Como fazer uma mentoria?



Fonte: Michael Page

           Mentoria é um processo, no qual uma pessoa com experiência em determinado assunto repassa todo seu conhecimento através de uma dialogo para uma outra pessoa que tem necessidade de absorver esse conteúdo.

 Veja no final do Post um link para se inscrever, saber mais sobre o assunto e até mesmo SE TORNAR UM MENTOR

            Existem dois personagens principais quando falamos de Mentoria:

            MENTOR

            É uma pessoa que possui evidente experiencia em uma certa área, ele pode ter adquirido esse conhecimento através de sua vivencia, seus estudos ou até mesmo suas atividades. O mentor pode mentorar pessoas no âmbito Acadêmico, Corporativo ou de Negócios e até mesmo no universo do Empreendedorismo, este último é muito comum para empresas inovadoras ou até mesmo Startups.


            MENTORADO

            Este segundo personagem complementa toda a dinâmica, na verdade, não existe Mentoria sem o Mentorado, que será a pessoa que está disposta a absorver e solicitar toda as informações que o Mentor passará. Para que a Mentoria seja construtiva, é indicado que o Mentorado "baixe a guarde" e tenha uma postura de ouvinte, como se fosse um aluno.

Fazendo uma analogia com uma Maratona...



            o Mentorado é o atleta principal que deve percorrer um caminha até chegar a linha de chegada e alcançar o sucesso. Nesse percurso, ele precisará de orientação sobre qual caminho seguir, necessitará de aguá para se hidratar, receberá gritos de motivação e muitos outros auxílios ao longo da prova, que podem ser comida, banheiro, frutas, snacks, etc. Nessa analogia, as pessoas que ajudam o atleta fazem o mesmo papel que os Mentores, oferecendo orientações, motivando os Mentorados ou direcionando eles para conseguirem subsídios para completar o percurso - desafios. 



            Como me preparar para receber a Mentoria?

            Recomendamos 5 pontos para que o Mentorado aproveite bem a Mentoria.

            1 - Domínio de seu negócio: saiba todos os pontos de sua empresa da porta para dentro - zona de influência.

            2 - Postura de aluno: evite questionar o Mentor e confie no processo.

            3 - Conheça seu Mentor: se possível, estude o perfil do Mentor com antecedência para realizar perguntas mais assertivas.

            4 - Anote informações: uma mentoria tem duração média de 30 minutos a 1 hora, não deixe passar nenhuma informação, esse hábito ajuda a estabelecer maior sinergia com o mentor.

            5 - Estenda o relacionamento: veja a possibilidade de consultar o Mentor se surgir novas duvidas e se disponibilize para ajudá-lo em alguma outra área que você tenha know-how.

            Como me preparar para dar uma Mentoria?

           Da mesma forma, fazemos 5 recomendações ao Mentor.

           1 - Estude o negócio do Mentorado: Saiba com quem você irá falar, entre no site da empresa, procure orientações nas redes sociais para que você possa melhor "linkar" sua experiencia com o negócio dele.

          2 - Exemplifique: ao dar orientações aos Mentorados, utilize exemplos para facilitar o aprendizado, pode usar exemplos de outras áreas para aumentar a compreensão do conhecimento que você quer passar.

          3 - Evite termos técnicos: lembre-se que seu ouvinte não é especialista na sua área, por isso usar muitos termos técnicos aumenta o ruído da comunicação. Nesse momento, ser simples é o melhor caminho.

          4 - Diga fatos e não suposições: contra fatos não existem argumentos, uma Mentoria baseado em fatos tem muito mais credibilidade e auxilia na quebra de barreira entre o Mentor e o Mentorado.

          5 - Controle o tempo: Evite extrapolar o tempo da Mentoria, isso pode dificultar a aprendizagem, a ideia é ser o mais assertivo possível e não desviar do foco. Saiba que tem o momento de entender a necessidade do Mentorado, quebrar o gelo, fazer uma introdução ao tema, desenvolver uma argumentação sobre o assunto, finalizar a mentoria e por fim, trocar cartões.

          Como faço para ser um Mentor?

          O primeiro passo é se tornar uma referencia em determinado assunto que você tenha experiencia, mergulhe no aprendizado constante e desenvolva cada vez mais aquela habilidade que você faz bem. 

          Conecte-se ao seu Ecossistema, que toda a rede de relacionamento de empreendedorismo, acadêmico ou de alguma especialidade técnica, procure redes de relacionamento nos quais tenha profissionais com o perfil próximo ao assunto que você tem interesse em mentorar. Obtenha conhecimento sobre programas de Startup, Rodadas de Mentorias e Sessões de Negócios perto de sua localidade e esteja sempre disponível por que muitas vezes pode ser convidado a fazer uma Mentoria em algum horário noturno ou num fim de semana.

           O que o Mentor ganha com a Mentoria?

           O ganho do Mentorado é evidente, por que ele recebe dicas valiosas do seu Mentor. Mas e o Mentor? Ele ganha alguma coisa?

           O Mentor é a pessoa que mais ganha nesse processo, em cada Mentoria, ele obtém um novo aprendizado, ele continua se atualizando sobre os assuntos de seu interesse, conhece novos negócios e aumenta sua rede de contatos. Muitos negócios surgem através da Mentoria e por vezes podem até virar uma sociedade. 

            Além de tudo isso, o Mentor contribui com a melhoria do Ecossistema e se mantem constantemente desafiado a melhorar e se tornar uma autoridade em seu segmento.

            Veja o vídeo abaixo e saiba os 5 principais objetivos do Mentor:



Gostaria de ser um mentor? Participar de debates sobre o assunto? Inscreva-se
(AQUI)

            Baseado nisso posso afirmar: Sendo Mentor ou Mentorado, a Mentoria sempre traz um aprendizado ;)





Comentários

  1. Parabéns pelo conteúdo Tiago!
    Vai me ajudar bastante no meu processo de incubação.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Edson! Desejo sucesso no Empreendedorismo Inovador!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Tiago! Ótimo conteúdo, muito esclarecedor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário