Segmentação de Clientes para ganhar mais

                   Para atender melhor nossos clientes devemos segmentá-los e a seguir apresentarei 4 formas de segmentação mais usais no mercado:

Geográfica


           Através de sua localização geográfica, através da área de atuação, muitas empresas separam em suas carteiras de clientes as regiões de atuação de seus vendedores, assim podemos definir melhor estratégias baseadas nas especificidades de cada local. Exemplo: Vendedor 1 trabalhará a região Sudeste do país, enquanto o vendedor 2 fará a região nordeste.
          Esta definição visa identificar as características da região de uma maneira geral.

          - Ou vocês acham que podemos vender cachecol nas duas regiões que foram identificadas no exemplo?



fonte: Jet Dicas


Demográfica

            Ela é a mais comum das definições e se baseiam em dados ­­­mais exatos, como exemplos temos os dados do IBGE: faixa de renda, idade, gênero, etc.
É uma definição mais técnica por que apresenta estatísticas já criadas pelos órgãos oficiais, ou colhidas por agencias especializadas

fonte: Canaltech



        Psicográfico 

                Essa segmentação leva em consideração os aspectos humanos, como o estilo de vida das pessoas – motoqueiros; valores – veganos; classe social – high society. A comunicação com essas pessoas deve ser diferenciada para ser mais efetiva. Faz referência as Necessidades sociais da pirâmide de Maslow

fonte: Daily Motos


Comportamental 

           É uma análise do comportamento do consumidor e seus hábitos. Nesse momento as atitudes rotineiras do consumidor é que são elencadas e avaliadas, para conseguirmos defini-las uma das melhores formas seria uma pesquisa de campo focadas nesses hábitos ou a realização de entrevistas. Veja um exemplo de uma propaganda que identifica os hábitos de seu cliente e demonstra os beneficios que seu produto poderá trazer a ele.



          Para formatarmos um perfil ideal de nosso publico-alvo (persona) é indicado usar mais de um critério conjuntamente. Exemplo: Mulheres de 30 a 35 anos, que residem na região de São Paulo e gostam de ter uma forma física fitness.

          Fonte: marketingyconsumo.com. 

          Baseando nisso posso afirmar: Busque as personas de sua empresa e apresente os benefícios que sua empresa pode proporcionar a elas.

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