Análise SWOT
Mundialmente conhecido como analise SWOT, essa ferramenta de marketing tem como principal objetivo analisar os pontos fortes e fracos da empresa além de identificar as oportunidades e ameaças no mundo competitivo.
Imagem: Bp Blogspot
A sigla SWOT vem do inglês: Strengths (Pontos Fortes), Weaknesses (Pontos Fracos), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), no Brasil é popularmente conhecido como Analise FOFA.
De acordo com o site Wikipédia sua criação veio de dois professores em Harvard : Kenneth Andrews e Roland Christensen, mas também a registro de ser utilizado nos tempos antigos po Sun Tzu: "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças " (SUN TZU, 500 a.C.).
Essa analise possui duas divisões: analise interna ou microambiente que são os pontos fracos e pontos fortes e a analise externa ou macroambiente que são as oportunidades e ameaças. Em uma maneira mais simples essa ferramenta consiste em identificar e separar esses pontos em uma organização.
Para facilitar a compreensão vou citar o exemplo ficticio de uma empresa do ramo de Pet Shop.
Nome da Empresa: Dogcat ME.
Localização: Centro comercial na mais movimentada avenida de São Paulo.
Publico Alvo: donos e donas de cachorros e gatos de classe média.
*** a definição de ótimo e ruim sempre devem estar relacionados com a percepção da concorrência.
S – Pontos Fortes: Ótima localização, preços acessíveis, um ótimo layout, propagandas bem direcionadas no meio virtual, funcionários bem treinados e motivados.
W – Pontos Fracos: A empresa conta com apenas um fornecedor, não possui uma área adequada para o estoque de mercadorias e a temperatura de dentro da empresa é considerada como quente pelos clientes.
O – Oportunidades: O numero de cachorros comprados no ultimo ano dobrou na região em relação ao mesmo período do ano passado, o governo lançou um incentivo para as pessoas adotaram Pets.
T – Ameaças: Uma grande rede especializada em Pets está migrando para a região, foi criado uma lei que aumenta os impostos sobre produtos felinos.
Esse breve exemplo ilustra bem as aplicações da analise SWOT, a partir dela é possível traçar estratégias para prevenir os danos causados pelas ameaças e aproveitar melhor as oportunidade. Outro ponto seria a analise interna da empresa, na qual o administrador pode melhorar os pontos fracos da empresa e potencializar suas virtudes.
Seguindo o exemplo poderia citar algumas estratégias como: atrair o consumidor através de panfletagem para que ele possa ver o ótimo layout da empresa; realizar reuniões semanais com os funcionários parabenizando o bom atendimento e mantendo-os mais motivados; buscar outro fornecedor para que a empresa não fique tão vulnerável; investir num melhor sistema de ventilação dentro da empresa proporcionando maior conforto aos clientes; lançar uma campanha em parceria com a ação do governo de adotar mais Pets; investir na fidelização dos clientes para que eles não queiram se mudar para uma possível concorrência; aumentar o portfólio de produtos para suprir uma eventual queda nas vendas na área de felinos.
Baseado nisso posso afirmar: Esteja atentos a todas as variáveis da empresa, invista num serviço diferenciado aproveitando bem as oportunidades.
Bibliografia: TARAPANOFF, K. (org). Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: Editora UNB, 2001
TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.
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