Como as empresas Inovaram em 2017



              Todos sabemos que estamos na era da inovação, coisas novas surgem a todo momento, as empresas inovam quando criam produtos, canais, métodos, meios de comunicação e muito mais.A inovação (veja post) vem como um diferencial competitivo e pode alavancar suas vendas, proporcionar maior visibilidade e aumentar o índice de satisfação de seus clientes.
As empresas não podem mais se dar ao luxo de apenas copiar aquilo que está “dando certo” em seus concorrentes (benchmarking), quando elas reagem desta forma estão – SEMPRE – a um passo atrás da concorrência.
           Considere que inovação é diferente de Invenção, o objetivo dela sempre será ganhar dinheiro ou comercializar algo, O CEO da Ace,  Pedro Waengertner, diz: "“Inovação não é a percepção de alguém, é quantos negócios você criou, quanta receita gerou. Se você não consegue comprovar o impacto do seu trabalho no excel, não está fazendo um bom trabalho na área de inovação”.          

          Uma boa ideia é usar o Benchmarking de outros segmentos e adapta-lo a sua realidade, pense no Uber que virou uma referencia em APP que facilita transações comerciais fazendo a interface entre motoristas (PF) e passageiros (PF). Agora, diversos segmentos tentam conectar diaristas a donos (as) de casa, prestadores de serviços ao seu consumidor – famoso femonemo apelidado de “Uberização”.
           Nesse sentido irei apresentar algumas ideias inovadoras de 2017, quem sabe você não possa usar em seu segmento...

INOVAÇÃO EM PRODUTO



            Produto criado por uma empresa brasileira, as camisas da Insider Store são de cor neutra e tem a funcionalidade de absorver o suor, deixando executivos mais à vontade ao se locomover durante a atividade laboral, a camisa fica por baixo de camisas social e muitas vezes se tornam imperceptíveis, eliminando aquelas marcas de suor nas axilas, o produto é feito com fibras de Bambu e já iniciou com trabalhos de patente.
            Toda inovação só tem sentido se resolver algum tipo de necessidade ou solucionar um problema, é muito comum usar o termo DOR quando falarmos de necessidades e problemas.
            
           ***escolhi este produto para iniciar em razão da simplicidade da ideia e o ganho de escala que ele pode proporcionar a empresa, um produto básico com um posicionamento bem definido!!!

           DOR: Manchas de suor nas axilas em camisa social.
           INOVAÇÃO: Undershirt que absorve completamente o suor com design slim e cores neutras.
           COMO AS PESSOAS RESOLVEM ESSE PROBLEMA NOS DIAS ATUAIS: Utilizando regatas básicas que muitas vezes ficam muito aparentes e não absorvem totalmente o suor.

INOVAÇÃO EM COMUNICAÇÃO



             Crise no pais, diversas empresas “fechando as portas, demissão em massa, um dos maiores índices de desemprego, mercado publicitário altamente competitivo. Como fazer para se diferenciar?
             A estudante Beatriz Carmona imprimiu em formato de uma embalagem de Coca Cola seu currículo para enviar direto ao empregador, a estudante brincou com as fontes da marca e ainda ressaltou 100% talento, 100% criatividade e 0% preguiça. Não precisa nem dizer qual foi o desfecho: CONTRATADA. 
            A estudante ressaltou que se inspirou na ideia de Lucas Yla que imprimiu seu currículo numa caixa de Donuts.

           DOR: Grande oferta de currículos aos empregadores dificulta a seleção do empregado.
           INOVAÇÃO: Na maneira de comunicar-se com o empregador para enviar currículo.
           COMO AS PESSOAS RESOLVEM ESSE PROBLEMA NOS DIAS ATUAIS: Enviam currículos padrão impressos sem nenhuma diferenciação.

INOVAÇÃO EM CAMPANHA PUBLICITÁRIA



               A Magazine Luiza sempre foi referencia em inovação, desde a época que começou a lançar tutoriais de como se usava produtos que ela mesmo comercializava, com a criação da avatar “Lu” buscando maior interação com seus consumidores on-line. A Lu fez tanto sucesso que até perfil no Tinder ela já teve proporcionando cupons de desconto em cada match que ela recebia, ao todo foram mais de 150.000 matchs e aumento de 2000% em vendas – pouco, não?.
               Desta vez ela criou uma campanha nas vésperas da Blackfriday, na qual o cliente tinha que comprar um presente sem saber o que era o valor.

               “ Mais de 700 clientes participaram da promoção. Eles compraram 378 cafeteiras de R$ 380 por R$ 29; 144 caixas de som de R$ 859 por R$ 59; 65 notebooks de R$ 1.699 por 99; 83 Smart TVs de 40 polegadas de R$ 2.299 por R$ 199; três lavadoras de R$ 3.599 por R$ 399; 23 refrigeradores de R$ 3.599 por R$ 399, 12 tevês 55 polegadas e 4K de R$ 5,5 mil por R$ 999 e smartphones de última geração, que custam R$ 3.500, por R$ 299” Gazeta do povo.

               DOR: Alto número de promoções nesta época do ano – alta competitividade.
               INOVAÇÃO: Promoção diferenciada que “brincam” com a criatividade do consumidor.
               COMO AS PESSOAS RESOLVEM ESSE PROBLEMA NOS DIAS ATUAIS: Abaixam os preços para venda de produto buscando aumento em vendas.

INOVAÇÃO EM PRODUTO



               Um aparelhinho da Travis foi lançado com o intuito de traduzir em tempo real mais de 80 idiomas. Esse equipamento é um dos primeiros a apresentarem essa solução em tempo real e pode ser um “destruidor” de escolas de idiomas. Fiquem atentos!!!

               DOR: Dificuldade de se falar mais de um idioma fluentemente.
               INOVAÇÃO: Equipamento de tradução simultânea para 80 idiomas diferentes
               COMO AS PESSOAS RESOLVEM ESSE PROBLEMA NOS DIAS ATUAIS: As pessoas fazem cursos de língua estrangeira durante anos, utilizam software de tradução e contratam tradutores.

INOVAÇÃO EM SEGMENTAÇÃO DE MERCADO


             A solução foi desenvolvida pelo Uber, mas a Lady Driver escolheu “fatiar” este mercado. A ideia permanece em facilitar a comercialização de viagens de curto trajeto entre motoristas e passageiros, só que o grande diferencial é que esse App é exclusivo para mulheres, por isso você só encontrar motoristas e passageiros do sexo feminino. O lançamento deste APP foi antes do período e ganhou mais força em 2017.

             DOR: Mulheres não se sentiam seguras dentro de carros de desconhecidos do sexo masculino comercializando passagens por apps.
             INOVAÇÃO: Aplicativo de transporte de passageiros exclusivo para mulheres.
             COMO AS PESSOAS RESOLVEM ESSE PROBLEMA NOS DIAS ATUAIS: Usam carros próprios ou chamam taxistas conhecidos, bem como parentes e amigos para carona.

INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO



              ENEM na vida de muitos estudantes é um grande desafio por se tratar de um exame obrigatório e classificatório para entrar na faculdade, já o App Gabaritando ENEM se mostrou muito útil para estudar para complementar os estudo.
              DOR: Métodos de ensino tradicionais não são ágeis e não são portáteis.
              INOVAÇÃO: App atualizado que faz simulação de um exame do ENEM
              COMO AS PESSOAS RESOLVEM ESSE PROBLEMA NOS DIAS ATUAIS: Utilizam provas das últimas edições do ENEM, na maioria das vezes impressas.

 INOVAÇÃO EM FUNCIONALIDADE


                A Apple é uma empresa tida como referência em inovação com a criação do IPOD, IPHONE, IPAD e muito mais, dessa vez, ela foi muito criticada em apresentar uma nova funcionalidade para seu IPHONE, que foi o reconhecimento facial para desbloquear seu celular. O metodo em questão já foi apresentado no universo cinematografico de Missão Impossível.
                A funcionalidade apresentou gargalos e brechas de segurança, sendo “burlada” por gemeos identicos e mascara facial.

               DOR: Pessoas precisam de um método ágil de desbloqueio de celular.
               INOVAÇÃO: Desbloqueio facial através de reconhecimento de face.
               COMO AS PESSOAS RESOLVEM ESSE PROBLEMA NOS DIAS ATUAIS: Desbloqueiam o celular com senhas, digital e através do reconhecimento de íris.

               O CEO da Ace,  Pedro Waengertner, diz: "“Inovação não é a percepção de alguém, é quantos negócios você criou, quanta receita gerou. Se você não consegue comprovar o impacto do seu trabalho no excel, não está fazendo um bom trabalho na área de inovação”.

DICAS e EVENTOS empreendedorismo e inovação? 
...segue no Insta @tiagodamazio


               Baseado nisso posso afirmar: Considere a inovação como premissa para o sucesso de seu negócio. Lembre-se: a inovação deve ser constante!!!

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