Associativismo e Cooperativismo

Imagem: Saída de Emergência


Não estamos sozinhos no mundo, quem sabe podemos não estar sozinhos na galáxia... Tirando o leve devaneio, gostaria de falar um pouco mais sobre o mercado: ele e como uma corrente forte e resistente e os elos que a compõem são representados pelas empresas, logo se existir apenas um elo (uma empresa) não existira mercado e sim um monopólio – figura essa cada vez mais rara.
Muito mais difícil que crescer num mercado competitivo eh não poder contar com o auxilio de outras empresas, não ter know how do negocio, nem conhecer onde pisa. A globalização trouxe inúmeros benefícios, como: a facilidade de acesso a informação, a ampliação de possibilidade de parcerias, auxilio na busca de novos fornecedores, entre outros. Mas também trouxe os gigantes multinacionais, grandes marcas e franquias, tornando ainda mais difícil para uma microempresa ou empresa de pequeno porte se manter no mercado. O que fazer para continuar competitivo nesse mercado?

Que tal unir as forças? O Associativismo e o cooperativismo nasceram da necessidade de tornar um elo mais forte, partindo da premissa que a união faz a diferença. O grande trunfo desse sistema eh a mudança de postura das empresas que veem suas concorrentes como parceiras de negocio. Como exemplo posso citar o Deposito Bandeirante da cidade de S.J.Campos que se uniu E seus principais benefícios são:
- Realização de compras em conjunto num volume maior e um preço menor.
- Linhas de credito com mais vantagens.
- Mais facilidade na obtenção de informações de mercado.
- Troca de experiências.
- Maior seguridade.

Essa ideia de trabalhar em coletividade vem desde a idade media nos primeiros mercados criados, identificou-se que o coletivo seria muito mais forte do que o individual. E com o progresso e desenvolvimento humano ganhou formas e diferenciação e são responsáveis por mais de 30% do PIB brasileiro. Abaixo a distinção destes dois modelos.


Associativismo
Mínimo de 2 pessoas.
Não possui Capital Próprio.
Os bens adquiridos pertencem a associação.
Em prol do objetivo social.

Cooperativismo
Mínimo de 20 pessoas.
Possui Capital Próprio.
Os bens podem ser repartidos entre os cooperados
Em prol do objetivo econômico.


Baseado nisso podemos afirmar: Sozinho você pode ir mais rápido, mas em grupo você vai mais longe. Una-se e alcance maiores resultados!!!

TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.
WhatsApp: (012) 988665402.

Comentários