Gestão de Inovação - Programas de Gerenciamento de Ideias



Programas de gerenciamento de Ideias
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          Os programas de gerenciamentos de ideias já existe há mais de 200 anos como poderemos observar e vamos descreve-los aqui como um processo sistemático que ajuda empresas a gerenciarem novas ideias vindas de consumidores, empregados e até fornecedores. São feitos para dar "voz" aos empregados.
          O primeiro ponto é que agora reconhecemos que precisamos de novas ideias, em segundo lugar deveremos apoiar novas ideias e futuramente desenvolve-las, para finalmente avaliar cada uma delas.          
         Veja o quadro abaixo que diferencia tipos de criatividade de acordo com uma pesquisa de Caroline Unsworth:

         



          Se olharmos pela horizontal podemos ver duas formas motivacionais que a criatividade pode surgir, tando de maneira espontânea, na qual a força motriz é interna e uma pessoa voluntariamente propõe uma ideia, quanto de uma forma involuntária, quando requisitamos uma solução a nossos empregados. 

          Já na vertical verificamos a ótica do problema, ele pode ser aberto, onde qualquer pessoa pode perceber um problema e identificar uma solução ou pode ser fechado, onde um problema já é especificado por uma pessoa e todas as soluções são para resolver ele.



           Criatividade Esperada - É parte do meu trabalho.

           Criatividade Pró-ativa - Eu voluntariamente proponho uma solução.
           Criatividade Responsiva - Quando pedem o uso da minha criatividade.
           Criatividade Colaborativa (contributory) - Quando ajudo as pessoas a resolverem um problema delas.


           São objetivos do programa de gerenciamento de ideias:
           - Comunicar que a empresa precisa de novas ideias.
           - Apoiar as pessoas em desenvolver e "trabalhar" suas ideias.
           - Revisar as ideias que as pessoas propõem.

           Não são objetivos do programa de gerenciamento de ideias:
           - Recrutar pessoas criativas- função do departamento pessoal.

           
           De acordo com registros, em 1770 a Marinha Britânica foi a primeira corporação a usar programas de gerenciamento de ideias, e a primeira "caixinha de sugestão" que temos noticia foi criada em 1872 pela empresa Kruup na Alemanha.  Muito disso mudou até os dias de hoje, veja os tipos de programas agora:

           R.H. GERENCIAMENTO DE IDEIAS.

            Comandado pelo departamento de Recursos Humano e tem como prerrogativa dar poder aos empregados, dar "voz" a eles, não é ficar preocupado apenas com a quantidade de ideias, mas entregar muito mais.
             Esse tipo de programa objetiva manter os empregados engajados e motivados. Você vai concordar comigo que nada é mais desmotivador do que ter um chefe que não aceita ideias ou que acha que elas não são relevantes.
             Uma das formas de realizar esse programa é oferecer um canal exclusivo para os colaboradores fornecerem suas ideias, fomentando na empresa o intra-empreendedorismo, é um apelo para estimular a criatividade pró-ativa e como resultado temos um grande número de ideias que se tornam inovações incrementais.

          
           P&D GERENCIAMENTO DE IDEIAS.

            Quando o departamento de pesquisa e desenvolvimento toma frente do gerenciamento a ótica muda, o foco não são mais as pessoas, mas as ideias em si. As ideias são coletadas dos próprios colaboradores e também de fontes externas da empresa.
             Nesse modelo o numero de ideias diminui e elas são melhores trabalhadas, normalmente resultam em inovações radicais e existe um apelo para a criatividade esperada, na qual o individuo é estimulado a usar sua criatividade por que é parte do emprego.


           MARKETING GERENCIAMENTO DE IDEIAS.

             Já está mais relacionado com o consumidor, são eles a estrela da vez, esse tipo de programa utiliza a geração de ideias como uma ponte entre o consumidor e a empresa, estimulando assim a fidelização deles com a marca. A empresa se coloca numa posição que quer "ouvir" o que seu cliente quer. Um grande exemplo de empresa que faz muito bem essa atividade é a Starbucks, fazendo apelo a criatividade pró-ativa tem como resultado a geração de ideiais não muito revolucionarias e nem radicais, mas gera inovações incrementais.
            
             Veja o comparativo: 


                  Os maiores desafios são continuar recebendo ideias continuamente e manter a qualidade das ideias apresentadas. Uma vez que uma ideia é rejeitada, aquele que opinou acaba se sentido bloqueado por continuar tentando, por isso é importante garantir que é saudável continuar dando ideias e sempre fazer uma avaliação justa das ideias recebidas.
                 
                  Note que a ultima linha fala do feedback e tanto para o RH como para o P&D tem o feedback como algo esperado, faz parte do processo.

Fonte: Erasmus University Rotterman - Innovation Management

               Baseado nisso posso afirmar: Não deixe de explorar os programas de gerenciamento de ideias em sua empresa, receba insight de seus colaboradores, fornecedores e até mesmo dos clientes.


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