Branding

Imagem: Cast a Bigger


Primeiramente, vamos conceituar marca de acordo com INPI ”A marca é um sinal que identifica no mercado os produtos ou serviços de uma empresa, distinguindo-os dos de outras empresas”.

Todavia essa definição deve ser aprofundada para melhor compreensão. A marca vai além de um simples símbolo ou uma identidade visual, ela, de fato, serve para diferenciar empresas, mas ela também cria uma sinergia com o consumidor. Ou seja, uma pessoa ao comprar uma marca específica traz contigo a experiência em adquirir um produto e um sentimento sobre o que está recebendo em troca.

Clientes da Nike compram estilo, superação, motivação. Eles se lembram de um atleta famoso que teve sucesso na carreira e usava uma chuteira com aquele logotipo, também lembram momentos que conseguiram se superar usando tal apetrecho e por aí vai. Marca é tudo aquilo que o cliente sente sobre determinada empresa quando entra em contato com ela, seja visualmente, através de áudio e todos os outros sentidos.

O presidente da Coca-Cola disse em determinado momento que estava muito feliz na empresa pelo fato da marca dela valer cerca de 50% do valor da companhia, se todas as fabricas da Coca-Cola fossem destruídas a empresa poderia se erguer do nada pelo fato de ter uma marca forte, se eles conseguissem colocar aquele liquido gaseificado escuro produzido em outra fábrica dentro da garrafa padrão “Coca” o consumidor teria a mesma experiência que tinha quando a produção advinha de sua própria fabrica.

Diariamente, nós temos contato com mais de 3.000,00 marcas. Por exemplo: acordamos num colchão da Copel, tomamos um leite Cooper, com um requeijão Vigor, abrimos uma pasta de dente da Colgate, vestimos um sapato da Democrata, colocamos uma camiseta da M. Officer, uma calça da Calvin Klein, entramos num veículo da Volkswagen, etc. Porém somente assimilamos uma parte dessas marcas, isso por que algumas empresas fazem um extraordinário trabalho com suas marcas.

Branding

É a gestão da marca, nessa área que a empresa se preocupa em transmitir para o cliente aquilo que a marca pode oferecer, visa fortalecer o nome da empresa para que ela possa ser lembrada e ser associada positivamente na mente do consumidor. Os principais benefícios são:

- Fidelização de clientes.

- Mais efetividade em ações de marketing.

- Aumento do ativo da empresa.

- Diminuir o esforço de venda do produto.

Quando uma marca é forte os clientes são fiéis e não trocam de produto numa recompra, sempre estão “antenados” com seus lançamentos e novidades, as ações de marketing ganham mais força por que são, melhor, assimiladas pelo publico final. A empresa – como dito anteriormente – aumenta seu valor de mercado, os clientes a procuram de todas as formas maneiras de adquirir o produto, vão atrás de fornecedores e de canais de distribuição.

Para uma bom trabalho de Branding necessita-se de um bom planejamento e de identificar como a marca quer se posicionar no mercado: melhor preço, melhor produto ,maior valor agregado ou outros. Antes de realizar ações externas, é necessário que toda a empresa tenha o mesmo foco, deve-se fazer um trabalho interno de branding com os próprios funcionários através de treinamentos e estimulando a interação da equipe. A partir disto a empresa pode fazer ações para divulgar um novo produto ou fortalecer sua marca.

Mas, afinal, o que faz com que alguém escolha minha marca e não os concorrentes?

Muito se fala da humanização da marca, o trabalho direcionado para cada cliente torna seu serviço único e proporciona uma experiência de compra mais prazerosa. Hoje temos que fazer o cliente se tornar, a cada dia, mais fã de seus produtos ou serviços. Somente assim você se diferencia dos concorrentes.

As pessoas consomem produtos da Apple por que possuem Status quando atendem uma ligação num Iphone, elas dirigem Harley Davidson por que possuem uma espirito aventureiro e se sentem livres quando estão em contato com o produto.

O ideal é você ter bem definido como você quer ser lembrado por um consumidor e entregar aquilo que você realmente quer entregar. Quando conseguir isto você poderá iniciar um trabalho de divulgação.



Baseado nisso posso afirmar: Fortaleça sua marca para se diferenciar no mercado! Mostre quem você é!!!


TIAGO DAMAZIO - Consultor de Marketing e Gestão Empresarial, Administrador de empresas , Professor e Instrutor de cursos, Palestrante , formado em Publicidade e Propaganda, Pós-Graduado em Marketing (FAAP) e MBA em Gestão Empresarial (FGV).
E-mail: damaziotiago@yahoo.com.br.

WhatsApp: (012) 988665402.

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