Effectuation: conceito e princípios
Teoria validada pela professora e PHD Saras Sarasvathy que relizou um estudo pela ótica cognitiva de como os empreendedores tomam decisões gerenciais em sua empresas. O conceito do Effectuation parte da lógica que eles não tentam prever o futuro (ainda mais em mercados extremamente dinâmicos), mas agem com base nos acontecimentos do dia a dia e utilizam os recursos que tem disponível para resolver seus problemas ou tomar uma decisão.
O nome - Effectuation - faz analogia a efeito (effect), deixando claro que os empreendedores agem, na maior parte das vezes no que já está contecendo.Por outro lado, a teoria do Causation possui uma diretriz mais voltada a planejamento.
A professora S. Sarasvathy traz um exemplo de
quando convidamos uma pessoa para jantar em casa, pela lógica do Causation, nós iriamos planejar a data,
horário, o número de convidados, selecionar a melhor receita, elaborar uma
lista de compras, comprar os produtos, armazenar na geladeira, elaborar a
comida e assim por diante. Ou seja, muito focado no planejamento na tentativa de cumpri-lo o mais fielmente
possível, mas na ótica do conceito do Effectuation
que acontece na maior parte das vezes na empresa, nós iriamos abrir a geladeira
e ver o que temos de comida para elaborar o jantar, simples assim.
EFFECTUATION X CAUSATION
A professora ainda cita 5 princípios que ela conseguiu definir com base em sua pesquisa:
The Bird in Hand Principle.
Princípio do Pássaro na mão
Use os recursos que você tem disponível, veja o que
você possui, a experiência que já vivenciou, o conhecimento e a habilidade
adquirida para iniciar um negócio. Podemos usar como uma analogia a famosa
frase “Mais uma vale um pássaro na mão do que dois voando”.
Esse princípio elimina algumas desculpas como: “se
eu tivesse isso.. , se eu soubesse aquilo...
The Affordable Loss Principle.
Princípio da Perda acessível
Totalmente atrelado as perdas, o foco não é quanto
irei lucrar, mas quanto menos eu posso perder. A ideia é você investir o mínimo
possível para começar a ter resultados, isso elimina caminhos de pesquisas
morosas, reuniões improdutivas e etc.
The Crazy Quilt Principle.
Princípio da Manta de retalhos:
Agora o foco é parceria, usando a metáfora da manta
de retalhos, o empreendedor começa a “costurar” outras peças em seu negócio,
firmando parceria para que consiga entregar toda sua proposta de valor.
Não é necessário ter uma gráfica para entregar uma
campanha publicitária.
The Lemonade Principle.
Princípio da Limonada
"Se
a vida te der limões faça uma limonada" - encare a situação que sua empresa está
hoje como uma oportunidade, e utilize seus recursos (os limões) para produzir
um produto ou serviço que seu cliente entenda como valor.
The Pilot-in-the-plane.
Princípio do Piloto
de avião
Imagine
uma viagem de avião, na qual o piloto (empreendedor) sabe o local que quer
chegar, tem um objetivo específico e tem o controle de bordo, com um painel
cheio de indicadores. Ele não irá prever se terá turbulência, ou se cairá uma
chuva forte, mas ele conduzirá o avião (empresa) da melhor forma possível
baseado nos dados que ele possui.
Veja a palestra de Sara Sarasvathy sobre o assunto no evento do 100 OPEN Startups Brasil 2018 do CUBO:
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Baseado nisso posso afirmar: Realize planejamento, mas não se prenda a ferramentas como o "Plano de Negócios" para realizar seu sonho, por que nem o mais perfeito PN resiste ao contato com o mercado.
Excelente artigo, eles sempre me ajudam a desenvolver novas ideias na minha agencia de marketing digital
ResponderExcluirObrigado Murilo! Parabéns pelo trabalho!!!
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