Gestão de Inovação - Ferramentas da Criatividade
Ferramentas da Criatividade
Antes de falarmos de ferramentas que auxiliarão na hora de captar
ideias criativas vamos entender como funciona o pensamento criativo.
O Psicólogo Joy Paul Guilford desenvolveu a teoria no final
dos anos 40. Distinguindo o pensamento Divergente do pensamento Convergente.
Veja a figura abaixo:
Pensamento
divergente – Predomínio do uso da Intuição, ver alternativas, elaborar soluções
originais diversificadas para cada problema, é a fase que a “mente está aberta”
e o individuo utiliza a criatividade.
Pensamento
convergente – Quem manda Lógica ou Razão, poder de seleção das ideias para
filtra-las e realizar uma analise mais aprofundada, utilização do raciocino lógico. Pensamento dominado pela lógica e objetividade
Como podemos notar o pensamento divergente é aquele que propõe soluções criativas e existem 3 formas de mensura-lo:
Originalidade – O grau de ideias originais.
Fluidez
– É a relação entre a quantidade de ideias e o tempo.
Flexibilidade
– A variedade de ideias em diferentes categorias.
A
sugestão é que sua empresa pode criar indicadores para mapear esses fatores
relacionados ao pensamento divergente.
Bem... agora vamos lá!!! Abaixo descreveremos 04 ferramentas da criatividade.
Brainstorm
Existem algumas pessoas que preferem chamar de "Toró de Parpite" consiste num método de criação para receber diversas ideias em um curto período. O Brainstorm utiliza a interação de pessoas para falar sobre determinado assunto, problema ou para criar determinada solução, a dinâmica é realizada de modo que todas as pessoas ficam dispostas num ambiente em comum e que façam sugestões variadas, das mais coerentes até as mais descabidas. A regra principal é:
- Não existe ideia ruim.
Veja algumas dicas para um bom Brainstorm:
1. Defina um objetivo a ser alcançado no Brainstorm.
2. Planeje um tempo para a atividade.
3. Ressalte para todos que não existe ideia ruim.
4. Antes de começar, peça que as pessoas pensem silenciosamente durantes dez minutos nas ideias.
5. Estimule as pessoas mais introvertidas a falar.
6. Aja como mediador e facilitador do processo.
Left-right
brain alteration
O método consiste em você alternar seus pensamentos estimulando os dois lados do cérebro que possuem características distintas:
Lado
direito do cérebro – é artístico, criativo e emocional.
Lado
esquerdo do cérebro – é matemático, analítico e analógico.
A ideia é começar a analisar uma ideia ou uma inovação pelo lado esquerdo do cérebro que diz respeito as finanças, metas, custos e depois alternar para o lado direito pensando em aspectos emocionais que
levariam o consumidor a comprar seu produto ou como seria seu design.
SCAMPER
O
Acronimo desenvolvido por Bob Eberlee utilizado para repensar em uma solução
para o problema e criar novas oportunidades.
Substituting
– analisar que produto ou serviço pode ser substituído.
Pergunte-se:
Qual solução do meu portfólio deve ser substituído?
Combine – realizar combinações entre ideias e objetos.
Pergunte-se:
Que soluções posso combinar para criar algo novo?
Adapt
– Usar o benchmarking para adaptar a seus produtos e serviços.
Pergunte-se:
Qual boa prática posso adaptar a meu negócio?
Modify
(magnify, minify) – aumentar ou reduzir parâmetros.
Pergunte-se: Posso aumentar/diminuir algo para novos consumidores?
Put to other use – Pensar em novas utilidades para suas soluções.
Pergunte-se:
Como posso usar o produto X de outra forma?
Eliminate – eliminar ou adicionar novos ingredientes ou componentes.
Pergunte-se:
Qual componente posso subtrair/adicionar desse produto?
Reversal (re-arrange) – inverter sequencia de tarefa ou processo.
Pergunte-se:
Como seria o processo se eu inverte-lo?
Design
Thinking
Fonte: Erasmus University Rotterman - Innovation Management
Baseado nisso posso afirmar: Comece a criar oportunidades para seu negócio, utilize as ferramentas e inove!!!
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