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Consultor de Marketing x Plano de Marketing

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Imagem: Pro action            Objetivamente falando, o trabalho de um consultor de marketing consiste em identificar a necessidade de uma empresa através de uma consistente pesquisa de mercado e utilizar técnicas de marketing para propor soluções .   Ele precisa ter um perfil analítico e enxergar alternativas que outros não conseguem ver, por isso o profissional deve manter-se atualizado com as tendências e novidades, ter uma boa bagagem teórica e utilizar sua criatividade para realizar um planejamento estratégico inovador.             Antes de começarmos a falar sobre o planejamento, vale citar a Daniela Khauaja , especialista em marketing pela Western International University de Londres, ela diz: “plano de marketing é derivado do plano corporativo. Assim, deve começar pela formulação estratégica do negócio, que contém a síntese dos objetivos e das diretrizes estratégicos. É muito importante que haja um perfeito alinhamento entre os dois planos.” O departamento de marke

Categorias de Merchandising

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Imagem: 123rf                 A palavra tem origem francesa do termo “merchand” que significa negociante. De fato esse é o papel dela, por que o negociante, antigo consultor, influencia o consumidor na tomada de decisão.             O merchandising é uma importante ferramenta de marketing que acompanha todo o ciclo de vida do produto e pode ser utilizada durante a introdução, crescimento, maturidade e até no declínio dele. Autores o dividem em dois tipos: de gestão, considerando o espaço ocupado pelo produto na prateleira e de sedução, enquadrado num ambiente de exposição atrativo.             De acordo com o grupo Outform: “ 90% do que se vende no comércio passa por um ponto-de-venda, os estímulos se tornam cada vez mais necessários a fim de provocar o impulso e o desejo de comprar. Aliado à propaganda, informando as qualidades de um produto, o merchandising em PDV fecha o ciclo, permitindo a experiência, e conseqüentemente, a empatia e a preferência por esta ou aquela mar

Análise SWOT

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                Mundialmente conhecido como analise SWOT, essa ferramenta de marketing tem como principal objetivo analisar os pontos fortes e fracos da empresa além de identificar as oportunidades e ameaças no mundo competitivo.  Imagem: Bp Blogspot A sigla SWOT vem do inglês: Strengths (Pontos Fortes), Weaknesses (Pontos Fracos), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), no Brasil é popularmente conhecido como Analise FOFA. De acordo com o site Wikipédia sua criação veio de dois professores em Harvard : Kenneth Andrews e Roland Christensen , mas também a registro de ser utilizado nos tempos antigos po Sun Tzu : "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.). Essa analise possui duas divisões: analise interna ou microambiente que são os pontos fracos e pontos fortes e a analise externa ou macroambiente que são as oportunid

Prospecção de clientes

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            Imagem: Sucesso Club             Antes de falar sobre a prospecção de clientes gostaria de frisar que uma empresa deve valorizar os clientes já existentes e tentar ao máximo atender as necessidades deles tornado-os fieis. Em média é cinco vezes mais barato fidelizar do que prospectar.             Como estratégias de prospecção a mídia direcionada é muito importante, propagandas fortalecendo a marca podem ser divulgadas na Televisão em programas de rede regional, nacional ou até internacional. Para isso é necessário efetuar uma detalhada pesquisa sobre as vontades e costumes do público alvo, como o caso de um produto direcionado as donas de casa sendo divulgado em programas matinais como “Mais Você” da Rede Globo ou outros do gênero. É claro que isso é apenas um exemplo, mas dificilmente uma propaganda para esse consumidor teria sucesso se fosse divulgado na madrugada ou em programas esportivos.             Por isso o consumidor foco deve ser bem estudado para q

Brasil - Mercado Automotivo

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Imagem: Z Boo Blog Montadoras As vendas de veículos no Brasil cresceu 13,94% em relação a janeiro, tornando-o o quarto maior mercado automobilístico do mundo, superando a Alemanha. O mercado doméstico registrou aumento de 10,5% no total negociado no ano anterior, enquanto o país europeu que registrou queda nas vendas. Os números são especializados de consultoria JATO Dynamics. Entre as montadoras, a Volkswagen iniciou 2011 na liderança entre os automóveis de passageiros, com uma quota de mercado de 26,06%. A Fiat aparece na segunda posição com 20,40%, seguida por GM (19,17%) e Ford (9,79%). A China ultrapassou a casa dos 13 milhões de carros vendidos na liderança e disparou, com um vertiginoso crescimento de 35,1% comparado com 2009. O número é ainda mais significativo porque inclui apenas os veículos de passageiros, enquanto em outros países também são adicionados luz modelos comerciais. A partir desse aumento constante Volkswagen chinês está a planea

Marketing de Relacionamento

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            Imagem: Blog Luz VC                          Surgindo como uma ferramenta de diferenciação estratégica o marketing de relacionamento visa fortalecer a relação cliente e empresa. O primeiro passo para utilizar essa estratégia é integrar os funcionários a todo processo da empresa, deixando-os conscientes e envolvidos com os objetivos e valores dela. Dessa forma o colaborador atenderá o cliente com excelência e terá um compromisso sério com a satisfação dele.    O marketing de relacionamento está totalmente ligado ao atendimento ao consumidor, quando um consumidor entra em contato com uma empresa ele tem a expectativa de ser bem recebido e ter a solução de um problema, nesse sentido posso dizer que um atendimento será relacionado a imagem da empresa como um todo e não deve ser medida isoladamente como uma prestação de serviço qualquer.   Oliver, R. L., em 1999, teve uma visão mais complexa sobre a fidelidade, levando em conta a preferência pela marca, avaliação

CRM

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Imagem: Superoffice Para iniciar a definição de CRM vale citar o (SWIFT, Ronald S., 2001) “Gerencia de Relacionamento com Clientes é uma abordagem destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de comunicações significativas para melhorar as compras, a retenção, a lealdade e a lucratividade deles”. Utilizado como uma importante ferramenta de fidelização o CRM ganha cada vez mais espaço nas empresas, pois como dizem o ditado popular “Clientes são a alma de qualquer negócio”. Mas o difícil é mantê-los satisfeitos o tempo todo diante da concorrência feroz do mercado. Muitas companhias ainda estão à procura de fórmulas mágicas para encantar seus consumidores. Outras começaram a praticar o CRM (Customer Relationship Management), sigla do inglês de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Para (ZAPPA, Ana, 2007) “As corporações descobriam que o custo da perda de um comprador é mais alto do que o investimento aplicado na conquista de um novo”. Prova de que