Gestão Financeira



Imagem: cygnuscosmeticos.com.br

A gestão financeira é essencial para controle de uma empresa e podem definir o seu sucesso ou fracasso. Através dela que conseguimos identificar se a empresa é lucrativa ou não, se ele deve reinvestir no mesmo segmento, se ela deve fazer algum empréstimo ou financiamento, qual a melhor forma de pagar suas obrigações e se deve flexibilizar seus recebimentos. Planejamento, organização, direção e controle são premissas básicas da gestão.


Por isso selecionei algumas ferramentas que poderão auxiliar no processo de tomada de decisão.


Orçamento

É um instrumento que descreve o plano geral de operação e/ou de capital orientado por objetivos e metas propostos pela direção da empresa por um determinado período” segundo Zdanowics. Seria uma diretriz traçada logo no inicio do período com a intenção de guiar “os passos” da empresa durante o ano. Ele não eh engessado pode ser alterado a qualquer momento, mas toda mudança traz consequências que podem interferir no resultado final. Em seu conteúdo deve constar: As despesas mensais (custos fixos + custos variáveis), faturamento mensal, margem de contribuição, margem de desconto, metas e os KPIs (indicadores – ex: Total de venda de vestidos femininos) que devem ser medidos.


Fluxo de caixa

Segundo o Sebrae ele é uma ferramenta da gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. Descomplicando imagine um riacho onde as águas se encontram e se separam, essa linha principal seria o fluxo de caixa que possui diariamente entradas (vendas, empréstimos, retorno de investimentos) e saídas (contas a pargar, despesas emergenciais). A boa administração dele determinará se os compromissos serão honrados, pode identificar se existe algum valor excedente para uma aplicação.


Payback

Uma boa maneira de saber se um investimento será rentável eh utilizar esta ferramenta. Payback traduzido em português significa “pague de volta” e quer dizer exartamente isso, em quanto tempo o investimento será ressarcido ao investidor. Através desta análise a pessoa que investe terá uma estimativa de quanto tempo começará a lucrar em cima de seu investimento.


Custo de oportunidade

Muitas vezes ao investir em determinado produto ou empreendimento a decisão do dono do capital não pode ser analisada isoladamente, devemos levar em consideração também o quanto ele ganharia investindo em outro projeto. Leone (2009 p. 76) afirma que ”o custo de oportunidade é o valor do beneficio que se deixa de ganhar quando, no processo decisório, se toma um caminho em detrimento de outro” e Marshall (2002) “ são os lucros potenciais máximo não realizados com o evento de perda em alguma ocorrência.” Quanto poderíamos ganhar tomando outra decisão?


Analise de Riscos

Toda a operação possui um risco e normalmente quanto maior o ganho maior o risco, por isso devemos elencar todos eles referentes a uma operação. Tudo que envolve dinheiro deve ser levado a serio. Imagine um investidor que compra um terreno para criação de gado em uma zona de constantes invasões do grupo MST, seria viável? Resposta básica de administração financeira – Depende. Se o valor do investimento somado ao custo mensal que ele terá em alocar pessoas que garantam a propriedade para ele for menor do que a valorização do imóvel certamente será um bom investimento.


São apenas dicas para nortear as decisões estratégicas de um investidor ou de uma empresa, que devem ser aprofundadas e personalizadas para cada tipo de negocio. Também recomendo o acompanhamento de um profissional especializado em Gestão Empresarial ou uma consultoria financeira para formular calculo e tornar o conceito mais mensurável.


Baseado nisso posso afirmar: Mantenha sua empresa financeiramente saudável. Analise seus investimentos. Diminua os riscos!!!


TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

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