Metas SMART

Imagem: Agencia InBound


O que não pode ser medido, não pode ser avaliado. Como saber se uma campanha teve ou não resultado? - Até rimou...rs.


Uma empresa precisa de um direcionamento, com um foco bem definido e um plano de metas estruturado para que tenha mais chance de atingir seus objetivos. Uma importante ferramenta para a realização deste plano chama-se Metas SMART que significa:


Specific ( Específico)
Mensurable (Mensurável)
Attainable ( Alcançável)
Relevant (Relevante)
Time-bound (Tempo definido)


Todos estes atributos estão descritos abaixo com suas respectivas funções:


Específico

Quanto menos abrangente for seu objetivo mais fácil será para você criar ações para alcança-lo. A visão do todo é essencial, mas para traçar as estratégias e colocar indicadores quanto menor o seu target melhor será sua medição.


Obs.: 5W2H é uma ótima ferramenta nesta etapa


Mensurável


Como foi dito temos que ter elementos para mensurar a efetividade das ações. São objetivos claros: aumentar a venda em 20%, diminuir a taxa de desconto para 9,5%, aumentar o ticket médio para R$1500,00, reduzir a despesa em 12%.


Atingível

Seria impossível escalar o Monte Everest em 1h, mesmo para um escalador profissional. Se uma alpinista tivesse essa meta, invés de ficar empolgado ele ficaria desmotivado.


Relevante

Toda ação que não agrega valor ou não possui um grau de relevância deve ser excluída do plano para otimizar o tempo e não gastar recursos que acarretaram benefícios irrelevantes.


Tempo definido

Para dar maior credibilidade ao plano cada meta deverá ter um prazo de duração e de realização. Isso facilita o controle do gestor, ao final de cada prazo ele poderá auditar os resultados obtidos.



Baseado nisso posso afirmar: Tenha uma empresa “águia” que seja focada em seu objetivo para que você não vire apenas mais um “pombo” olhando para todos os lados do mercado de uma só vez. Foque e conquiste!!!


TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários