Como fazer Endomarketing?
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Como fazer Endomarketing? Saiba que esse termo diz respeito a uma ferramenta de marketing que visa atingir os clientes internos da corporação, ou seja, ela objetiva trabalhar o relacionamento entre empresa e empregado. Kotler, inicialmente, definiu o Endomarketing como Marketing Interno das Organizações, e de certa forma é isso que ele faz.
Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas é a alta taxa de TURNOVER, relacionada a saída de pessoas das empresas em busca de novas oportunidades ou por que não estão satisfeitas com a empresa atual. Já no comércio o indice é bem mais alto, segundo o Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016, esse porcentual foi de 38,5% em 2015.
Agora vamos responder a pergunta: Como fazer Endomarketing?
O Sebrae do Paraná cita 3 pilares para garantir o sucesso de sua campanha:
“1.Simplificar
A nossa vida é muito complicada. Tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Você já parou para pensar no excesso de tarefas, falta de tempo, trânsito, correria, metas!
Por quê não tentar facilitar as coisas?
O quanto mais pudermos simplificar, melhor!
2. Comunicar
É indiscutível a importância da comunicação. Para que nossos profissionais executem seus trabalhos com primor, eles devem conhecer a sua empresa, seus projetos, sua missão, sua filosofia, e estarem inteirados com o que acontece.
Uma boa comunicação ajuda no sucesso de uma empresa!
3. Envolver
Quando estamos envolvidos, nos sentimos fazendo parte! Nos dedicamos mais, nos sentimos mais felizes e mais comprometidos com uma causa, um trabalho e uma empresa.”
Seguindo essas diretrizes podemos estabelecer - a partir de agora - que nossa comunicação deverá ser clara e objetiva para que os colaboradores entendam, de fato, o que significa a mensagem que a empresa que passar. Sabemos que nem todas as estratégias da empresa podem ser disseminada para todo o seu quadro de funcionário, mas devemos sinalizar as movimentações da empresa para que não crie um clima de insegurança, mesmo que não seja apresentado aos funcionários essa informação com profundidade. Outro ponto que devemos ressaltar é que o funcionário.
BENEFÍCIOS QUE O ENDOMARKETING PROPORCIONA:
- O plano de ação da empresa tem maior eficacia quando a comunicação dele é feita para todas as áreas afetadas por ele.
- Funcionários ficam motivados quando a empresa lança uma campanha de dia dos pais, mães e outros, valorizando essa condição.
- Dicas de bem estar e de melhor utilização dos recursos aumentam a produtividade dos colaboradores e os deixa mais saudáveis.
- Uma empresa transparente e justa que comunica mudanças de rotas e novas diretrizes com agilidade torna o clima mais propicio para se o obter bons resultados.
- Campanhas que solicitam a opinião dos empregados para obter melhores práticas fazem com que eles se tornem parte da solução e obtêm ganho em inovação
- Informar aos funcionários novidades do setor no mercado que eles atuam por meio de newsletter, revistas, e-mails, etc, os deixam mais "antenados" sobre o seu segmento.
CASES DE SUCESSO DO ENDOMARKETING.
RENAULT
Como resultado, os colaboradores passaram a visitar o portal com mais frequência. Em relação aos portais anteriores, o Sou Renault atingiu 610% mais visualizações, 156% mais acessos, 6,11 páginas por sessão contra 2,2 do portal anterior e 5 vezes mais permanência. Esses números levaram a HouseCricket a conquistar o troféu de prata na categoria website do XVI Prêmio AMAUTA, que reconhece os melhores cases de marketing direto na América Latina".
FIAT
Para apresentar esse case peço apoio do portal ideiademarketing que relata:" os primeiros clientes que fazem testes-drives em seus lançamentos são seus colaboradores. Além dos funcionários serem os beneficiados pelas ações e a empresa com os resultados, o Endomarketing também faz parte da vida da família dos funcionários Fiat. A empresa oferece festas de bodas de aniversário de casamento e de debutantes para as filhas de seus colaboradores como forma de incentivo. E ainda não acaba por aqui. A empresa dispõe de uma plataforma tecnológica que auxilia na comunicação interna, disponibilizando vagas, lista telefônica, promoções e um link “Fale com o Presidente”, possibilitando que qualquer funcionário se comunique diretamente com o chefe."
EMPRESA TUPY
Considero esse case mais simples, mas cumpre bem seu papel e demonstra que o endomarketing não precisa de soluções mirabolantes. Veja o relato da agencia Mega Marketing de Experiência.A Tupy completa 75 anos de história e planeja uma nova etapa de crescimento. Para apoiar os objetivos ousados da maior fundição do mundo, a vice-presidência da Tupy redefiniu sua missão, visão e valores e contratou a Mega Marketing de Experiência para lançar e internalizar o tema e os valores para seus mais de 12 mil funcionários em suas quatro plantas e diversos escritórios. Foram produzidos diversos materiais e ações educativas de impacto. Para internalizar os valores da empresa (etapa de aprendizagem de cada valor) foi elaborado um filme mostrando de forma simples como os valores podem ser praticados no dia a dia. Confira o vídeo!
Baseado nisso posso afirmar: Cuide bem do seu cliente interno, assim como você cuida de seu cliente externo. Valorize para ser valorizado!!!
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