Plano de negócios
Imagem: Phanteon Uk
Conforme nosso nosso post anterior sobre as tendências de 2015, a taxa de mortalidade da micro e pequena empresa é altíssima quando o empreendedor busca abrir um negócio por necessidade e não por oportunidade. Muito bem! Você tem uma ideia e quer coloca-lá em prática! Para aumentar suas chances você necessita de fazer um planejamento eficiente e estruturado - isso pode até dobrar as chances de você alcançar o sucesso.
Afinal, como devemos fazer este planejamento?
O método mais tradicional é elaborar um plano de negócios, no qual você explicará com detalhes a operação de sua empresa, qual será seu posicionamento, para quem você irá vender, por qual meio você venderá, como controlará suas finanças e os seus empregados e outros. Abaixo vamos detalhar melhor esse documento:
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios tem o objetivo de explicar como sua empresa funciona e dá lucro. Ele visa "cercar" todos os riscos da empresa para aumentar as chances dela ter sucesso. No plano de negócios podemos identificar os seguintes itens:
- Sumario executivo: É um resumo de todo o plano e deve ser elaborado após o termino de todo o plano de negócios, servirá como introdução para a leitura do plano e deve interligar todos os tópicos que serão abordados. Nesse capítulo o redator deverá explicar como será a empresa e introduzir todos os tópicos que serão listados a seguir.
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios tem o objetivo de explicar como sua empresa funciona e dá lucro. Ele visa "cercar" todos os riscos da empresa para aumentar as chances dela ter sucesso. No plano de negócios podemos identificar os seguintes itens:
- Sumario executivo: É um resumo de todo o plano e deve ser elaborado após o termino de todo o plano de negócios, servirá como introdução para a leitura do plano e deve interligar todos os tópicos que serão abordados. Nesse capítulo o redator deverá explicar como será a empresa e introduzir todos os tópicos que serão listados a seguir.
- Pesquisa de mercado - Pesquisar o mercado é fundamental para conhecer os consumidores, a empresa deve distinguir os clientes para os quais ela tem a intenção de vender. Definir quais são seus hábitos de compra, as suas preferências, quais são as oportunidades, qual a fatia do mercado, saber se esta demanda poderá crescer ou diminuir e outros. Sites como o do IBGE e das Prefeituras da Cidade podem fornecer muitos subsídios para esse item. Listar também os concorrentes do negócio e quais são os seus diferenciais. Veja post
- Plano operacional - Definirá qual a maneira que a empresa irá trabalhar, em qual local ela se fixará, quantas pessoas trabalharão nela, qual o horário de funcionamento, quais serão os meios de comercialização do produto (internet, loja física, vendedores externos), e todos os detalhes que estão relacionados com o seu funcionamento.
- Planejamento estratégico - Nessa etapa você identificará qual será o seu diferencial ( veja como fortalecer sua marca ), o porquê dos consumidores buscarem sua empresa e não buscarem a concorrência ferramentas como a analise SWOT (aqui ) e as cinco forças de Porter (explicarei em novo post) são grandes aliadas para elaborar este conteúdo. Além disso deve-se evidenciar a missão, visão e valores da empresa como diretriz estratégica.
- Planejamento estratégico - Nessa etapa você identificará qual será o seu diferencial ( veja como fortalecer sua marca ), o porquê dos consumidores buscarem sua empresa e não buscarem a concorrência ferramentas como a analise SWOT (aqui ) e as cinco forças de Porter (explicarei em novo post) são grandes aliadas para elaborar este conteúdo. Além disso deve-se evidenciar a missão, visão e valores da empresa como diretriz estratégica.
- Plano de marketing - Basicamente trabalhará o 4 Ps do marketing ( ver post ). Definir a praça, preço, produto e promoção irá auxiliar, e muito, no posicionamento da empresa, se for um produto premium com alto valor agregado, por exemplo, o preço poderá ser menos acessível, mas o atendimento deve ser de alto padrão.
- Planejamento financeiro - Agora é a hora de falar dos números, nesse capitulo será abordado o valor do investimento inicial para abrir a empresa, os custos fixos e custos variáveis, em quanto tempo o investimento se paga,e qual será o ponto de equilíbrio do negócio. É nesse momento que você tem a oportunidade de convencer um possível investidor a "injetar dinheiro" na sua empresa.Veja dicas.
- Conclusão - Chegando ao fim de todo o plano de negócio você redigirá a conclusão, que é a oportunidade de fechar o trabalho com "chave de ouro" e reforçar os diferenciais competitivos.
Baseado nisso posso afirmar: O planejamento aumenta sua "sorte".
TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.
TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
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