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O que fazer em tempos de crise?

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Imagem: Tech Guru Pessoal, é grande o número de pessoas que estão reclamando de 2015 no comércio de maneira geral. Os consumidores ficam mais contidos e receosos na hora de fazer uma compra e muitas vezes tomam decisões baseadas no preço. Isso me lembra uma frase postado em um restaurante que li a alguns anos atrás de um escritor inglês John Ruskin (Folha, 13/12/2008) : “Não há quase nada no mundo que outra pessoa não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato”. Isso nos faz pensar na concepção do que é qualidade, para um engenheiro pode significar uma peça exatamente igual às especificações desejadas, para uma dona de casa pode ser um produto que deixa a roupa muito mais branca sem ter isso explicito na embalagem. Mas eu prefiro o conceito de que qualidade é quando a percepção positiva ultrapassa todas as expectativas. O que fazer quando as vendas não estão em alta? A primeira coisa que o gestor pode pensar é em reduzir custos e cortar despesas. Calma , calma... o que

Quais as taxas de importação?

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Fonte: Cecompi Com o aumento do custo dos produtos nacionais grande empresas investem em importação de produtos similares, muitas vezes com o custo inicial muito inferior e uma qualidade equiparada. Todavia é necessário avaliar que para vender produtos de outros países teremos que somar ao custo do produto algumas taxas. Posso destacar as principais taxas:  - Imposto de Importação (I.I.) – Produtos importados. - Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) Produtos industrializados.  - Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS - São Paulo a alíquota é de 18%.  - Imposto Sobre Serviços (ISS)-Imposto municipal.  - Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) – operações de cambio. - Patrimônio do Servidor Público (PIS-PASEP)  - Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) Adicional de Tarifas Aeroportuárias (ATA) - Armazenagem – Referente a pátios, depósitos, de propriedade dos administradores dos po

Gestão Financeira

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Imagem: cygnuscosmeticos.com.br A gestão financeira é essencial para controle de uma empresa e podem definir o seu sucesso ou fracasso. Através dela que conseguimos identificar se a empresa é lucrativa ou não, se ele deve reinvestir no mesmo segmento, se ela deve fazer algum empréstimo ou financiamento, qual a melhor forma de pagar suas obrigações e se deve flexibilizar seus recebimentos. Planejamento, organização, direção e controle são premissas básicas da gestão. Por isso selecionei algumas ferramentas que poderão auxiliar no processo de tomada de decisão. Orçamento É um instrumento que descreve o plano geral de operação e/ou de capital orientado por objetivos e metas propostos pela direção da empresa por um determinado período” segundo Zdanowics. Seria uma diretriz traçada logo no inicio do período com a intenção de guiar “os passos” da empresa durante o ano. Ele não eh engessado pode ser alterado a qualquer momento, mas toda mudança traz consequências que podem int

Como fazer um projeto?

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Imagem: Na Mooca Projetos são temporários, únicos e progressivos, ele é o planejamento de uma futura atividade finita. Todo projeto deverá ter um fim para que ele possa ser medido. Uma definição mais abrangente que temos é a da ISO 10.006:”um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para inicio e termino, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”. Ele também pode ter função na vida pessoal como para comprar uma casa, reformar o apartamento e outros.Historiadores dizem que a primeira vez que foi utilizado esse termo foi no lançamento do satélite Sputnik pela União Soviética, chamado de PERT (Programa de Avaliação e Revisão Técnica). Após o ocorrido diversas empresas e estudiosos começaram a desenvolver mecanismos de gestão. O lançamento do guia PMBOK trouxe novos conceitos para a matéria.Para facilitar a compreensão iremos utilizar uma exemplificação de

Metas SMART

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Imagem: Agencia InBound O que não pode ser medido, não pode ser avaliado. Como saber se uma campanha teve ou não resultado? - Até rimou...rs. Uma empresa precisa de um direcionamento, com um foco bem definido e um plano de metas estruturado para que tenha mais chance de atingir seus objetivos. Uma importante ferramenta para a realização deste plano chama-se Metas SMART que significa: S pecific ( Específico) M ensurable (Mensurável) A ttainable ( Alcançável) R elevant (Relevante) T ime-bound (Tempo definido) Todos estes atributos estão descritos abaixo com suas respectivas funções: Específico Quanto menos abrangente for seu objetivo mais fácil será para você criar ações para alcança-lo. A visão do todo é essencial, mas para traçar as estratégias e colocar indicadores quanto menor o seu target melhor será sua medição. Obs.: 5W2H é uma ótima ferramenta nesta etapa Mensurável Como foi dito temos que ter elementos para mensurar a efetividade das ações. São objetivos claros: aumentar a v

Criatividade e Inovação

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Imagem: Inepad          Conforme exposto no post anterior ( aqui ) o departamento de criatividade e inovação tem ganho grande importância em grandes empresas .          - Afinal, o que esse departamento faz e como ele trabalha?          - As pessoas ficam apenas inventando coisas?           - Como se mede a criatividade?          Perguntas como essas podem surgir quando falamos de uma área relativamente nova.                   Vamos fazer algumas explicações:                - Esse setor dentro de uma empresa é responsável por criar produtos ou serviços, desenvolver diferenciais competitivos e realizar pesquisas para auxiliar a tomada de decisão.  Para que esse departamento tenha sucesso ele precisa de algumas ferramentas e atributos:          - Um ambiente descontraído e informal.          - Autonomia dentro da empresa de maneira geral.          - Uma politica que estimula idéias de qualquer natureza.          - Diversidade de pessoas (etnias, gêneros e classes so

Demanda e oferta

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Imagem: Eli Rodrigues Em economia muito se fala de demanda e oferta em relação ao mercado. Como toda empresa esta inserida num mercado e esse mercado está em constante mutação poderemos utilizar um pouco mais esses conceitos.  A oferta nada mais é que a quantidade de um bem ou serviço oferecido no mercado. Quanto maior for a oferta desse bem num determinado local, maior será o acesso das pessoas a eles. Com isso a tendência é que seu preço diminua para atender esse mercado mais competitivo. Exemplo: O preço de venda de castanhas no Pará - local de origem. Já a demanda esta do lado dos consumidores e diz respeito a necessidade, ou gosto por um bem ou serviço em determinada região. Quanto maior a demanda, maior a procura e, consequentemente, maior será o preço que determinado consumidor estará disposto a pagar para ter seus desejos realizados, ou suas necessidades sanadas. Ex.: O preço de venda da castanha no estado de São Paulo - que não é o local de origem. Com isso algumas em