Como analisar meu mercado?
Quando falamos de análise de mercado nos referimos ao estudo
das variáveis do macro e do microambiente e como elas podem influenciar a
empresa positivamente ou negativamente.
Em primeiro momento, podemos falar que o microambiente diz
respeito as variáveis controláveis, já o macro ambiente está ligado a aspectos
que a empresa não pode controlar. Quando falamos das variáveis do
microambiente, nós relacionamos aos pontos fortes e fracos de uma empresa e o
macroambiente está ligado as oportunidades e ameaças.
Para ficar mais claro, irei explicar separadamente cada
elemento que pode impactar numa organização:
MICROAMBIENTE
Kotler e Armstrong (1998, p.47), conceitua que, “o
microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade
de servir seus clientes”. As forças que compõem o microambiente, segundo
Chaston (1992), são compostas pelos agentes: empresa, clientes, concorrentes,
fornecedores e intermediários de marketing. O autor Honorato (2004), reforça a
ideia apresentada por Chaston (1992), e introduz os stakeholders como uma força
presente no microambiente. Esta força possui o poder de afetar diretamente a
empresa.
Basicamente, podemos separar as variáveis do microambiente
da seguinte forma:
Cliente – Toda
pessoa física ou jurídica que consumo algum produto ou serviço de sua empresa.
Os clientes podem ser distintos do seu público alvo e consumirem seus produtos
ou serviços de forma atípica.
Público-alvo – É
o segmento ideal que sua empresa visa atingir, veja algumas maneiras de segmentar seu público:
- O ideal é utilizar os diferentes critérios de maneira
conjunta, sendo assim poderíamos definir o público-alvo da seguinte maneira:
Mulheres entre 30 e 35 anos que residem na região da zona leste de São Paulo,
tem preferência por consumo de produtos orgânicos e fazem compras de legumes e
verduras 02 vezes por mês.
Quando conhecemos o cliente e o público-alvo poderemos
utilizar essa informação para fortalecer alguns pontos da empresa, além de
melhor mensurar a satisfação deles.
Concorrente - É
um poderoso agente de mercado, ela é responsável pela melhora de performance
das empresas de maneira geral, por que dá alternativa ao consumidor de escolher
qual o melhor local para efetuar uma compra. É importante conhecer seu concorrente
para buscarmos boas práticas através do Benchmarking
e visualizarmos diferenciais competitivos de nosso negócio. Não adianta um comércio dizer que tem um bom atendimento
como diferencial se todos seus concorrentes também possuem um bom atendimento,
sob esse ponto de vista deixa de ser um diferencial para tornar-se básico para
se manter no mercado.
Fornecedor – A
empresa Achilles elenca alguns critérios para seleção de um fornecedor:
“- Cumpre prazos de entrega.
- Fornece itens com qualidade.
- Oferece preço competitivo.
- Tem um bom histórico de referências.
- Fornece um bom serviço.
- Cumpre o prometido.
- Apoia tecnicamente. ”
- Fornece itens com qualidade.
- Oferece preço competitivo.
- Tem um bom histórico de referências.
- Fornece um bom serviço.
- Cumpre o prometido.
- Apoia tecnicamente. ”
A empresa deve agir pró-ativamente na escolha de seu fornecedor,
buscando referencias no mercado sobre ele antes de contratar, uma boa prática é
rever seus fornecedores a cada seis meses e nunca ficar “na mão” de uma só
empresa.
Intermediários – Eles estão entre o
fabricante e sua empresa, existem pontos positivos e pontos negativos de
utilizar esse modelo de negócio, por um lado o intermediário traz soluções a
empresa, consegue atender de maneira personalizada e dedica maior tempo a sua
empresa, já por outro lado ele recebe uma porcentagem do que poderia ser seu
lucro, achatando sua margem no preço de venda.
MACROAMBIENTE
Existem diversos acrônimos que analistas criaram para facilitar a
memorização dos agentes do macroambiente, em Portugal chama-se analise PESTAL
(político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal).
Essas variáveis são incontroláveis, considere que a empresa não tem
autonomia para interferir nelas, mas pode buscar formas de melhor se adaptar a
elas antecipando riscos antes que virem ameaças e aproveitando melhor as
oportunidades.
Políticos –
são relacionamentos a aspectos políticos que todos somos influenciados, sofre
grande influência quando ocorre a troca de poder de um partido para o outro, da
política fiscal adotada pelo pais, da definição de recursos para determinadas
áreas ou segmentos. Influencia drasticamente nas áreas da educação, saúde e
infraestrutura que são em grande parte responsabilidade do governo. Uma nova
política de imposto em seu segmento pode alterar significativamente seu preço
de venda.
Econômicos – Quando a taxa SELIC está alta o
mercado fica desaquecido e basta ela baixar para reaquece-lo novamente, a taxa
de juros é um importante influenciador de mercado, assim como as taxas de câmbio
e o crescimento econômico. A inflação também pode diminuir o potencial de
consumo de determinada classe social.
Sociais (culturais) – Está atrelado aos aspectos apontado no item
público-alvo, diz respeito as preferências de seus clientes e as suas necessidades,
como por exemplo: envelhecimento da população, religião dominantes, distribuição
etária, classe social e outros. Esses fatores são incontroláveis e devem ser
identificados em cada segmento, imagine se você visita empresas normalmente aos
sábados, mas por força de religião seu consumidor não trabalha de fim de
semana.
Tecnológicos – Sempre citamos o exemplo da Xerox, uma tecnologia como a digitalização e
outras fontes de impressão, deixaram obsoleta as soluções da empresa que teve
que se adequar ao novo padrão. O mesmo aconteceu com a Kodak que fazia
revelação de fotos através do filme fotográfico, quando a câmera digital surgiu
rapidamente uma grande parcela de seu público diminuiu, por isso as empresas
estão muito focadas em inovação no mercado atual, mesmo que ela não esteja
inovando tecnologicamente, ela deverá estar “antenada” com os outros meio de
inovação.
Ambientais (Natural) – Mudanças de clima, tipo de vegetação, alterações na safra,
desmatamento, extinção, são alguns fatores que influenciam as empresas, imagine
se sua empresa trabalha com determinado tipo de produto que tem como insumo a
soja que teve uma baixa colheita este ano, logo a oferta não será suficiente
para abastecer o mercado e você terá que pagar mais caro para obter esta
matéria-prima. Não é nosso caso no Brasil, mas terremotos e furacões devastam
cidades, em contrapartida temos um grande problema com enchentes e em
determinada época do ano podemos ter falta de água o que aumenta
consideravelmente a energia.
Legais – Diz
respeito a legislação de cada setor, assim como a lei do consumidor, da
concorrência, legislação trabalhista, etc. Quando falamos de aspectos legais
podemos englobar também as normas gerais de regulamentação do setor, que são
redigidas pelas agências reguladoras como a ANAC, ANATEL e muitas outras.
Baseado nisso posso afirmar: Conheça bem todos os fatores que influenciam no seu mercado. E antecipe oportunidades e ameaças de seu negócio.
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