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CANVAS

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CANVAS Para muitos, o plano de negócios (  ver post  )não é uma tarefa simples e requer muito tempo para preparo. Considerando que todo mundo tem um potencial criativo e pode contribuir com idéias num negócio em potencial a ferramenta Canvas (chamada de "o quadro" no Brasil) ajuda a expressar e organizar pensamentos numa única folha de papel.  Você pode utiliza-lo em dois momentos: - Para criar um novo negócio. - Para buscar soluções inovadoras para um negócio já existente. Criado por  Alexander Osterwalder e Yves Pigneur o conceito de Business Model Generation que evidencia o desenvolvimento de informações de modo colaborativos (com mais 400 participantes) traz o quadro de modelo de negócios titulado como Canvas: Fonte: www.businessmodelgeneration.com De maneira prática e rápida, faz uma representação esquemática visual, em blocos.São eles: Proposta de valor:  Mostra o que sua empresa vai oferecer para o mercado, aquilo que deve representar valor ao cl

Plano de negócios

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       Imagem: Phanteon Uk       Conforme nosso nosso post anterior  sobre as tendências de 2015, a taxa de mortalidade da micro e pequena empresa é altíssima quando o empreendedor busca abrir um negócio por necessidade e não por oportunidade. Muito bem! Você tem uma ideia e quer coloca-lá em prática! Para aumentar suas chances você necessita de fazer um planejamento eficiente e estruturado - isso pode até dobrar as chances de você alcançar o sucesso.       Afinal, como devemos fazer este planejamento?                O método mais tradicional é elaborar um plano de negócios, no qual você explicará com detalhes a operação de sua empresa, qual será seu posicionamento, para quem você irá vender, por qual meio você venderá, como controlará suas finanças e os seus empregados e outros. Abaixo vamos detalhar melhor esse documento:        PLANO DE NEGÓCIOS       O plano de negócios tem o objetivo de explicar como sua empresa funciona e dá lucro. Ele visa "cercar" todos os

Branding

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Imagem: Cast a Bigger Primeiramente, vamos conceituar marca de acordo com INPI ”A marca é um sinal que identifica no mercado os produtos ou serviços de uma empresa, distinguindo-os dos de outras empresas”. Todavia essa definição deve ser aprofundada para melhor compreensão. A marca vai além de um simples símbolo ou uma identidade visual, ela, de fato, serve para diferenciar empresas, mas ela também cria uma sinergia com o consumidor. Ou seja, uma pessoa ao comprar uma marca específica traz contigo a experiência em adquirir um produto e um sentimento sobre o que está recebendo em troca. Clientes da Nike compram estilo, superação, motivação. Eles se lembram de um atleta famoso que teve sucesso na carreira e usava uma chuteira com aquele logotipo, também lembram momentos que conseguiram se superar usando tal apetrecho e por aí vai. Marca é tudo aquilo que o cliente sente sobre determinada empresa quando entra em contato com ela, seja visualmente, através de áudio e todos os outros s

Mercados Emergentes

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Imagem: Appscend Somos empreendedores por natureza, movido pela grande diversidade do povo brasileiro o empreendedorismo ganhou destaque no mundo ocupando o primeiro lugar no ranking da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) que classifica as nações com maior índice de criação de negócio considerando a população economicamente ativa. Ficamos na frente até de países mais desenvolvidos, de origem norte americana, mas o grande trunfo do Brasil está na mudança de perfil dos empreendedores que passam a empreender por oportunidade de mercado e não, apenas, por necessidade. Em 2011 a maior parte dos brasileiros se tornavam administradores de empresas pela falta de opção e buscando algum tipo de renda, já de acordo com a pesquisa da GEM em 2014 a maior parte dessas pessoas buscam, prioritariamente, as oportunidades. Em função disso resolvi elencar alguns segmentos promissores para se investir num negocio em 2015 de acordo com a revista pequenas empresas grandes negócios e a Instituição

Associativismo e Cooperativismo

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Imagem: Saída de Emergência Não estamos sozinhos no mundo, quem sabe podemos não estar sozinhos na galáxia... Tirando o leve devaneio, gostaria de falar um pouco mais sobre o mercado: ele e como uma corrente forte e resistente e os elos que a compõem são representados pelas empresas, logo se existir apenas um elo (uma empresa) não existira mercado e sim um monopólio – figura essa cada vez mais rara. Muito mais difícil que crescer num mercado competitivo eh não poder contar com o auxilio de outras empresas, não ter know how do negocio, nem conhecer onde pisa. A globalização trouxe inúmeros benefícios, como: a facilidade de acesso a informação, a ampliação de possibilidade de parcerias, auxilio na busca de novos fornecedores, entre outros. Mas também trouxe os gigantes multinacionais, grandes marcas e franquias, tornando ainda mais difícil para uma microempresa ou empresa de pequeno porte se manter no mercado. O que fazer para continuar competitivo nesse mercado? Que tal un

O que é MEI?

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Fonte: www.programadogover.org Abrir o próprio negócio pode parecer uma tarefa difícil aos olhos de quem sempre trabalho como empregado e em regime de carteira assinada, todavia algumas pessoas já estão acostumadas a trabalhar “por conta própria”. Esses últimos possuem grande representatividade no país e podem movimentar a economia local de maneira surpreendente. A lei complementar 123/06 regulamenta um regime tributário diferenciado para quem quer se formalizar. Criando a possibilidade de uma pessoa física virar pessoa jurídica (constituir empresa) sem burocracia no regime de Micro Empreendedor Individual (MEI)  se tiver o rendimento anual de até 60 mil reais que nos traz uma media de faturamento de 5 mil reais mensais. Os benefícios dessa formalização pode-se ver num post anterior: Formalizacao para a evolucao . Didaticamente vou responder as principais perguntas que tenho recebido em consultoria e espero que de alguma maneira as respostas te auxiliem nos seus negócios.

O que fazer em tempos de crise?

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Imagem: Tech Guru Pessoal, é grande o número de pessoas que estão reclamando de 2015 no comércio de maneira geral. Os consumidores ficam mais contidos e receosos na hora de fazer uma compra e muitas vezes tomam decisões baseadas no preço. Isso me lembra uma frase postado em um restaurante que li a alguns anos atrás de um escritor inglês John Ruskin (Folha, 13/12/2008) : “Não há quase nada no mundo que outra pessoa não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato”. Isso nos faz pensar na concepção do que é qualidade, para um engenheiro pode significar uma peça exatamente igual às especificações desejadas, para uma dona de casa pode ser um produto que deixa a roupa muito mais branca sem ter isso explicito na embalagem. Mas eu prefiro o conceito de que qualidade é quando a percepção positiva ultrapassa todas as expectativas. O que fazer quando as vendas não estão em alta? A primeira coisa que o gestor pode pensar é em reduzir custos e cortar despesas. Calma , calma... o que