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Effectuation: conceito e princípios

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          Teoria validada pela professora e PHD Saras Sarasvathy que relizou um estudo pela ótica cognitiva de como os empreendedores tomam decisões gerenciais em sua empresas. O conceito do  Effectuation parte da lógica que eles não tentam prever o futuro (ainda mais em mercados extremamente dinâmicos), mas agem com base nos acontecimentos do dia a dia e utilizam os recursos que tem disponível para resolver seus problemas ou tomar uma decisão.           O nome -  Effectuation  - faz analogia a efeito (effect), deixando claro que os empreendedores agem, na maior parte das vezes no que já está contecendo. Por outro lado, a teoria do Causation possui uma diretriz mais voltada a planejamento.            A professora S. Sarasvathy traz um exemplo  de quando convidamos uma pessoa para jantar em casa, pela lógica do Causation , nós iriamos planejar a data, horário, o número de convidados, selecionar a melhor receita, elaborar uma lista de compras, comp rar os produtos, arm

Como realizar vendas difíceis ou complexas?

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      Existem inúmeras estratégias de comercialização de bens e serviços, as técnicas vão desde linguagem corporal, estabelecimento de rapport, perguntas chaves até o estimulo dos famosos gatilhos mentais que estimulam o tomador de decisão a realizar ações baseadas na fala do negociador.       Contudo uma técnica em especial vem fazendo sucesso para realizar vendas difíceis, na realização de vendas complexas. Para nosso entendimento, consideramos vendas complexas aquelas vendas que exigem um maior acompanhamento da tomada de decisão do cliente, são vendas consultivas nas quais o comprador não realiza a adesão por mero impulso.       Utilizando uma linha bem parecida, temos a contextualização de venda consultiva pela Endeavor:        O método que falaremos hoje é o SPIN SELLNG criado pelo escritor Neil Rackham no livro “Alcançando Excelência em Vendas Spin Selling construindo relacionamento de alto valor para seus clientes. A metodologia utiliza o acrônimo SPIN como

10 Dicas de Inovação - Compilation

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Foi um período de bastante aprendizagem quase 3 meses de conteúdo relevante sobre inovação. Veja abaixo um COMPILADO de todos os 10 posts sobre  Gestão de Inovação: 1 - O que é inovação? 2 - Tipos de Inovação. 3 - Adoção de produtos inovadores pelos clientes. 4 - Criatividade para negócios. 5 - Ferramentas da criatividade. 6 - Programas de gerenciamento de ideias. 7 - Estratégias de inovação. 8 - Como fazer uma patente? 9 - Como proteger minhas ideias? 10 - Atores, como ter uma equipe criativa?

Gestão de Inovação - Atores, como ter uma equipe criativa?

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Como ter uma equipe criativa? Post 10 de 10.                 Esse agora é o ultimo post de nossa sequencia sobre Gestão de Inovação , e não poderia ter assunto melhor do que falarmos de Equipe ou do time que temos em nossa empresa e como podemos explorar o potencial criativo de cada um.                Para que a empresa usufrua do potencial criativo das pessoas ela deve estimular as interações entre os membros de sua equipe e quanto maior for a diversidade dentro da empresa maior a oportunidade de explorar outros pontos de vista.            A diversidade pode ser considerada Superficial e Profunda. Veja o quadro abaixo:             A Diversidade Superficial é muito mais visível para as pessoas, esta atrelada a aspectos demográficos (idade, gênero, nacionalidade), linguagem das pessoas e idioma, a educação que as pessoas recebem do ponto de vista acadêmico e a função que as pessoas exercem na empresa.              Já a Diversidade Profunda, é menos visível e ex

Gestão de Inovação - Como proteger minhas ideias?

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Como proteger minhas ideias? Post 9 de 10             Conforme nosso último post, falamos que existem basicamente 04 tipos de proteção para nossas inovação. A primeira delas foi a Patente (visto no post 8). Agora vamos falar de mais alguns tipos: Direito Autoral (Copyright), Marcas Registradas (Trademarks), Sigilo (Secrecy).  Direito Autoral (Copyright)               Muito comum no mundo das músicas, o direito autoral protege as criações artistas, através dele é possível registrar: textos, musicas e até mesmo arte. A duração dos direitos autorais vão além das patentes e podem durar até 70 anos.                O que muita gente não sabe é que os direitos autorais podem garantir a segurança de objetos técnicos específicos, como um software, assim como o design de produtos.                 De acordo com a lei 9609/98 programa de computador é " a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qu

Gestão de Inovação - Como fazer uma patente?

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Como fazer uma patente? Post 8 de 10.              Existem diversas formas de proteger uma inovação e as empresas estão cada vez mais empenhadas em não deixar a concorrência "levar vantagem" diante de algo que ela mesmo criou.               Imagine se todos pudessem usar a marca da Apple ou se outras empresas pudessem copiar uma nova tecnologia da Samsung. Seria uma grande desvantagem das empresas criarem novas soluções para o mercado, melhor seria elas esperarem outras empresas desenvolverem produtos ou serviços e, a partir disto, copiar a nova tecnologia - é bem mais barato.               Antes de iniciarmos, vamos lembrar as características básicas da inovação e que, também, são pré-requisitos para inovação: - Ser NOVO . - Ser USÁVEL . - Não pode ser muito SIMILAR a algo já inventado - NÃO ser ÓBVIO .               Basicamente, temos 04 tipos de proteção: Patente, Direito Autoral (Copyright), Marcas Registradas (Trademarks), Sigilo (Secrecy).

Gestão da Inovação - Estratégias de Inovação

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Roadmapping Post 7 de 10.            Considere que para inovar é preciso identificar uma estratégia e definir uma rota para essas inovações. Quando falamos de inovação, buscamos desenvolver produtos e serviços que estejam atrelados a nosso Core Business, ou seja, objetivamos que nossas inovações estejam atreladas ao nosso negócio podendo ser complementar e até substituindo uma solução de nossa empresa. Nesse sentido foi criado a ferramenta de Roadmap que traça uma linha do tempo de todos os produtos e serviços a serem desenvolvidos.               - Para que ser um Roadmap?             - Ele ajuda a projetar uma rota de inovação em sua empresa, na qual você consegue visualmente definir o que irá realizar e qual será os próximos passos. Também auxilia no controle de decisão de sua empresa, sendo um norteador para que vocês não criem produtos ou serviços que não façam sentido para seu mercado, o principal é que suas novas soluções consigam entregar, ainda