GEM 2018 - Global Entrepreneurship Monitor
Anualmente, o SEBRAE e o IBQP realizam a pesquisa do GEM (Monitor Global do Empreendedorismo) com especialistas sobre o panorama do Empreendedorismo no Brasil. Este ano, o destaque está na posição que o Brasil se encontra em relação aos demais países no que tange o assunto "Empreendedorismo em Fase Inicial (TEA)" colocando-se na 6° colocação:
E o que mais surpreende, é o fato do Brasil se posicionar em 2° lugar levando em consideração os mesmo parâmetros anteriores em empresas com mais de 42 meses de operações (3,5 anos):
Em relação a 2017, o Brasil dá um salto em direção a "Vontade de Empreender", saindo de 18% do total de entrevistados para o percentual de 33%.
Outro dado importante é o fato de continuar crescendo no pais o Empreendedorismo por Oportunidade e não apenas por Necessidade. Ou seja, cada vez mais a motivação para abrir um negócio está focado em uma oportunidade identificada no mercado para Empreender, e não apenas na Necessidade do empreendedor obter uma renda.
Por fim, gostaria de dar destaque a orientação de especialistas sobre os próximos passos, ou boas práticas para continuar elevando o Brasil como referencia em PAIS EMPREENDEDOR.
O relatório contempla outras pesquisas e analises com base numa amostra de 2.000 entrevistas e o depoimento de 41 especialistas. Veja o relatório na integra (aqui).
Baseado nisso posso afirmar: Empreender por Oportunidade é garantir que seu cliente receba uma solução na medida de sua necessidade e preferencia!!!
Comentários
Postar um comentário