Gestão de Inovação - Como proteger minhas ideias?
Como proteger minhas ideias?
Post 9 de 10
Direito Autoral (Copyright)
Conforme nosso último post, falamos que existem basicamente 04 tipos de proteção para nossas inovação. A primeira delas foi a Patente (visto no post 8). Agora vamos falar de mais alguns tipos: Direito Autoral (Copyright), Marcas Registradas (Trademarks), Sigilo (Secrecy).
Direito Autoral (Copyright)
Muito comum no mundo das músicas, o direito autoral protege as criações artistas, através dele é possível registrar: textos, musicas e até mesmo arte. A duração dos direitos autorais vão além das patentes e podem durar até 70 anos.
O que muita gente não sabe é que os direitos autorais podem garantir a segurança de objetos técnicos específicos, como um software, assim como o design de produtos.
De acordo com a lei 9609/98 programa de computador é "a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados". E eles " poderão, a critério do titular, ser registrados em órgão ou entidade a ser designado por ato do Poder Executivo, por iniciativa do Ministério responsável pela política de ciência e tecnologia. (Regulamento)
Um dos grandes casos que temos referencia de direitos autorais foi movido pela Oracle acusando a SAP de acessar milhões de arquivos, logo no primeiro julgamento a empresa foi condenada a pagar 1,3 bilhões de dólares - montante que foi reduzido substancialmente durante a briga jurídica.
Agora conseguimos ver que tudo isso é "coisa séria", e para ser franco a proteção por direitos autorais incentiva ainda mais as empresas a criarem novas soluções em questão de software, design, obras, musicas e outros. Garantindo ao criador a possibilidade de "surfar" na onda criada pela sua inovação.
Marca registrada (Trademarks)
Também conhecido pelo simbolo acima, no Brasil representamos a marca registrada pela letra "R" com um circulo, também pode ser representado em outros países por "TM" de Trademarks.
Esse tipo de proteção é direcionado para que sua empresa ou seu produto tenha a MARCA assegurada, protegendo ele de sofrer com empresas que queiram criar alguma relação com tudo aquilo que sua empresa cria ou usa como propósito. Um grande exemplo é a Coca-cola que possui uma marca mundialmente reconhecida e que teria sérios problemas se as empresas começassem a copia-la sem a devida autorização.
- Imagine quanto vale uma marca? qual seria o valor das grandes marcas do mundo e qual critério as empresas utilizam para mensurar algo tão intangível?
A Interbrand é autoridade no assunto e diz: "THE CLOSER TO BRANDS, THE GREATHER THE GROWTH" algo como: - Mais próximo das marcas para um melhor crescimento. Ela acredita num tripé entre 3 elementos para o crescimento das marcas:
Marca: É uma estratégia de negócio que trazemos para a vida e é a responsável pela diferenciação e crescimento.
Pessoas: As marcas são para pessoas e como elas se conectam com o propósito da empresa.
Tecnologia: Ajuda a acelerar o crescimento e a obter maior aproximação da empresa com seus consumidores, mas somente a marca pode entregar um significado para esse "elo" entre pessoas e empresa.
Veja abaixo o quadro comparativo do valor das TOP 10 marcas do mundo:
Considere $m como bilhão de dólar.
***As TOP10 representam 42% do valor de todas as principais marcas no mundo.
Sigilo (Secrecy)
Sigilo (Secrecy)
Sabe aquela ideia que você não quer que ninguém use e fica com medo de contá-la? Esta é a ultima forma de proteção da criatividade em sua empresa, o sigilo é muito usado atualmente para proteger assuntos que não podem ser amparado pela Patente ou Direitos autorais.
Alguns exemplos do uso do Sigilo são: formula da coca-cola, do sigilo entre médico e paciente, sigilo entre empresas, sigilo para fornecimento de produtos para as forças armadas, entre outros.
Um instrumento muito utilizado para proteger as empresas é o N.D.A. (Non Disclosure Agreement) ou contrato de confidencialidade. Nele as partes se comprometem a manter sigilo sobre determinado assunto. Veja abaixo um exemplo:
No caso acima o empreendedor está contratando uma agencia, mas esse instrumento é altamente customizável e poderia ser adaptado para falar com um investidor ou parceiro também, devido a natureza jurídica do documento indicamos que para melhor proteger seus interesses, ele seja feito por um consultor especialista em direito.
Fonte: Erasmus University Rotterman - Innovation Management
Baseado nisso posso afirmar: Proteja seus interesses e não deixe a concorrência "roubar" tudo aquilo que você construiu até agora!!!
Comentários
Postar um comentário