Benchmarking

                    
Blog Luz

 O Benchmarking tem a função de agilizar o processo de melhorias nas corporações, surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprendizado rápido ou como forma de corrigir um problema empresarial. Para aplicar-lo - como todo o processo - é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma melhoria constante. 

 Neste processo existe um controle constante, desde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do processo). A empresa interessada em implantar Benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo de atividades, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente. 
 Outro ponto favorável ao Benchmarking é a mudança da maneira de pensar da organização sobre a necessidade de melhoria, no qual ele fornece um senso de urgência para esta melhoria, indicando níveis de desempenho atingidos previamente num processo .
 Um senso de competitividade surge a medida que uma equipe reconhece oportunidades de melhorias além de suas observações diretas e os membros da equipe tornam-se motivados a se empenhar com excelência, inovação e aplicação de um pensamento inovador a fim de conseguir sua própria melhoria de processo. 
É necessário que as organizações busquem no Benchmarking uma ferramenta de melhoria e assumam uma postura de "organização que deseja aprender com os outros" para que possa justificar o esforço investido no processo, pois essa busca das melhores práticas é um trabalho intensivo, consumidor de tempo e que requer disciplina.
Conseguir fazer e adaptar Benchmarking no processo da organização pode nos permitir vislumbrar oportunidades e também ameaças competitivas, constituindo um atalho seguro para a excelência, com a utilização de todo um trabalho intelectual acumulado por outras organizações evitando os erros é armadilhas do caminho. Essa ferramenta de Marketing é um conceito que está alterando consideravelmente o enfoque da administração, onde o mesmo é composto de atributos que determinarão o sucesso ou ainda a sobrevivência das empresas.
De acordo com Christopher E. Bogan "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior".

 Baseado nisso posso afirmar: O Benchmarking diminuí custos para a organização,  otimiza o processo de trabalho e potencializa o resultado. Busque sempre o melhor!!!


Comentários