Como funciona o Neuromarketing?

           Já ouviram falar desse conceito?

          O termo vem da junção NEURO + MARKETING e a proposta é unir conceitos da Neurociência aplicadas a área de Marketing. É o estudo aprofundado do comportamento do consumidor com base no conhecimento do sistema neurológico. Simplificando, essa estratégia de marketing é orientada pelos comandos que o cérebro nos envia continuamente.

         Veja no desenho abaixo as principais áreas do cérebro que norteiam a teoria, cérebro Reptiliano, Límbico e o Neocórtex:



@marcelomaia.oficial

            Podemos ver na figura que o complexo reptiliano está bem na área central do cérebro e em seu envolto encontramos o sistema límbico (mamífero) que está coberto pelo neocórtex. Vamos fazer a analise separadamente:


REPTILIANO


Figura: portalmelhoresamigos.com.br

            O site curaeascensao.com.br conseguiu definir bem esse primeiro conceito: 

        "A mais antiga e primitiva delas é chamada de Cérebro Reptiliano, que controla o lado mais animal e instintivo do ser humano. Na primeira camada temos o cérebro mamífero que está relacionado às emoções.
        O Cérebro Reptiliano se encarrega das funções mais básicas: Sobrevivência e Reprodução. Possui os padrões de comportamento que caracterizam os Répteis. A sobrevivência se assemelha a um "sistema binário": Fugir ou Lutar. Não aprende com seus erros, não tem capacidade de sentir e nem de pensar: Sua função é a de ATUAR.
         Quando o Cérebro Reptiliano se ativa, tem total prioridade sobre os outros dois cérebros - Emocional e Racional.
              
         

SISTEMA LÍMBICO
(MAMÍFERO)






             Busquei a contribuição do portaleducacao.com.br "
O sistema límbico é o responsável basicamente por controlar as emoções e as funções de aprendizado e da memória, localizado nas estruturas do cérebro tem formato de um anel cortical de cor acinzentada, formado por neurônios ele possui várias estruturas e cada uma delas tem suas funções. 
             Estruturas do Sistema Límbico:
             Hipotálamo: O tamanho desta estrutura é menor do que um grão de ervilha, representando menos de 1% do tamanho do cérebro, tem como função regular o sono, a libido, o apetite, e a temperatura corporal fazendo o sangue resfriar;
             Corpos mamilares: Se relaciona com o Hipotálamo, tem função de regular os reflexos alimentares do homem, a deglutição e o desejo por algum alimento delicioso;

             Tálamo: Se encontra nos dois lados do cérebro, é responsável pelos quatro sentidos do homem, e também é responsável pela sensação de dor, quente ou frio, pressão de um ambiente nos ouvidos;
             Giro cingulado: Adjacência do Tálamo, estimular esse local com algum medicamento ou problema psicológico pode causar alucinações, alterações das emoções, estrutura que causa grande interesse aos neuropsicológicos, além de controlar o poder do olfato e visão;
             Amígdala: O cérebro possui duas amígdalas está localizada no lobo temporal ambos os lados, responsável pela sensação de perigo, medo e ansiedade;
             Hipocampo: Está localizado no lobo temporal, tem função pela memoria recente, quando uma pessoa tem acesso a uma memoria recente o hipocampo faz com que o metabolismo aumente o fluxo sanguíneo.


NEOCÓRTEX



Figura: queconceito.com

           O site enforma.net traz o conceito: 
           "O neocórtex é a camada mais exterior dos hemisférios cerebrais sendo composta por seis camadas. Este consiste numa matéria cinzenta, ou corpos celulares neuronais e ainda fibras não mielinizadas. Ele é harmonioso nos roedores e noutros pequenos mamíferos mas, nos primatas e outros mamíferos de maior porte apresentam sulcos profundos e rugas. Estas dobras permitem aumentar consideravelmente a área da superfície do neocórtex sem no entanto ocupar mais volume.
           Assim, nos primatas e principalmente nos seres humanos evoluíram novas áreas funcionais do neocórtex que se encontram presentemente responsáveis por específicas habilidades cognitivas como a memória, a fala e a linguagem entre outras."
           Legal, agora depois dos conceitos técnicos vamos aplica-los a área de Marketing.
           
            Dicas para atingir o consumidor por meio do sistema reptiliano
            
  • Aguce o instinto humano: Divulgações direcionadas para os sentidos mais primitivos do ser humano costumam ter eficacia; mulheres bonitas em produtos voltados ao publico masculino; enredo de uma campanha focada na sobrevivência.
  • Faça uso do imediatismo: Esse sistema dá muita atenção para o "agora" por isso propagandas voltadas a: Só hoje!; Compre agora e ganhe desconto!; Cupom de desconto em 10% para a primeira compra!;etc.
  • Egoísmo: O egocentrismo é uma das características encontradas quando o cérebro reptiliano é despertado, chame seu cliente pelo NOME, elogie quando pertinente.

            Dicas para atingir o consumidor por meio do sistema límbico

  • Emoção: Traga sentimentos para suas campanhas; veja o exemplo da campanha "Eduardo e Monica" postado neste blog - AQUI.
  • Utilize o conceito do marketing de experiência: veja em (cases fantásticos).
  • Na hora certa: Já foi no supermercado com fome? Você provavelmente comprará mais do que precisa...rs; se trabalhar com alimentação faça divulgação ou até mesmo postagens próximo da hora de refeição; 
  • Desperte o desejo: Posso comprar um carro ou posso comprar uma Ferrari, a imagem da montadora italiana foi construída com esse intuito, a sensação de exclusividade desperta desejo.

           Dicas para atingir o consumidor por meio do sistema neocortex

  • Razão: Utilize estratégias de fácil compreensão pelos clientes; promoções com excesso de regra devem ser evitadas.
  • Foque nos benefícios: a mera descrição pode não deixar claro qual o benefício que seu cliente poderá ter ao consumir determinado produto ou serviço.
  • Crie memórias para seu cliente: lembram daquela propaganda que falava "compre Batom, compre batom", "bombril tem 1001 utilidades", etc; use jargões e os torne conhecido.

          Veja o vídeo que inspirou esse post abaixo.





 Baseado nisso posso afirmar: Veja quem é seu cliente e veja como atingi-lo da melhor forma, ou pelo instinto, pela emoção ou pela razão.

            
            
































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