Gestão de Pessoas - Funções

     


       - Quais são as principais funções de Gestão de Pessoas?

       - A resposta é simples: PAMDeM

       Esse acrônimo revela as funções fundamentais que uma organização realiza no que tange a Gestão de Pessoas (GP):



      Toda organização deverá realizar 05 funções: Provimento, Aplicação, Manutenção, Desenvolvimento e Monitoramento. A seguir iremos explicar uma por uma...

PROVIMENTO

       É a fase inicial do processo de GP e, em razão disso, considero que seja a parte mais importante  do  processo. Muitos empreendedores podem considerar que não obtém sucesso na criação de novos  talentos em razão da falta de capacidade de aproveitar as oportunidades do funcionário, mas posso garantir que uma grande parcela da culpa são oriundas das decisões do empreendedor.

       Nessa "altura do campeonato", considero que você já tenha DESENHADO OS CARGOS de sua empresa e evidenciado as principais atribuições e responsabilidades de seu time, e, logo em seguida deve ter traçado um PLANO DE DESENVOLVIMENTO para seus colaboradores. Contudo, essas são estratégias visam melhorar o desempenho de quem já está "dentro" de sua empresa, mas quais práticas devemos adotar para melhor contratar esses profissionais?

       A função do PROVIMENTO é a porta de entrada para seus colaboradores, para tomada de decisão é fundamental que a empresa faça uma pesquisa de mercado para entender como seus concorrentes estão ofertando as oportunidades deles, também é de suma importância entender quais são os atrativos que sua empresa oferece aos candidatos, tais como: ambiente de trabalho, projetos inovadores, valorização do capital humano, proposito e valores da empresa, assim como remuneração e benefícios (nessa sequencia de prioridades). 

       Podemos dividir essa função em duas atividades:

       Recrutamento - momento em que a empresa comunica ao mercado que ela possui alguma oportunidade em aberto, utilizando veículos de comunicação adequados e uma correta descrição da vaga com detalhamento dos desafios e benefícios. Saiba que a transparência é primordial nessa fase, da mesma forma que funciona um "namoro", o empreendedor deve comunicar de maneira clara e eficaz tudo que espera do candidato. O recrutamento pode ser interno valorizando seus funcionários em busca de aproveitar melhor os talentos da organização ou externo para "oxigenar" e aumentar o capital intelectual da empresa. 

        Seleção - uma vez recrutado os candidatos, a empresa precisará adotar métodos avaliativos para selecionar o candidato mais adequado para aquela função. O fato de um candidato não passar no processo de seleção, não quer dizer que ele é pior do que os demais, mas que ele não estava enquadrado no perfil da vaga exposto.

          Veja o vídeo do Sebrae SP falando sobre essa função da Gestão de Pessoas:



APLICAÇÃO

          Nessa função, destaca-se a Integração dos Novos colaboradores, após a seleção do candidato mais adequado ao perfil da vaga, a organização deverá planejar como melhor integrar esse profissional a equipe. Uma boa prática é formatar um cronograma de atividades na primeira semana para esse colaborador conhecer a empresa como todo, nomear um funcionário referencia para guia-lo nesse processo e depois realizar uma entrevista para entender como o Novo Colaborador enxerga a empresa. Essa ação poderá proporcionar ao Empreendedor insights, opções de benchmarking e pontos de reflexão sobre o próprio negócio.

           Vale ressaltar que o processo de DESENHO DE CARGOS esta presente nessa função da empresa.

MANUTENÇÃO 

           Para falar dessa função, vou remeter a Teoria de Frederick Herzberg do livro "A motivação para trabalhar", no qual o autor explica com detalhes o que motiva os funcionários e o que desmotiva eles. Para realizar uma correta MANUTENÇÃO do sistema de Gestão de Pessoas é primordial conhecer o conceito de fatores higiênicos e motivacionais. Veja abaixo um trecho do site Sobre Administração.

            "Fatores higiênicos

       Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

           Fatores Motivacionais

          Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos."
DESENVOLVIMENTO
          São as ações que a empresa possui para desenvolver seus funcionários, capacitá-los para desempenhar determinada função visando um desenvolvimento organizacional. Você pode ver com mais detalhes boas práticas de desenvolvimento acessando aqui.

MONITORAMENTO

            Por fim, esta última função busca analisar indicadores e banco de dados para facilitar a tomada de decisão do Líder Empreendedor, desde informações sobre produtividade, frequência, trabalho em equipe, efetividade de treinamentos e outros.  Afinal, aquilo que não é medido, não pode ser melhorado.

               Baseado nisso posso afirmar: Gerir pessoas não é tarefa fácil! Só que é fundamental para o sucesso de sua empresa.



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