Gestão de Inovação - O que é inovação?
O que é inovação?
Post 1 de 10.
Post 1 de 10.
A Pandemia chegou em 2020, impulsionando a Inovação. "E isso aconteceu por quê?"
- Em um mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity). Tudo precisa ser reinventado, os habitos de consumo mudam diariamente, a incerteza é a certeza (o que achariam de entrar no carro de um estranho por um aplicativo a alguns anos atrás? Além disso, tudo é mais complexo, uma atitude traz reflexo em outras atividades e contrariando os matemáticos: (1 + 1 pode ser 11 😉).
Já abordamos temas como inovação e criatividade em nosso blog. E continuo observando que muitos pensam que para inovar é necessário ter em sua equipe
pessoas criativas que tenham ideias diversificadas ou apenas aquele “insight”
certeiro! Uma ideia não tem o menor valor se não for executada!!!
Graaande erro.... Inovação é muito mais que uma só ideia, é uma técnica aliada
a um conjunto de ferramentas que podem proporcionar a sua empresa um
diferencial estratégico.
Como o assunto GESTÃO DE INOVAÇÃO é um tema que está em alta, vou propor mais um desafio (veja o último) de criar dez posts com conteúdos relevantes sobre o assunto - todas as semanas teremos uma nova postagem. Os posts abordarão, de maneira fácil e prática, características e ferramentas que podem auxiliar sua empresa a inovar.
Como o assunto GESTÃO DE INOVAÇÃO é um tema que está em alta, vou propor mais um desafio (veja o último) de criar dez posts com conteúdos relevantes sobre o assunto - todas as semanas teremos uma nova postagem. Os posts abordarão, de maneira fácil e prática, características e ferramentas que podem auxiliar sua empresa a inovar.
INVENÇÃO
- O que é?
Resposta: A criação de algo novo, podendo ser até um método, produto ou material para ser comercializado ou não. Uma invenção traz como diferencial algo inédito que agregue valor a um determinado processo, produto ou serviço.
Existem 3 condições para características que todas invenção deve ter. Veja abaixo:
Resposta: A criação de algo novo, podendo ser até um método, produto ou material para ser comercializado ou não. Uma invenção traz como diferencial algo inédito que agregue valor a um determinado processo, produto ou serviço.
Existem 3 condições para características que todas invenção deve ter. Veja abaixo:
1. A invenção deve ser nova
Pode parecer obvio, mas a
invenção precisa ser algo 100% novo, para não ser considerado plagio ou cópia.
Uma invenção consiste em criar, produzir e estabelecer algo NOVO. Não pode ser
cópia ou muito similar a uma outra invenção. Deve ser uma NOVIDADE.
Devemos sempre nos questionar se
aquilo que criamos já existe e saber como as pessoas resolvem esse problema
hoje em dia.
Veja o vídeo abaixo da invenção
do avião feita por Santos Dumond:
2. Deve ser usual, usar em situações práticas.
Não adianta criar algo que não
tenha uma utilização prática, a invenção deve resolver um problema existente ou
satisfazer uma necessidade. Não adianta criar uma máquina de enxugar gelo ou que
aqueça uma fogueira.
Sempre que criar algo responda as
seguintes perguntas:
- Essa invenção resolve algum
problema existente?
- Posso criar algo mais prático?
3. Não pode ser obvia
A ideia da invenção não ser obvia fortalece o conceito de
que a invenção deve ser nova, mas não basta ser nova, ela deve fornecer um
benefício, resolver algum problema de forma criativa. Uma invenção muito obvia
pode não ser atrativa e – na maioria das vezes – dispensável.
Inovação é diferente de Invenção, a invenção é a criação de algo novo, usual, sem ser óbvio e prático, já a inovação é uma invenção que pode ser rentabilizada ou comercializada. Veja a formula abaixo:
INVENÇÃO+$$$=INOVAÇÃO
Esse é o recado de hoje, mas para nos motivarmos com esta sequencia de post, veja como as EMPRESAS INOVADORAS DE 2017.
Baseado nisso posso afirmar: Fuja do obvio e crie apenas soluções que façam sentido. Pergunte-se: Ela resolve algum problema?
Esse é o recado de hoje, mas para nos motivarmos com esta sequencia de post, veja como as EMPRESAS INOVADORAS DE 2017.
Fonte: Erasmus University Rotterman - Innovation Management
Baseado nisso posso afirmar: Fuja do obvio e crie apenas soluções que façam sentido. Pergunte-se: Ela resolve algum problema?
Comentários
Postar um comentário