Effectuation: conceito e princípios





          Teoria validada pela professora e PHD Saras Sarasvathy que relizou um estudo pela ótica cognitiva de como os empreendedores tomam decisões gerenciais em sua empresas. O conceito do Effectuation parte da lógica que eles não tentam prever o futuro (ainda mais em mercados extremamente dinâmicos), mas agem com base nos acontecimentos do dia a dia e utilizam os recursos que tem disponível para resolver seus problemas ou tomar uma decisão.

          O nome - Effectuation - faz analogia a efeito (effect), deixando claro que os empreendedores agem, na maior parte das vezes no que já está contecendo.Por outro lado, a teoria do Causation possui uma diretriz mais voltada a planejamento. 

          A professora S. Sarasvathy traz um exemplo de quando convidamos uma pessoa para jantar em casa, pela lógica do Causation, nós iriamos planejar a data, horário, o número de convidados, selecionar a melhor receita, elaborar uma lista de compras, comprar os produtos, armazenar na geladeira, elaborar a comida e assim por diante. Ou seja, muito focado no planejamento  na tentativa de cumpri-lo o mais fielmente possível, mas na ótica do conceito do Effectuation que acontece na maior parte das vezes na empresa, nós iriamos abrir a geladeira e ver o que temos de comida para elaborar o jantar, simples assim.

EFFECTUATION X CAUSATION


          A professora ainda cita 5 princípios que ela conseguiu definir com base em sua pesquisa:

The Bird in Hand Principle.
Princípio do Pássaro na mão

          Use os recursos que você tem disponível, veja o que você possui, a experiência que já vivenciou, o conhecimento e a habilidade adquirida para iniciar um negócio. Podemos usar como uma analogia a famosa frase “Mais uma vale um pássaro na mão do que dois voando”.
Esse princípio elimina algumas desculpas como: “se eu tivesse isso.. , se eu soubesse aquilo...

The Affordable Loss Principle.
Princípio da Perda acessível

           Totalmente atrelado as perdas, o foco não é quanto irei lucrar, mas quanto menos eu posso perder. A ideia é você investir o mínimo possível para começar a ter resultados, isso elimina caminhos de pesquisas morosas, reuniões improdutivas e etc.

The Crazy Quilt Principle.
Princípio da Manta de retalhos:

           Agora o foco é parceria, usando a metáfora da manta de retalhos, o empreendedor começa a “costurar” outras peças em seu negócio, firmando parceria para que consiga entregar toda sua proposta de valor.
Não é necessário ter uma gráfica para entregar uma campanha publicitária.

The Lemonade Principle.
Princípio da Limonada

           "Se a vida te der limões faça uma limonada" - encare a situação que sua empresa está hoje como uma oportunidade, e utilize seus recursos (os limões) para produzir um produto ou serviço que seu cliente entenda como valor.

The Pilot-in-the-plane.
Princípio do Piloto de avião

          Imagine uma viagem de avião, na qual o piloto (empreendedor) sabe o local que quer chegar, tem um objetivo específico e tem o controle de bordo, com um painel cheio de indicadores. Ele não irá prever se terá turbulência, ou se cairá uma chuva forte, mas ele conduzirá o avião (empresa) da melhor forma possível baseado nos dados que ele possui.

           Veja a palestra de Sara Sarasvathy sobre o assunto no evento do 100 OPEN Startups Brasil 2018 do CUBO: 



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          Baseado nisso posso afirmar: Realize planejamento, mas não se prenda a ferramentas como o "Plano de Negócios" para realizar seu sonho, por que nem o mais perfeito PN resiste ao contato com o mercado.


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