Gestão de Inovação - Criatividade para Negócios



Criatividade para Negócios

          Criatividade não serve apenas para pintar um quadro, escrever um livro ou compor uma música, ela pode e deve ser muito bem aproveitada na empresa. Uma empresa criativa tem maior probabilidade de desenvolver soluções e produtos inovadores.
           O grande diferencial de uma empresa que realiza a Gestão da Inovação é conseguir traduzir as ideias criativas em produtos e/ou serviços inovadores, estamos falando aqui da possibilidade de se comercializar e implementar uma ideia dentro da empresa.
Em primeiro lugar...

TODO MUNDO PODE SER CRIATIVO...

           A criatividade é uma habilidade que podemos desenvolver ao longo do tempo, uma empresa precisa de um “turbilhão” de ideias criativas para conseguir se manter inovadora. Para ser criativo, precisamos ser capazes de ver as coisas de modo diferente, sobre outra perspectiva, para melhor aproveitar essas "ideias" nas empresas.


Teoria da força da gravidade

           Vamos analisar sob um novo ponto de vista a história de Isaac Newton, historiadores afirmam que Newton conseguiu desenvolver a teoria da força da gravidade quando uma maçã caiu em sua cabeça e ele começou a perceber que algum tipo de força puxava a fruta em direção ao solo. Faça bem a analise agora... uma das melhores descobertas da física não foi realizada em um laboratório, bastou, o autor, analisar um fato sobre uma nova perspectiva, diferente do ponto de vista comum para começar a formular uma teoria.
            Com a criatividade é sempre assim, soluções criativas aparecem a todo momento, mas a forma de executar ou de direcionar essa atividade faz toda diferença.



             Nesse aspecto que vale reforçar: quantidade é diferente de qualidade. Por isso, temos que filtrar cada ideia criativa e direcionar nossos esforços para as soluções que possuem maior possibilidade de sucesso.

             
             Existem 3 fatores que influenciam na criatividade das pessoas. Confira abaixo:


Expertise

              Refere-se ao know-how das pessoas baseado em experiências vivenciais, nesse quesito entende-se que quanto mais a pessoa passa por situações em seu trabalho, casa ou cursos, maior será sua experiência.

              - Técnico/Acadêmico: conhecimento adquirido com auxílio de escolas, instituições de ensino, livros, cursos a distância e presenciais, além de demais facilitadores de aprendizagem.

               - Social: diz respeito ao aprendizado proveniente da interação com outras pessoas, das atividades que são realizadas em convívio social.

               - Corporativa: é todo o conteúdo relacionado ao ambiente de trabalho, bem como o desenvolvimento das atividades, administração e operacionalização de projetos, planejamento e acompanhamento de metas.

Habilidade do pensamento criativo

               Essas habilidades podem ser representadas por duas características.

                - Flexibilidade: habilidade de administrar situações de conflito, de mudança de rota quando se obtém um novo ponto de vista ou desafio. Culturalmente, temos problemas em sermos flexíveis, pelo fato de sermos criados para ser extremamente eficiente em determinadas tarefas, isso acaba “engessando” nossa capacidade de flexibilização, como se fossemos um robô.

               - Imaginação: Capacidade inventiva de propor novas ideias, de nos transportarmos para uma outra realidade que projetamos e propor soluções criativas.
  
              O maior inimigo destas habilidades é a expertise que nos faz criar estereótipos e bloqueiam nossa imaginação. Você por um acaso já falou ou ouviu de alguém a seguinte frase: - sempre funcionou assim? Pois é, ela inibe nosso potencial. As vezes o fato de se ter muito conhecimento sobre determinado assunto pode prejudicar seu pensamento criativo.

Motivação 

              Existem 02 tipos de motivação:

               Intrínseca – é a automotivação, depende apenas de você, na qual te faz realizar tarefas por que você gosta ou por causa do objetivo que está buscando.

               Extrínseca – motivação por parte das outras pessoas, pode vir através de incentivos como prêmios, salários, bonificações ou até mesmo afeto, nesse tipo de motivação as pessoas te estimulam a sair do seu estado normal para executar determinada tarefa.


Fonte: Erasmus University Rotterman - Innovation Management

               Baseado nisso posso afirmar: Entenda como sua empresa pode estimular a criatividade na empresa, trabalhe com soluções em cima dos 3 pilares citados.








Comentários