Dicas básicas para criar uma loja virtual






Na internet existe um vasto número de informações sobre como abrir um e-commerce de sucesso, como realizar a estratégia perfeita para sua loja virtual, e muito mais. Pois bem, não acredito em "fórmula mágica", mas existem orientações para minimizar os ricos de insucesso.

- POR QUE INVESTIR EM UMA LOJA VIRTUAL?

Todos sabemos que o mundo virtual pode trazer grandes oportunidades para os negócios e ele pode ser uma fonte de renda ou até mesmo um canal a mais de vendas para seu negócio com essas dicas básicas para criar uma loja virtual espero te auxiliar nesta empreitada.

Veja alguns dados  do e-bit para te motivar a investir neste mercado:

- Faturamento de 2016: R$ 44,4 bilhões com 7,4% de crescimento.
- 48 milhões de usuários compraram algo na internet.
- Só no Black Friday foi faturado 1,9 bilhão de pedidos.
- Expectativa de crescer 12% em 2017.

Vamos começar...




1. Pesquisas
Da mesma forma que você deve pesquisar os agentes de mercado para montar uma loja física,é imprescindível ter essas informações no ambiente virtual também. Pesquise sobre seus CONCORRENTES, CLIENTES e FORNECEDORES. esse agentes externos irão nortear seu negócio.

2. Formato
Defina qual será seu formato de e-commerce, quais serão os produtos que irá vender, qual a necessidade de seu consumidor, quem serão seus fornecedores, se terá estoque próprio ou se venderá e depois comprará o produto por meio da estratégia de dropshipping. Nesse momento quanto menor for o investimento melhor, o seu e-commerce deve ser enxuto - 73% das lojas virtuais fecham por falta de recursos financeiros.

3. Posicionamento
Utilize os dados extraídos da pesquisa que você realizou para essa fase utilize a metodologia do CANVAS (aqui).

4. Nome e patente
Escolha um nome de impacto que tenha sentido com aquilo que você irá comercializar e a necessidade de seu cliente. Faça uma busca de registro (veja) e também consulte o INPI.


1. Regime de formalização
Consulte um escritório de contabilidade e dê preferência quem trabalha com clientes que possuem e-commerce. É fundamental você se adequar as normas da lei para que não tenha problemas futuros, a medida que você for crescendo deve-se realizar ajustes conforme os limites tributários. 

2. Emissão de nota fiscal
Por via de regra você deverá emitir nota fiscal de seus produtos e serviços, por isso é importante ter o suporte de alguma empresa de contabilidade e de software de ERP que facilitem esse processo, lembre-se que o ICMS é recolhido em todas as transações interestaduais. 

3. Obrigações jurídicas
Consulte escritórios jurídicos para saber seus deveres e obrigações quando se torna um vendedor virtual. Busque orientações sobre o direito do arrependimento (7 dias após a compra), o que fazer em caso de defeito de produto (responsabilidade do empresário), etc.

4. Segurança e fraudes.
Obtenha informações sobre o que acontecerá em caso de fraude de cartões de crédito, veja como diminuir os riscos da operação, analise a oferta de intermediários para que seu cliente tenha maior segurança na hora de buscar seus serviços.




1. Tipos de plataforma.
Para seu modelo de negócio busque plataformas que correspondam as suas expectativas, existe o formato open source (que exige trabalho de especialistas) que é altamente customizável, plataformas hibridas (já customizadas para um segmento), e aquelas consideradas de proprietários (mais engessadas e de fácil acesso). Outra analise que você tem que fazer é sobre o tempo de resposta SLA quanto mais rápido for, menor o tempo que você ficará com a página "fora do ar". Leve em consideração se ela é responsiva, ou seja, se ela muda seu formato facilitando a visibilidade em diferentes plataformas, como smartphone, tablet, desktop, etc - veja o post sobre vendas pelo celular.

2. Serviços ofertados.
Veja quais os recursos de cada solução, se eles possuem: quantidade de envio de emails-marketing; temas e Layouts editáveis; CSS Customizável; ferramentas de Marketing; automação de Pós-Venda; carrinho Abandonado; cupom de Desconto; relatórios e Estatísticas; loja no Facebook e Mobile; checkout Transparente (te ajuda a fazer o funil de vendas), chats para conversar com seus clientes, etc. - consulte uma assessoria ou entre em contato com diversas plataformas.
No caso do ERP, atente-se aos diferentes relatórios, número de vendas, tíquete médio, número de leads e muito mais.

3. Integrações possíveis.
As plataformas devem, no mínimo, se integrar com o sistema de ERP, sistemas de logística, sistemas de nota fiscal, com empresas de marketplace (usar outros sites para vender seu produto), soluções em nuvem e com intermediários para recebimento.

4. Datacenter.
Reservei um titulo em especial para está funcionalidade, nada mais é que você tercerizar todo seu sistema de banco de dados em algum provedor. Isso lhe trará maior segurança para que não acessem ou para que você não perca seus dados.

5. SAC e CRM
São um dos servicos ofertados pelas empresas e devem constar na sua lista de exigencia, merecem uma atenção especial por que é através deles que você poderá se comunicar com seu cliente. O CRM é mais do que um software, ele é a maneira que você trata seu cliente, como você faz a manutenção de seu relacionamento (saiba mais)



1- Para os produtos 
É a apresentação de seus produtos, são as fotos que você tira, a descrição deles, os videos e tutoriais de apresentação de cada solução, etc.

2- Para divulgação
Nesse momento, peço que olhe nosso post de marketing de conteúdo.



1. Conceito: SEM e SMO.
O site logica digital define:
"SEM - Search Engine Marketing é estruturado pelo conjunto de técnicas de marketing na web ou seja, é a estratégia de marketing digital que têm como objetivo posicionar um ou mais sites nas primeira colocações nos grandes sites de buscas.
O SMO - Social Media Optimization é originado do SEO. Tal ferramenta é utilizada para gerar maior quantidade de visitantes únicos (navegador) através de canais nas mídias sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc)."
2. Ads: Face, Google, etc.
São meios de divulgação pago usando canais de terceiros para divulgar seu conteúdo, esta é uma estratégica paga. Por isso, é fundamental definir em qual rede social seu consumidor está presente.

3. Mail Marketing.
O Mail Marketing ou E-mail Marketing não está falido!!! O marketing digital evoluiu e não usa mais mecanismos de divulgação em massa sem direcionamento, mas ele é um importante canal de comunicação entre você e seu cliente, neste sentido, ressalto que não é recomendável COMPRAR mailing de cliente que você nunca tenha tido um relacionamento.

4. Funil de vendas.
Veja nosso post sobre essa estratégia que é fundamental para você definir metas de vendas (clique)


1. Shopper test.
É um nome inventado, mas a estratégia já é conhecida. Busque uma pessoa "leiga" em utilização de internet ou com pouco conhecimento e veja o caminho que ela percorre para adquiri seu produto, assim você poderá fazer ajustes em seu site para que ele seja mais interativo e possibilite que o usuário não encontre muitas barreiras para adquirir seu produto ou serviço.

2. Feedbacks.
Solicite feedbacks aos seus consumidores, analise como está sendo a experiencia de consumo de seu produto, veja se eles possuem alguma reclamação ou sugestão. Afinal, a razão de existir de sua loja virtual é ele.

3. Recompra.
Aproveite melhor sua carteira de cliente, faça ele comprar novamente, obtenha um perfil de seu comportamento de compra e utilize estratégias como up-sell (vender um produto mais caro da mesma categoria) ou cross-sell (venda de bens que complementem a primeira venda).

4. Controles
São as métricas, defina indicadores para você monitorar sua operação, tais como: taxa de leads (pessoas cadastradas interessadas em sua empresa), conversão de vendas, abertura de e-mail marketing, etc.
Se não tiver controle, você pode tomar decisões erradas, igual o ocorrido no vídeo abaixo:



Fonte: Guia da ABRADI - Feira do Empreendedor 2017 e Pesquisa E-Bit.
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Pois bem, veja o esquema completo agora:



Baseado nisso posso afirmar: Utilize mais esse canal de vendas, faça como diversas empresas que aumentaram seus ganhos ano passado. Construa uma imagem virtual!!!

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