Como fazer um projeto?

Imagem: Na Mooca

Projetos são temporários, únicos e progressivos, ele é o planejamento de uma futura atividade finita. Todo projeto deverá ter um fim para que ele possa ser medido. Uma definição mais abrangente que temos é a da ISO 10.006:”um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para inicio e termino, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”.


Ele também pode ter função na vida pessoal como para comprar uma casa, reformar o apartamento e outros.Historiadores dizem que a primeira vez que foi utilizado esse termo foi no lançamento do satélite Sputnik pela União Soviética, chamado de PERT (Programa de Avaliação e Revisão Técnica). Após o ocorrido diversas empresas e estudiosos começaram a desenvolver mecanismos de gestão. O lançamento do guia PMBOK trouxe novos conceitos para a matéria.Para facilitar a compreensão iremos utilizar uma exemplificação de um projeto, com suas etapas:



1º Passo  - Definição do objetivo


Nesta etapa teremos que te um objetivo bem especifico para que possamos propor ações para alcança-lo. Quanto mais amplo o termo mais difícil será atingir o êxito.EX.: Perder 10 kg em 5 meses


2º Passo - Analise do objetivo


Nessa etapa devemos ter uma visão mais ampla de como atingir este objetivo, consultar fontes diversas e profissionais especialistas em determinadas atividades.EX.: Mudança de alimentação, exercícios físicos, definição de cardápio, analise de calorias adquiridas x calorias queimadas.


3º Passo - Plano de ação:


Agora trabalhamos com as informações obtidas e as convertemos em ações efetivas com prazos e descrição.

Ex.:

Reeducação Alimentar – Como: Procurar um nutricionista que faca o calculo de quantas calorias devo consumir – Prazo: 10 dias.

Atividades físicas – Procurar um educador físico para indicação do melhor tipo de atividade para meu tipo físico – Prazo: 5 dias.


4º Passo - Esquematização


O esquema auxilia na visualização das tarefas.










5ºPasso - Controle


Auditar os resultados a cada fim de prazo.


Ultimo Passo - Finalização


Na finalização os resultados obtidos serão medidos e teremos duas alternativas: na melhor das hipóteses o objetivo foi a alcançado, e na pior o objetivo não poderá ser alcançado. Termos utilizados: PERT – Program Evaluation and Review Technique; PMBOK – Project Management Body of Knowledge. Lembro que essa eh uma visão simplista de Gestao de Projetos que merecem ser aprofundados por profissionais da área ou em cursos de especialização. Também possui um numero muito maior de interessados e áreas dentro de uma empresa, como: riscos, stakeholders, comunicação, custos, R.H., qualidade e outros. Baseado nisso posso afirmar: Um projeto bem estruturado minimiza as chances dos insucessos. Planeje – se antes de executar suas ações na empresa.


Para descontrair visualizem essa imagem da empresa Gerenciamento de Riscos em Projeto:



Baseado nisso posso afirmar: Para cada plano de ação estipule prazos e nomeie responsáveis paras as áreas, somente assim você consiguirá medir os resultados. 

TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários