Postagens

Gestão de Inovação - Tipos de Inovação

Imagem
Tipos de Inovação - Post 2 de 10.          Como vimos no post anterior ( aqui ) inovação diz respeito a criar algo novo, podendo ser até um método novo de forma que podem ser comercializados. E nesse post vamos falar dos tipos de inovação: INCREMENTAL X RADICAL         A inovação INCREMENTAL é a mais comum dentro das industrias e empresas brasileiras, pelo fato de agregarem valor a um produto já existente, esse tipo de inovação exige que tenha um produto já criado e consolidado no mercado para fazer sentido. Um grande exemplo de inovação incremental está presente no mercado de vendas de celulares, como é o exemplo dos celulares S8 e S8+. Veja o que a diferenciação é muito pequena, mas existe uma melhoria de um modelo para o outro. comparativo tudocelular.com          Já a inovação RADICAL pressupõe a criação de algo 100% novo, criação de um produto novo para o portfólio para acessar um novo mercado ou entregar um novo benefício ao mercado já existente.    

Gestão de Inovação - O que é inovação?

Imagem
O que é inovação?  Post 1 de 10.         A Pandemia chegou em 2020, impulsionando a Inovação. "E isso aconteceu por quê?"         - Em um mundo VUCA ( Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity). Tudo precisa ser reinventado, os habitos de consumo mudam diariamente, a incerteza é a certeza (o que achariam de entrar no carro de um estranho por um aplicativo a alguns anos atrás?  Além disso, tudo é mais complexo, uma atitude traz reflexo em outras atividades e contrariando os matemáticos: (1 + 1 pode ser 11 😉). Já abordamos temas como inovação e criatividade em nosso blog. E continuo observando que muitos pensam que para inovar é necessário ter em sua equipe pessoas criativas que tenham ideias diversificadas ou apenas aquele “insight” certeiro! Uma ideia não tem o menor valor se não for executada!!!          Graaande erro.... Inovação é muito mais que uma só ideia, é uma técnica aliada a um conjunto de ferramentas que podem proporcionar a sua empresa um dif

Como as empresas Inovaram em 2017

Imagem
              Todos sabemos que estamos na era da inovação, coisas novas surgem a todo momento, as empresas inovam quando criam produtos, canais, métodos, meios de comunicação e muito mais.A inovação ( veja post ) vem como um diferencial competitivo e pode alavancar suas vendas, proporcionar maior visibilidade e aumentar o índice de satisfação de seus clientes. As empresas não podem mais se dar ao luxo de apenas copiar aquilo que está “dando certo” em seus concorrentes ( benchmarking ), quando elas reagem desta forma estão – SEMPRE – a um passo atrás da concorrência.            Considere que inovação é diferente de Invenção, o objetivo dela sempre será ganhar dinheiro ou comercializar algo,  O CEO da Ace,    Pedro Waengertner,  diz: " “Inovação não é a percepção de alguém, é quantos negócios você criou, quanta receita gerou. Se você não consegue comprovar o impacto do seu trabalho no excel, não está fazendo um bom trabalho na área de inovação”.                   

Quanto que tenho que faturar para lucrar? Entenda o ponto de equilibrio

Imagem
              Sebrae/PR             Muitas vezes, os empreendedores vivem de seus negócios sem saber qual valor devem faturar para pagar todas as despesas e custos. Desta forma, ele fica extremamente agoniado na hora de fechar o balanço mensal e aí sim apurar o resultado. Imagine se o empresário conseguisse estipular um faturamento mínimo para cobrir todas essas saídas, assim ele ficaria mais a vontade de estipular metas diárias de vendas e de monitorar seus resultados.             Por isso, foi criado a base de cálculo do PONTO DE EQUILÍBRIO que prevê um valor de vendas mínimos para a empresa não operar no prejuízo.             Antes de falarmos deste conceito, temos que falar de outras definições que auxiliaram na formatação desta fórmula.             DESPESAS FIXAS (DF)             São todas as despesas que não dependem nem da produção, nem da venda de mercadorias, são também chamadas de despesas da estrutura do estabelecimento. Alguns exemplos, são:

Como analisar meu mercado?

Imagem
                      Quando falamos de análise de mercado nos referimos ao estudo das variáveis do macro e do microambiente e como elas podem influenciar a empresa positivamente ou negativamente.            Em primeiro momento, podemos falar que o microambiente diz respeito as variáveis controláveis, já o macro ambiente está ligado a aspectos que a empresa não pode controlar. Quando falamos das variáveis do microambiente, nós relacionamos aos pontos fortes e fracos de uma empresa e o macroambiente está ligado as oportunidades e ameaças.            Para ficar mais claro, irei explicar separadamente cada elemento que pode impactar numa organização:             MICROAMBIENTE            Kotler e Armstrong (1998, p.47), conceitua que, “o microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes”. As forças que compõem o microambiente, segundo Chaston (1992), são compostas pelos agentes: empresa, clientes, concorrentes, fo