciado como a Terra da Agricultura, o sector onde as empresas investem em software para aumentar a produtividade. Ele tem o equivalente a 43% da produção nacional de grãos em 2010. Mais da metade dos recursos são provenientes da área de serviço. É conhecido pela grande influência européia ea criação de gado. Os três estados são os seguintes:

Rio Grande do Sul - 39,7% do PIB da região
Paraná - 35,6% do PIB da região
Santa Catarina - 24,7% do PIB da região

Principal Feira Automotiva - Autopar 2010

A Autopar tornou-se, a partir de suas duas últimas edições, o evento obrigatório na agenda das empresas nacionais e internacionais no setor de auto peças, consertos e substituições que visa aumentar e fortalecer suas marcas no mercado brasileiro. E 2010 promete manter a Autopar linha de crescimento, o que tornará o evento um dos palcos principais do negócio e do mercado de troca de informações na América do Sul.
Evento Oficial da União de varejo de veículos, peças e acessórios para veículos no Estado do Paraná - SINCOPEÇAS-PR e do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos - SINDIREPA, Autopar 2010 também apresenta o trabalho da Comissão Organizadora e do apoio da associação de outras entidades de empresas e profissionais do setor automotivo da Região Sul.
A renovação dessas parcerias, que confirmam o sucesso do evento em 2008, são fundamentais para o desenvolvimento de ações integradas que visam mobilizar o público-alvo do evento, provenientes principalmente do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, avaliar e assegurar o sucesso da Autopar 2010.

Nordeste
13,3% do PIB

Tem o maior aumento na renda dos consumidores brasileiros (30% em seis anos), quase 18% do consumo interno, a classe C passou a 158.000 milhões de dólares na região. Os três estados principais:

Bahia - 30,3% do PIB da região
Salvador

Pernambuco - 17,3% do PIB da região
Fiat estava próximo de acertar a construção de sua fábrica de automóveis segundo no Brasil. Segundo informações do portal Exame, a planta será construída em Pernambuco, nos arredores do porto de Suape, onde será construído um dos maiores complexos industriais do país.
Em apenas um raio de 300 km, a população total de 04 estados mais de 16 milhões de pessoas. O estado está mostrando sua vocação natural para grandes investimentos. Com 184 municípios, excluindo o Estado Distrito Fernando de Noronha, numa área de 98,525.6 km ² no centro do Nordeste, o Estado está estrategicamente bem localizado.
Com uma população de 8,145.159 habitantes (crescimento de 1% ao ano), o PIB da segunda maior região do estado. Pernambuco também se destaca por sua vocação para o setor de serviços, que está mostrando um excelente desempenho a cada ano.
Neste cenário, a demanda crescente de usuários do carro um maior mercado para os produtos no segmento de peças, acessórios, suprimentos e outros produtos relacionados, bem como a comercialização de serviços de reparação automotiva.

Prinicipal Feira Automotiva - Autonor

Tudo começou em 2001 com 10 000 visitantes e 70 expositores, como na última edição teve 42 mil visitantes e 300 expositores. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco.

Centro-Oeste
9,2% do PIB

Ele tem um mercado promissor agrícolas, onde ele irá crescer em média 4,7% anualmente até 2014. Tem fortes incentivos fiscais, têm destacado a influência regional político elevado para que o capital nacional eo senado federal.

Distrito Federal - 42,4% do PIB da região
Goiás - 26,9% do PIB da região
Mato Grosso - 19,3% do PIB da região

Norte

5,1% do PIB

Significativo aumento do PIB de 5% a mais que a média nacional (7%). Economia da região é baseada na atividade industrial do extrativismo vegetal e mineral, incluindo petróleo e gás, agricultura e pecuária e as atividades turísticas. Os estados mais importantes são:

Pará - 38,9% do PIB regional
Amazônia - 28% do PIB regional
Rondônia - 11,7% do PIB regional


Sites:
www.ibge.gov.br
www.autoesporte.com.br
www.feiraminasparts.com.br
www.automecpesados.com.br
www.autonor.com.br
www.feirarioparts.com.br

http://www.feiraautopar.com.br/
www.chevrolet.com.br
www.fiat.com.br







Revistas:

Exame 10/2010
Exame PME 01/2011
WirtschaftsWoche 11/2010


Baseado nisso posso afirmar: O Brasil encontra-se em constante crescimento e tem o mercado automotivo muito promissor a empresa que deseja investir em outra localização deve elaborar uma pesquisa detalhada e implementar uma estratégia consistente para terem êxito.


TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários