Customer Experience - métricas básicas
Fonte: Agendor
O termo CX faz referencia ao nome inglês Customer Experience que significa Experiência do Cliente e vem sendo muito utilizado pelas empresas que buscam se manter competitivas com o aumento da concorrência do mercado e do poder de barganha do consumidor, as empresas consideradas Customer Centric (Centradas no Cliente), agora, passam a ter esse um grande aliado.
O objetivo desta estratégia dentro da organização é melhorar significativamente a experiência dos clientes em todos os pontos de contatos com sua empresa, e, por consequência, aumentar o número de clientes promotores da marca e diminuir a sua evasão.
Dessa forma, as métricas de CX ganharam grande destaque nos últimos anos para que as empresas possam mensurar as percepções dos clientes e realizar tratativas para aumentar as interações positivas deles com a marca.
Lembrete: Se não for usar a informação para realizar ações de melhoria, melhor esperar um outro momento para começar a implementar métricas de satisfação no seu negócio.
Abaixo vamos falar das 3 métricas básicas de Experiência do Cliente e como utilizálas em sua organização. São elas: NPS, CSAT e CES
NPS (Net Promoter Score)
O que é?
- É uma pergunta que busca entender na sua base de clientes, quais são os promotores (aqueles que indicam sua empresa) e quais são os detratores (os que falariam mal de seu negócio.
Como perguntar?
- Dê uma nota de 1 a 10, sobre qual a probabilidade de você recomendar/ indicar a Empresa para um amigo/colega?
*essa metodologia possui baixa flexibilidade na sua aplicação.
Qual a Periodicidade da pesquisa?
- Com recorrência em 4 ou 6 meses de vida do cliente.
Qual o momento de aplicação?
- Após o cliente cumprir uma jornada completa dentro da empresa. Passando pelo período anterior a venda, na própria venda, quando estiver utilizando ou usufruindo do produto ou serviço.
O que mais devo considerar?
- Essa métrica pertence a organização como um todo, caso queira avaliar uma área da sua empresa você poderá utilizar o CSAT.
- Não seja tendencioso, a captura dos dados deverá ser feito por um meio imparcial, utilizando um texto objetivo.
Como calcular?
- A fórmula é simples você deverá pegar o percentual de clientes promotores e subtrair pelos detratores (% promotores - % detratores).Para esse cálculo, considere a seguinte escala.
Respostas 9 a 10 ⇒ promotores.
Respostas 7 a 8 ⇒ neutros.
Respostas 0 a 6 ⇒ detratores.
Veja o infográfico da Question Pro
Tem um exemplo?
- Sim, vamos imaginar que você fez uma pesquisa com 100 clientes. 30 clientes te deram notas entre 7 e 8, outros 10 clientes te deram nota 06 ou menor e o restante te deu nota entre 9 e 10 (60 clientes).
Cálculo:
Promotores – 60 clientes –60% ⇒ 60 pontos
Neutros – 30 clientes - 30% ⇒ 0 pontos.
Detratores – 10 clientes - 10%⇒ 10 pontos (subtrair).
Pontuação Total do NPS ⇒ 50 pontos.
Como avaliar minha nota?
A figura abaixo da Buzzlead ilustra bem as zonas de classificação do NPS
Neste caso, podemos entender que a nota do exemplo (36%) está na zona de aperfeiçoamento e possui oportunidades de melhoria.
NPS 1.0 ou NPS 2.0?
- Tudo depende da estratégia de sua empresa. No NPS 1.0 a pergunta acima é feita ao cliente e é encerrada a pesquisa, já no NPS 2.0 ou Net Promoter System é acrescentado mais uma pergunta:
- Por que você deu essa nota?
Facilitando, desta maneira, o tratamento da informação. Por exigir menor esforço do cliente o NPS 1.0 pode ter maior conversão de respostas, em contrapartida o NPS 2.0 é mais provocativo. Fato é que independente do método utilizado, a empresa deve realizar a tratativa dos dados conforme falamos no inicio do post, lembra?
NPS 1.0 ou NPS 2.0?
- Tudo depende da estratégia de sua empresa. No NPS 1.0 a pergunta acima é feita ao cliente e é encerrada a pesquisa, já no NPS 2.0 ou Net Promoter System é acrescentado mais uma pergunta:
- Por que você deu essa nota?
Facilitando, desta maneira, o tratamento da informação. Por exigir menor esforço do cliente o NPS 1.0 pode ter maior conversão de respostas, em contrapartida o NPS 2.0 é mais provocativo. Fato é que independente do método utilizado, a empresa deve realizar a tratativa dos dados conforme falamos no inicio do post, lembra?
CSAT (Customer Satisfaction)
O que é?
- A sigla vem do inglês Customer Satisfaction, que significa Satisfação do consumidor ou cliente. É uma métrica de satisfação e tem o objetivo de mensurar o grau de satisfação do cliente interações relevantes que ele tenha com sua empresa, . Pode mensurar um atendimento, pode mensurar o processo de pagamento, pode mensurar a entrega do produto ou até mesmo a instalação dele.
Como perguntar?
- É uma das perguntas mais flexíveis que a empresa pode realizar.
- Diferentemente, do NPS que possui uma regra bem restrita.
São exemplo de perguntas:
- Como você avaliaria sua experiência com o atendimento?
- Em uma escala de 01 a 05 como está a sua satisfação com o atendimento?
- Que nota você daria para essa atividade?
Qual escala devo utilizar?
De 01 a 05 (a escala de 0 a 10 é uma versão antiga).
*pode usar e abusar do design para medir o CSAT .
Fonte: Comunidade Sebrae.
Fonte: Survicate.com
Fonte: Retently
Qual a Periodicidade da pesquisa?
- Após uma interação relevante da empresa
O que mais devo considerar?
Esse índice não deve ser levado a “ferro e fogo”, por exemplo: o cliente pode ficar feliz com o atendente, mas insatisfeito com a interação que ele teve com a marca. Neste caso, felicidade do cliente é diferente de sucesso do cliente.
Como calcular?
A fórmula é simples: basta você ver o percentual de nota 5 em relação a amostragem total da pesquisa.
Vamos imaginar que você fez uma pesquisa com 110 clientes e colocou uma escala numeral de 0 a 10 para eles responderem. Dessa forma, 30 clientes deram NOTA 01, a mesma quantia deu NOTA 02, nenhum cliente deu NOTA 3, outros 10 clientes deram NOTA 4 e o restante deram NOTA 5.
Cálculo:
30 clientes, ou seja, 40% (neste caso) deram nota 5. A amostragem total foi de 110 clientes. Logo,40 / 110 = 30 ⇒ 0,36 ⇒ o índice de clientes NOTA 5 de acordo com o CSAT é de 36%.
CES (Customer Effort Score)
O que é?
A sigla vem do inglês Customer Effort Score, índice de esforço do cliente. É uma das métricas que vem ganhando cada vez mais espaço em razão da relação entre o esforço que o cliente realiza e o benefício que ele obtém.
Fazendo um paralelo com a frase de Gandhi (com toda humildade, claro)...
...na qual, ele evidência que a satisfação é fruto do esforço e que devemos valorizá-lo tanto quanto nossas vitórias. No mundo corporativo, os papeis se invertem, é importante entender que o cliente quer o maior resultado com o menor esforço possível.
Como perguntar?
- Separei 02 formas de usar:
Quanto de esforço você teve para realizar essa atividade?
Para medir o esforço.
Facilitamos a resolução do seu problema?
Para medir a assertividade da solução.
Qual escala devo usar?
- De 1 a 7.
Qual a Periodicidade da pesquisa?
- Após interações que exijam esforço dos clientes para realizar determinada tarefa ou para realizar uma melhoria de processo.
Qual o momento de aplicação?
- Logo após a tarefa, assim que o cliente concluir a operação que você quer medir.
Como calcular?
- Nesse caso realizamos a média ponderada das notas, multiplicando a nota com número de respostas e depois dividindo pelo número de respostas.
Imagine que em uma pequisa com 130 clientes, você teve as seguintes respostas:20 clientes deram NOTA 1, 10 clientes deram NOTA 2, 20 clientes deram NOTA 3, 30 clientes deram NOTA 4, 20 clientes deram NOTA 5, 10 clientes deram NOTA 6 e 20 clientes deram NOTA 7.
Cálculo:
20 clientes – NOTA 1 – 20 X 1 ⇒ 20
10 clientes – NOTA 2 – 10 X 2 ⇒ 20
20 clientes – NOTA 3 – 20 X 3 ⇒ 60
30 clientes – NOTA 4 – 30 X 4 ⇒ 120
20 clientes – NOTA 5 – 20 X 5 ⇒ 100
10 clientes – NOTA 6 – 10 X 6 ⇒ 60
20 clientes – NOTA 7 – 20 X 7 ⇒ 140
TOTAL de 520 pontos e 130 clientes ⇒ o valor do CES é 4.
Abaixo um exemplo bem didático do Gorila App:
Baseado nisso posso afirmar: Mensure e trate todos os dados que você possui sobre a percepção que seu cliente tem com sua empresa. Encante-os!!!
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