Campanha de Marketing Digital - 6 passos
Benefícios do marketing digital:
- É Direcionado, converso com que você quer.
- É mensurável, você possui métricas de todos os dados.
- É escalável, seu ganho é incremental. O resultado alcançado fica guardado e você obtém cada vez mais ganhos.
- É abrangente, tem um grande alcance.
- É dinâmico e interativo, isso te aproxima de seu cliente.
- É previsível, nesse universo você não possui mudanças bruscas. É possível identificar tendencias com mais facilidade.
Já a campanha e MKT digital visa atingir um objetivo especifico utilizando este conjunto de ferramentas.
Veja 6 passos para realizar uma campanha digital assertiva.
Ferramentas como o ''Audience Insights'' do Facebook, e o Planejador de palavra chave do Google, te ajudam a entender melhor qual o seu publico.
Já a campanha e MKT digital visa atingir um objetivo especifico utilizando este conjunto de ferramentas.
Veja 6 passos para realizar uma campanha digital assertiva.
Passo 1: Defina quem você atende
Imagem: Agendor
Ferramentas como o ''Audience Insights'' do Facebook, e o Planejador de palavra chave do Google, te ajudam a entender melhor qual o seu publico.
Essa informação é fundamental para que você faça estratégias para atrair um Lead qualificado - futuro comprador.
Veja qual o perfil do seu comprador ideal, qual o seu nicho de mercado, saiba como segmentar seu cliente (AQUI).
Tendo essas informações você conseguirá definir como se comunicar com eles e atrair, de fato, quem consumirá seu produto. Não gerando leads de pessoas que não compram de você.
É fundamental, também, Analisar o trafego dessas pessoas no ambiente virtual. Veja de onde vem seu publico, qual retorno ele traz para você e o custo desta aquisição.
Com toda essa informação é possível identificar uma ‘’persona’’ ou ‘’avatar’’ (cliente ideal) que pode ser até mais de um dependendo do seu portfólio de produtos e serviços.
Você deve definir um objetivo claro daquilo que busca. Qual a real intenção da campanha:
- Aumentar o numero de clientes qualificados para comprar (leads quentes).
- Buscar novos mercados consumidores (marketshare).
- Fidelizar clientes estimulando a recompra em seu negócio.
- Divulgar a marca da empresa.
Com toda essa informação é possível identificar uma ‘’persona’’ ou ‘’avatar’’ (cliente ideal) que pode ser até mais de um dependendo do seu portfólio de produtos e serviços.
Passo 2: Objetivo da campanha
Imagem: Administração e Sucesso
Você deve definir um objetivo claro daquilo que busca. Qual a real intenção da campanha:
- Aumentar o numero de clientes qualificados para comprar (leads quentes).
- Buscar novos mercados consumidores (marketshare).
- Fidelizar clientes estimulando a recompra em seu negócio.
- Divulgar a marca da empresa.
E é claro que o objetivo deve estar alinhado com o quanto você pode investir. Pode parecer besteira, mas você precisa saber de forma muito clara qual o seu recurso financeiro para aquela ação. Mais do que quanto sua empresa está disposta a gastar, você precisa saber quanto ela pode investir e qual o retorno esperado (ROI).
Após a definição de seu publico alvo, chegou a hora de oferecer algo para seu cliente, algum informativo que resolva algum problema de seu cliente e que esteja ligado a sua empresa. Uma técnica bastante utilizada é identificar qual o medo de seu cliente, qual a dor dele, qual a sua necessidade e a partir dessas hipóteses, formatar “pilulas’’ que resolvam essas questões.
Essa é uma estratégia de Inbound Marketing - acesse nosso post aqui e não cace borboletas (outbound), construa um jardim que elas virão (inbound).
Veja alguns exemplos de infoprodutos para seus clientes:
- Se você for vendedor de moveis e sofá: E-book de como tirar manchas de um sofá.
- Se você faz serviço de reparo de veículos: Vídeo no youtube de como fazer a manutenção preventiva de seu cliente.
- Se você fabrica tijolos: Demonstrar técnicas de como melhor utilizar material de construção para uma obra específica.
De acordo com Diego Carmona do Leadlovers, através do Google você investe no fundo do funil - seja utilizando estratégia de SEO ou SEM (Veja o conceito e muito mais). É como se você estivesse entrando numa loja, elas já sabem o que querem. O Facebook é como se você estivesse entregando um panfleto direcionado ao seu publico alvo - veja dicas.
E-mail Marketing segmentado, para manter as pessoas atualizadas, para pesquisar seu clientes, para construir um evento junto com seu publico.
Passo 3: Isca
Imagem: Segurança da informação
Após a definição de seu publico alvo, chegou a hora de oferecer algo para seu cliente, algum informativo que resolva algum problema de seu cliente e que esteja ligado a sua empresa. Uma técnica bastante utilizada é identificar qual o medo de seu cliente, qual a dor dele, qual a sua necessidade e a partir dessas hipóteses, formatar “pilulas’’ que resolvam essas questões.
Essa é uma estratégia de Inbound Marketing - acesse nosso post aqui e não cace borboletas (outbound), construa um jardim que elas virão (inbound).
Veja alguns exemplos de infoprodutos para seus clientes:
- Se você for vendedor de moveis e sofá: E-book de como tirar manchas de um sofá.
- Se você faz serviço de reparo de veículos: Vídeo no youtube de como fazer a manutenção preventiva de seu cliente.
- Se você fabrica tijolos: Demonstrar técnicas de como melhor utilizar material de construção para uma obra específica.
Passo 4: Plano de Mídia
Imagem: Plano e Mídia
De acordo com Diego Carmona do Leadlovers, através do Google você investe no fundo do funil - seja utilizando estratégia de SEO ou SEM (Veja o conceito e muito mais). É como se você estivesse entrando numa loja, elas já sabem o que querem. O Facebook é como se você estivesse entregando um panfleto direcionado ao seu publico alvo - veja dicas.
E-mail Marketing segmentado, para manter as pessoas atualizadas, para pesquisar seu clientes, para construir um evento junto com seu publico.
O Snapchat é uma mídia direcionada para jovens que apresentam videos de 10 segundos e possuem 24h de exposição, seu apelo é para o imediatismo.
O Instagran é a midia mais visual e é ideal para quem trabalha com moda ou produtos de beleza
Já o Pinterest elenca tudo aquilo que ''ainda quero'' é uma mídia com visão futura , na qual é possível colocar imagens de uma viagem eminente, de um quarto de bebe ideal, etc - tem um maior publico feminino.
Em caso do mercado corporativo B2B, fica muito mais fácil localizar o tomador de decisão na mais famosa rede de contatos profissionais - LinkedIn.
Em caso do mercado corporativo B2B, fica muito mais fácil localizar o tomador de decisão na mais famosa rede de contatos profissionais - LinkedIn.
O Blog é sua conversa informal com o cliente, onde você traz valor a sua marca, nele você direciona seus posts a assuntos que interessam seu consumidor. Um espaço voltado a não comercialização de produtos, um local para fortalecer o relacionamento com seu cliente.
Passo 5: Implementação.
Imagem: Radar de Projetos
É a fase da execução da campanha, para implementar seu plano indico a ferramenta 5W2H que está explicada neste post (aqui).
Passo 6: Mensuração.
Imagem: Versátil RP
Essa é a ultima fase, e normalmente é o momento que o empreendedor mais espera para saber o resultado da campanha. Já foi definido o publico-alvo da campanha, o objetivo dela, produzimos conteúdo para usarmos como isca, e foi realizado a ação, agora, o resultado é medido: qual foi alcance da campanha?quantas pessoas saíram da mídia inicial e foram para o site de vendas? quantos leads foram prospectados? qual o valor do faturamento alcançado? qual a fatia de mercado alcançada?
Baseado nisso posso afirmar: Planeje sua campanha para melhor usar seus recursos. Não desperdice dinheiro!!!
excelente blog, vai me ajudar demais na minha agencia de marketing digital SP , muito obrigada mesmo, adorei!
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