O que fazer em tempos de crise?

Imagem: Tech Guru


Pessoal, é grande o número de pessoas que estão reclamando de 2015 no comércio de maneira geral. Os consumidores ficam mais contidos e receosos na hora de fazer uma compra e muitas vezes tomam decisões baseadas no preço. Isso me lembra uma frase postado em um restaurante que li a alguns anos atrás de um escritor inglês John Ruskin (Folha, 13/12/2008) : “Não há quase nada no mundo que outra pessoa não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato”.


Isso nos faz pensar na concepção do que é qualidade, para um engenheiro pode significar uma peça exatamente igual às especificações desejadas, para uma dona de casa pode ser um produto que deixa a roupa muito mais branca sem ter isso explicito na embalagem. Mas eu prefiro o conceito de que qualidade é quando a percepção positiva ultrapassa todas as expectativas.


O que fazer quando as vendas não estão em alta?


A primeira coisa que o gestor pode pensar é em reduzir custos e cortar despesas. Calma , calma... o que é custo e o que é despesa? Para facilitar a compreensão vamos pensar numa fábrica de cadeiras. Tudo que é utilizado para produção deste produto é custo, como: barras de ferro, proteções emborrachadas, almofadas, horas trabalhadas dos operários e outros. Já as despesas são outros gastos que não estão diretamente ligados a produção, pode ser: gastos com materiais administrativos, serviço de limpeza do local, etc.


Mas porque devemos saber essas distinções? É fácil, para auxiliar na tomada de decisão quando diminuições os custos, nós podemos diminuir a qualidade do produto ou otimizar os processos.


Este segundo é sempre a melhor escolha. Com relação as despesas, quando cortamos elas podemos afetar o clima organizacional e tornar o ambiente menos produtivo. Pense em tirar o cafezinho dos funcionários, qual impacto você traria no clima da empresa?


Essas decisões são muito importantes para a permanência de uma empresa no mercado. Posso citar um “case” específico: em determinada empresa, quando os colaboradores batiam as metas eles confraternizavam fazendo um BIG café da manhã com bolos, pães, sucos e frutas. Mas para cortar gastos o gerente resolveu tirar esse café. Foi uma decisão estratégica positiva? Não, afinal o café era um investimento e não uma despesa.


Investimento é todo recurso despendido para obter um ganho. Esse recurso pode ser mão de obra, tempo, dinheiro e outros e o ganho pode ser tanto tangível, quanto intangível.


A melhor forma de diminuir os custos e despesas é negociar melhor os valores de compra, diminuir perdas de materiais, melhorar processos dentro das áreas, facilitar a comunicação entre departamento e usar produtos substitutos em determinados casos.



Baseado nisso posso afirmar: Faça contas e negocie bem, aumente sua lucratividade, se não conseguir aumentar suas vendas!!!


TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários