Prospecção de clientes
Imagem: Sucesso Club
Como estratégias de prospecção a mídia direcionada é muito importante, propagandas fortalecendo a marca podem ser divulgadas na Televisão em programas de rede regional, nacional ou até internacional. Para isso é necessário efetuar uma detalhada pesquisa sobre as vontades e costumes do público alvo, como o caso de um produto direcionado as donas de casa sendo divulgado em programas matinais como “Mais Você” da Rede Globo ou outros do gênero. É claro que isso é apenas um exemplo, mas dificilmente uma propaganda para esse consumidor teria sucesso se fosse divulgado na madrugada ou em programas esportivos.
Por isso o consumidor foco deve ser bem estudado para que a mídia seja selecionada de forma coerente. Outra mídia muito utilizada é o Radio, por que é o único que possibilita a pessoa que está recebendo a mensagem de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e por isso muitas pessoas conseguem ouvi-lo sem parar o que está fazendo. Uma propaganda de uma empresa do ramo automotivo pode ser bem sucedida em grandes capitais, quando as pessoas geralmente estão no transito ou saindo do trabalho, como o exemplo da empresa Mika Pneus de São José dos Campos que faz chamadas na rádio Nativa Fm próximo as 18h.
Essas mídias de massa são bem freqüentes quando o objetivo da empresa é prospectar clientes, mídias impressas como os Jornais e Revistas também têm ótima aceitação, mas quando se fala em propaganda B 2B (empresas para empresas) as revistas especializadas se diferenciam, pois possuem atrativos para um segmento especifico, com matérias especificas falando sobre cases de sucesso e identificando tendencias por exemplo a revista Info que é uma referencia na área de TI.
A mídia eletrônica como a Internet pode ser ineficiente quando for utilizada de maneira errada, porém é um atrativo quando utilizada com conhecimento. Atualmente o segmento de compras coletivas tem crescido muito, impulsionado pelo empresa Peixe Urbano milhares de pessoas fazem compras em casa por um valor reduzido, se antigamente um tratamento de beleza custava R$300,00 para uma pessoa, hoje o mesmo tratamento é negociado a R$90,00 para mil pessoas. A grande sacada dessas empresas como Groupon, Expresso Urbano e Clickon é oferecer a empresa uma parceria onde ela paga a promoção com seus próprios serviços e tem uma garantia quase certa de que os clientes irão até a empresa, por que já efetivaram a compra.
O email, antigamente utilizado para trocar mensagens, tornou-se uma forma descontrolada de divulgar serviços e produtos onde uma pessoa pode receber diariamente centenas de propagandas. Por esse motivo as empresas devem tomar cuidado quando direcionar emails para qualquer pessoa sobre qualquer assunto e utilizar esse meio como forma de customizar o serviço prestado e não banalizar sua marca.
O Telemarketing com o crescimento da telefonia está cada vez mais barato para as empresas e cada vez menos atrativo para os consumidores. Na maioria dos centros urbanos pessoas repudiam uma chamada quando ela é iniciada por: “– Oi meu nome é -----, e gostaria de informar que essa conversa será gravada por motivos de segurança”.
Em outros casos podem-se usar as mídias alternativas em Ônibus, Banheiros, Copos e outros, a imaginação não tem limites. O fato é que existem inúmeras formas de se atrair empresas basta fazer uma pesquisa consistente sobre as intenções da empresa e as necessidades dos consumidores.
Baseado nisso posso afirmar: Prospecte, inove, corra atrás de novos consumidores e fique alerta se mais de 90% de sua receita vier de menos de 10% da sua carteira de clientes.
TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.
TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
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