Segmentação de Clientes para ganhar mais
Para atender melhor nossos clientes devemos segmentá-los e a seguir apresentarei 4 formas de segmentação mais usais no mercado:
Geográfica
Através de sua localização
geográfica, através da área de atuação, muitas empresas separam em suas
carteiras de clientes as regiões de atuação de seus vendedores, assim podemos
definir melhor estratégias baseadas nas especificidades de cada local. Exemplo:
Vendedor 1 trabalhará a região Sudeste do país, enquanto o vendedor 2 fará a
região nordeste.
Esta definição visa identificar as
características da região de uma maneira geral.
- Ou vocês acham que podemos
vender cachecol nas duas regiões que foram identificadas no exemplo?
fonte: Jet Dicas
Demográfica
Ela é a mais comum das
definições e se baseiam em dados mais exatos, como exemplos temos os dados
do IBGE: faixa de renda, idade, gênero, etc.
É uma definição mais técnica por que
apresenta estatísticas já criadas pelos órgãos oficiais, ou colhidas por
agencias especializadas
fonte: Canaltech
Psicográfico
Essa segmentação leva em
consideração os aspectos humanos, como o estilo de vida das pessoas –
motoqueiros; valores – veganos; classe social – high society. A comunicação com
essas pessoas deve ser diferenciada para ser mais efetiva. Faz referência as Necessidades
sociais da pirâmide de Maslow.
fonte: Daily Motos
Comportamental
É uma análise do
comportamento do consumidor e seus hábitos. Nesse momento as atitudes rotineiras
do consumidor é que são elencadas e avaliadas, para conseguirmos defini-las uma
das melhores formas seria uma pesquisa de campo focadas nesses hábitos ou a realização de entrevistas. Veja um exemplo de uma propaganda que identifica os hábitos de seu cliente e demonstra os beneficios que seu produto poderá trazer a ele.
Para formatarmos um perfil ideal de nosso publico-alvo (persona) é indicado usar mais de um critério conjuntamente. Exemplo: Mulheres de 30 a 35 anos, que residem na região de São Paulo e gostam de ter uma forma física fitness.
Fonte: marketingyconsumo.com.
Baseando nisso posso afirmar: Busque as personas de sua empresa e apresente os benefícios que sua empresa pode proporcionar a elas.
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