Como funciona o Neuromarketing?
Já ouviram falar desse conceito?
O termo vem da junção NEURO + MARKETING e a proposta é unir conceitos da Neurociência aplicadas a área de Marketing. É o estudo aprofundado do comportamento do consumidor com base no conhecimento do sistema neurológico. Simplificando, essa estratégia de marketing é orientada pelos comandos que o cérebro nos envia continuamente.
Veja no desenho abaixo as principais áreas do cérebro que norteiam a teoria, cérebro Reptiliano, Límbico e o Neocórtex:
Podemos ver na figura que o complexo reptiliano está bem na área central do cérebro e em seu envolto encontramos o sistema límbico (mamífero) que está coberto pelo neocórtex. Vamos fazer a analise separadamente:
O site curaeascensao.com.br conseguiu definir bem esse primeiro conceito:
Busquei a contribuição do portaleducacao.com.br "O sistema límbico é o responsável basicamente por controlar as emoções e as funções de aprendizado e da memória, localizado nas estruturas do cérebro tem formato de um anel cortical de cor acinzentada, formado por neurônios ele possui várias estruturas e cada uma delas tem suas funções.
O termo vem da junção NEURO + MARKETING e a proposta é unir conceitos da Neurociência aplicadas a área de Marketing. É o estudo aprofundado do comportamento do consumidor com base no conhecimento do sistema neurológico. Simplificando, essa estratégia de marketing é orientada pelos comandos que o cérebro nos envia continuamente.
Veja no desenho abaixo as principais áreas do cérebro que norteiam a teoria, cérebro Reptiliano, Límbico e o Neocórtex:
Podemos ver na figura que o complexo reptiliano está bem na área central do cérebro e em seu envolto encontramos o sistema límbico (mamífero) que está coberto pelo neocórtex. Vamos fazer a analise separadamente:
REPTILIANO
Figura: portalmelhoresamigos.com.br
O site curaeascensao.com.br conseguiu definir bem esse primeiro conceito:
"A mais antiga e primitiva delas é chamada de Cérebro Reptiliano, que controla o lado mais animal e instintivo do ser humano. Na primeira camada temos o cérebro mamífero que está relacionado às emoções.
O Cérebro Reptiliano se encarrega das funções mais básicas: Sobrevivência e Reprodução. Possui os padrões de comportamento que caracterizam os Répteis. A sobrevivência se assemelha a um "sistema binário": Fugir ou Lutar. Não aprende com seus erros, não tem capacidade de sentir e nem de pensar: Sua função é a de ATUAR.
Quando o Cérebro Reptiliano se ativa, tem total prioridade sobre os outros dois cérebros - Emocional e Racional.
SISTEMA LÍMBICO
(MAMÍFERO)
Estruturas do Sistema Límbico:
Hipotálamo: O tamanho desta estrutura é menor do que um grão de ervilha, representando menos de 1% do tamanho do cérebro, tem como função regular o sono, a libido, o apetite, e a temperatura corporal fazendo o sangue resfriar;
Corpos mamilares: Se relaciona com o Hipotálamo, tem função de regular os reflexos alimentares do homem, a deglutição e o desejo por algum alimento delicioso;
Hipotálamo: O tamanho desta estrutura é menor do que um grão de ervilha, representando menos de 1% do tamanho do cérebro, tem como função regular o sono, a libido, o apetite, e a temperatura corporal fazendo o sangue resfriar;
Corpos mamilares: Se relaciona com o Hipotálamo, tem função de regular os reflexos alimentares do homem, a deglutição e o desejo por algum alimento delicioso;
Tálamo: Se encontra nos dois lados do cérebro, é responsável pelos quatro sentidos do homem, e também é responsável pela sensação de dor, quente ou frio, pressão de um ambiente nos ouvidos;
Giro cingulado: Adjacência do Tálamo, estimular esse local com algum medicamento ou problema psicológico pode causar alucinações, alterações das emoções, estrutura que causa grande interesse aos neuropsicológicos, além de controlar o poder do olfato e visão;
Amígdala: O cérebro possui duas amígdalas está localizada no lobo temporal ambos os lados, responsável pela sensação de perigo, medo e ansiedade;
Hipocampo: Está localizado no lobo temporal, tem função pela memoria recente, quando uma pessoa tem acesso a uma memoria recente o hipocampo faz com que o metabolismo aumente o fluxo sanguíneo.
Giro cingulado: Adjacência do Tálamo, estimular esse local com algum medicamento ou problema psicológico pode causar alucinações, alterações das emoções, estrutura que causa grande interesse aos neuropsicológicos, além de controlar o poder do olfato e visão;
Amígdala: O cérebro possui duas amígdalas está localizada no lobo temporal ambos os lados, responsável pela sensação de perigo, medo e ansiedade;
Hipocampo: Está localizado no lobo temporal, tem função pela memoria recente, quando uma pessoa tem acesso a uma memoria recente o hipocampo faz com que o metabolismo aumente o fluxo sanguíneo.
NEOCÓRTEX
Figura: queconceito.com
O site enforma.net traz o conceito:
"O neocórtex é a camada mais exterior dos hemisférios cerebrais sendo composta por seis camadas. Este consiste numa matéria cinzenta, ou corpos celulares neuronais e ainda fibras não mielinizadas. Ele é harmonioso nos roedores e noutros pequenos mamíferos mas, nos primatas e outros mamíferos de maior porte apresentam sulcos profundos e rugas. Estas dobras permitem aumentar consideravelmente a área da superfície do neocórtex sem no entanto ocupar mais volume.
Assim, nos primatas e principalmente nos seres humanos evoluíram novas áreas funcionais do neocórtex que se encontram presentemente responsáveis por específicas habilidades cognitivas como a memória, a fala e a linguagem entre outras."
Legal, agora depois dos conceitos técnicos vamos aplica-los a área de Marketing.
Dicas para atingir o consumidor por meio do sistema reptiliano
- Aguce o instinto humano: Divulgações direcionadas para os sentidos mais primitivos do ser humano costumam ter eficacia; mulheres bonitas em produtos voltados ao publico masculino; enredo de uma campanha focada na sobrevivência.
- Faça uso do imediatismo: Esse sistema dá muita atenção para o "agora" por isso propagandas voltadas a: Só hoje!; Compre agora e ganhe desconto!; Cupom de desconto em 10% para a primeira compra!;etc.
- Egoísmo: O egocentrismo é uma das características encontradas quando o cérebro reptiliano é despertado, chame seu cliente pelo NOME, elogie quando pertinente.
Dicas para atingir o consumidor por meio do sistema límbico
- Emoção: Traga sentimentos para suas campanhas; veja o exemplo da campanha "Eduardo e Monica" postado neste blog - AQUI.
- Utilize o conceito do marketing de experiência: veja em (cases fantásticos).
- Na hora certa: Já foi no supermercado com fome? Você provavelmente comprará mais do que precisa...rs; se trabalhar com alimentação faça divulgação ou até mesmo postagens próximo da hora de refeição;
- Desperte o desejo: Posso comprar um carro ou posso comprar uma Ferrari, a imagem da montadora italiana foi construída com esse intuito, a sensação de exclusividade desperta desejo.
Dicas para atingir o consumidor por meio do sistema neocortex
- Razão: Utilize estratégias de fácil compreensão pelos clientes; promoções com excesso de regra devem ser evitadas.
- Foque nos benefícios: a mera descrição pode não deixar claro qual o benefício que seu cliente poderá ter ao consumir determinado produto ou serviço.
- Crie memórias para seu cliente: lembram daquela propaganda que falava "compre Batom, compre batom", "bombril tem 1001 utilidades", etc; use jargões e os torne conhecido.
Veja o vídeo que inspirou esse post abaixo.
Baseado nisso posso afirmar: Veja quem é seu cliente e veja como atingi-lo da melhor forma, ou pelo instinto, pela emoção ou pela razão.
Comentários
Postar um comentário